segunda-feira, 30 de julho de 2018

Núcleo de Eventos sugere fiscalização ao consumo de bebidas nas vias públicas

Núcleo de Eventos pede fiscalização da lei que proíbe consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas
Garantir a segurança dos frequentadores de bares e casas noturnas de Lages tem sido uma das preocupações dos membros do Núcleo de Eventos da Associação Empresarial de Lages (ACIL). Para tentar evitar transtornos como perturbação da ordem aos arredores dos estabelecimentos, os empresários tem realizado reuniões com representantes de órgãos públicos com a finalidade de alinhar estratégias para diminuir as ocorrências.
Em reunião realizada na sexta feira, 27/07, com o Promotor de Meio Ambiente, Dr. Antonio Junior Brigatti Nascimento, os membros do Núcleo demonstraram sua preocupação com a grande quantidade de jovens que ficam em frente aos bares bebendo. “Na grande maioria das vezes os tumultos são causados por essas pessoas. É preciso haver uma fiscalização mais efetiva da Lei que proíbe o consumo de bebida alcoólica em vias públicas”, comentou Larissa Sandri.
Outro problema apontado por eles é com relação aos menores de idade que também ficam em frente aos bares bebendo. Segundo os empresários essas bebidas não são adquiridas em seus estabelecimentos, eles já chegam com as bebidas. “Nós não vendemos para menores e não deixamos ninguém sair do bar com bebidas, mas muitos supermercados, lojas de conveniências, postos de gasolina não tem este mesmo cuidado”, relatou Larissa. Eles também relataram que, em reunião realizada com representantes da Policia Militar, se propuseram a trabalhar em parceria com a PM, para tentar reduzir o número de ocorrências.
O Promotor sugeriu buscar medidas preventivas como obedecer o horário de funcionamento e disponibilizar segurança externa. Outra sugestão proposta por ele é de realizar uma reunião com representantes de todos os órgãos envolvidos na fiscalização do cumprimento da lei e a realização de uma campanha educativa junto a sociedade. A reunião será realizada com representantes do Policia Militar, Policia Civil, Conselho Tutelar, Procuradoria do Município, ACIL e Ministério Público, em data a ser confirmada pelo Promotor.

Sobre o Núcleo
O Núcleo de Eventos foi reativado recentemente, com o objetivo de estabelecer parcerias saudáveis entre as empresas e profissionais do segmento, buscando a satisfação dos clientes e valorizando a profissionalização e qualificação do mercado.

Fazem parte do núcleo: Galeria Bar, Embaixada Bar, Barba Pub, 747 Pub, Bar Container, Estação Lages. Para informações sobre como participar do núcleo e reuniões basta ligara para 49 3251.6611.

Tucanos vão de Bauer pra governador e Napoleão para Senhador em SC


Em convenção histórica, PSDB-SC confirma Paulo Bauer e Napoleão na majoritária


Com mais de 3 mil filiados presentes em Joinville, Senador teve nome confirmado ao Governo do Estado e ex-prefeito de Blumenau ao Senado Federal

