sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Volei Nacional brilha em Lages na Serra Catarinense

Bernardinho, estrela mundial do vôlei, brilha em Lages



Simpático e atencioso, treinador do Sesc/RJ foi distribuiu autógrafos e posou para fotos

Com Lages mais uma vez no centro das atenções no esporte foi realizado o segundo dia de palestras durante o Seminário Interdisciplinar de Voleibol nesta quinta-feira (18), uma das atrações preliminares às disputas semi e finais da Copa Brasil de Vôlei Feminino, marcadas para a noite desta quinta e sexta (18 e 19), no Ginásio Jones Minosso. O ápice do dia foi a apresentação de um dos maiores campeões da história do voleibol, Bernardo Rezende, o Bernardinho. O treinador do Sesc/RJ falou de conquista e sustentabilidade, apostando numa abordagem de conteúdo afetivo e menos técnico. Baseado em histórias reais de grandes ícones da história, como o ex-presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, e em mensagens metafóricas, Bernardinho prendeu os olhares e estabeleceu uma reflexão à plateia, que praticamente lotou o auditório da Associação Empresarial de Lages (Acil).
Entre os pontos esmiuçados esteve a construção do processo de liderança, em que a base é o respeito à integridade de valores éticos e morais. “O líder deve fazer a coisa certa. Autenticidade, saber ouvir, empatia e cumprir o que se promete também são essenciais no trabalho em equipe, bem como disciplina, humildade e resiliência”, ressalta Bernardo.
No misto de técnica e emoção, o técnico utilizou-se também de obras literárias para compor sua explanação - o livro “Arrume a sua cama: pequenas atitudes que podem mudar a sua vida... e talvez o mundo”, de William H. McRaven, um almirante aposentado da Marinha americana, ensina como as simples tarefas diárias podem transformar a vida das pessoas. “Hábitos de excelência devem ser desenvolvidos todo dia. E tudo conta neste processo”, reitera o treinador. Ele ainda dividiu as principais tensões na carreira e as mais difíceis decisões em finais de compeitções, a exemplo do corte de atletas, bem como vitórias e ranking, em que o Brasil é líder por vários anos consecutivos. “Chegar ao sucesso e depois tomar as ações para se manter sem cair na zona de conforto. Este é um desafio. De nada adianta talento sem obstinação. O coração e a entrega são fatores cruciais. Todos por um objetivo, engajados, unidos em equipe. Ego e vaidade fora do controle atrapalham, e muito. Todos têm sua importância até se chegar aos pontos”, propõe Bernardinho.  
Uma das partes de sua palestra homenageia o líbero Serginho, eleito o melhor do mundo em 2009 e 2016. “Trabalhamos 16 anos juntos. O líbero não pontua, é um apoiador. E no esporte não há nenhum atleta de menor importância. Por isto ele foi o melhor em dois anos”, reconhece, mostrando fotos especiais do atleta.  
Sobre o Ginásio Jones Minosso, Bernardinho reconheceu as boas condições da estrutura. “O Ginásio é ótimo. Nós já havíamos jogado contra Rio do Sul noutra época. Bacana poder ter uma competição dessa importância aqui, com as quatro principais equipes do Brasil. O espaço atende perfeitamente a uma competição de altíssimo nível.”
Como treinador, Bernardinho, 57 anos, é um dos maiores campeões da história do voleibol, acumulando mais de 30 títulos importantes em 22 anos de carreira dirigindo as seleções brasileiras feminina e masculina. Entre 2001 e 2017 foi o técnico da Seleção Brasileira de Voleibol Masculino, tendo conquistado dois ouros olímpicos (2004 e 2016), três Campeonatos Mundiais, duas Copas do Mundo, três Copas dos Campeões e oito Ligas Mundiais.

Em paralelo a sua passagem pela Seleção Brasileira de Voleibol Feminino, Bernardinho conquistou seis medalhas olímpicas consecutivas (de 1996, em Atlanta, a 2016, no Rio de Janeiro): dois bronzes, duas pratas e dois ouros. Como empresário, possui diversos empreendimentos, incluindo a maior rede de academias de América Latina, além de projetos sociais como o Instituto Compartilhar, que visa desenvolver jovens de comunidades carentes através do esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...