quinta-feira, 29 de maio de 2014

Queijo Artesanal Serrano motiva curso em Lages

Produtores rurais de sete municípios da Amures com atividade centrada na produção de queijo participam desde terça-feira (27) no auditório do Map Hotel em Lages, de Capacitação de Boas Práticas de Fabricação (BPF) de Queijo Artesanal Serrano. Organizada pela Epagri em parceria do Consórcio Serra Catarinense (Cisama), o curso tem o objetivo de qualificar os produtores desde o manejo do gado até o processamento do produto.
Há duas semanas, o grupo formado por 27 produtores participou de curso focado em boas práticas agropecuárias onde se trabalhou a produção de leite de qualidade é que matéria-prima fundamental para um bom queijo. Na pauta desta quarta-feira, foi tratado da qualidade da água, legislação, controle de pragas, higiene pessoal, higiene ambiental, boas práticas de transportes, armazenamento e dentre outros assuntos a sanitização.
Responsável pela capacitação, Arlete Aguiar Pucci, integrante da equipe do Projeto Queijo Artesanal Serrano, informou que nesta quinta-feira (29), será apresentado resultado da análise da qualidade do queijo, da água e de subprodutos do leite. “Este grupo de produtores submeteu seus produtos à análise. Vamos apresentar também, o manual de Boas Práticas de Fabricação e elaborar um passo a passo de fabricação do queijo artesanal”, disse Arlete Pucci.

Em toda região da Amures, estão cadastrados 910 produtores de queijo que terão obrigatoriamente de passar por estas capacitações para se inserir no projeto do Queijo Artesanal Serrano. Dias 10 e 11 de junho, haverá uma nova etapa da capacitação com foco na prática de fabricação do queijo e planejamento de negócios e controle de planilhas financeiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...