Em uma convenção histórica, a maior da história do PSDB de Santa Catarina, com mais de 3 mil filiados de todas as partes do Estado, o Partido oficializou os nomes do Senador Paulo Bauer ao Governo do Estado e do ex-prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes ao Senado Federal neste domingo (29), no Centro de Exposições da Expoville, em Joinville. 
Os 586 convencionais aprovaram praticamente por unanimidade (foram 579 votos sim, 3 votos não, 1 voto nulo e 3 abstenções) os nomes de Paulo Bauer e Napoleão e também a autorização à Executiva Estadual tucana para definir as demais questões até o prazo legal, que se encerra em 5 de agosto.
O presidente estadual do PSDB, Deputado Marcos Vieira, fez questão de registrar o evento como o maior já realizado pelo PSDB Catarinense em seus 30 anos de história recém completados. "Esse 29 de julho é histórico para o PSDB, mas também para mim, que tenho 29 anos de jornada nesse Partido. Era um sonho ver o nosso PSDB assim, forte, unido, preparado para governar Santa Catarina. Todos nós trabalhamos muito para isso e aqui estamos, com toda essa estrutura para fazer de Paulo Bauer o próximo Governador e de Napoleão Bernardes Senador da República", disse o Presidente Marcos Vieira, que em sua fala também fez questão de homenagear o Senador Dalirio Beber, um dos fundadores do PSDB-SC, e segundo ele um dos grandes responsáveis pelo momento do Partido.
Agora oficialmente candidato do PSDB ao Governo do Estado, o Senador Paulo Bauer mencionou a força da estrutura partidária atual, elogiou o trabalho capitaneado pelo presidente Marcos Vieira e salientou que a aliança do PSDB a partir de agora é com os eleitores catarinenses. "Os outros partidos são bem-vindos que quiserem se somar ao projeto, mas nosso compromisso é com Santa Catarina e assim será. Diante de uma aclamação dessas, e diante de tudo que foi feito até aqui, com o apoio incondicional do Partido, seguir em frente é algo inegociável", disse Paulo Bauer, arrancando aplausos do auditório lotado.
Iniciando a jornada para chegar ao Senado Federal, o ex-prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes lembrou um pouco da sua trajetória no PSDB, que começou há 20 anos, quando ainda com uniforme escolar foi ao diretório de Blumenau pedir para ser filiado, das vitórias nas eleições para vereador e prefeito (ambas com votações recorde), e disse que seu trabalho no Senado será redobrado para honrar o legado dos atuais dois senadores tucanos, o próprio Paulo Bauer e Dalirio Beber. "Aprendi muito nesses 20 anos de PSDB, tive ótimos mestres, aprendi como vereador, nos dois mandatos como prefeito e agora tenho convicção que chegou a hora de colaborar com o meu Estado lá em Brasília, no Senado, lutando pelas causas dos nossos municípios", disse Napoleão Bernardes.

Reunião preparatória

No sábado, véspera da Convenção Estadual, mais de 300 pessoas, entre Pré-Candidatos (à majoritária e proporcional), Prefeitos e outras lideranças, participaram de uma reunião preparatória para a campanha. Na ocasião, todos se apresentaram e falaram um pouco de seus projetos. Além disso palestras falaram de questões jurídicas e de marketing da campanha eleitoral. Os pré-candidatos a Deputado Federal e Estadual conheceram os seus números de campanha e puderam tirar dúvidas a respeito de documentação para o registro das candidaturas, o que será feito ao longo da próxima semana.

Convenção Nacional

Finalizada a etapa da Convenção Estadual, as atenções agora se voltam para a Convenção Nacional do PSDB, que no próximo sábado, dia 4 de agosto, irá homologar a candidatura do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin à Presidência da República. Santa Catarina estará representada na Convenção por quase 40 delegados, a terceira maior delegação entre todos os Estados.

Praça do CEU disponibiliza novas atividades culturais para a comunidade


Praça do CEU disponibiliza novas atividades culturais para a comunidade

A coordenação dos trabalhos é realizada de forma compartilhada entre a Fundação Cultural de Lages e a Secretaria de Assistência Social e Habitação
A Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) localizada no bairro Universitário, ao lado do Ginásio Jones Minosso, está disponibilizando novas atividades artísticas, culturais e esportivas para a comunidade de Lages. Um exemplo serão as aulas de violão, promovidas através de uma iniciativa da Fundação Cultural de Lages (FCL).
De acordo com o professor e músico Éder Goulart, as aulas de violão na Praça do CEU terão início já neste mês de agosto. A programação prevê aulas três dias da semana: quartas, quintas e sextas-feiras. “Já temos quatro turmas confirmadas. As aulas serão em parceria com o programa Lages Melhor e de forma gratuita para a população”, comenta.
A Praça do CEU já oferece atividades artesanais, sociassistenciais, contação de histórias, aulas de desenho, futsal, ballet e skate.

sexta-feira, 27 de julho de 2018

PSDB-SC confirma candidaturas em Convenção no domingo


PSDB-SC confirma candidaturas em Convenção no domingo

Evento vai receber mais de 2 mil filiados na Expoville, em Joinville, e vai consolidar candidaturas ao Governo do Estado, ao Senado e também as chapas proporcionais

Com uma grande festa para mais de 2 mil tucanos de todas as partes do Estado no domingo (29), a partir das 9h no Centro de Eventos da Expoville, em Joinville, o PSDB de Santa Catarina fará sua Convenção Estadual para confirmar as candidaturas à majoritária e à proporcional nas eleições de 7 de outubro. 
Na ocasião, os mais de 800 convencionais tucanos vão votar para confirmar as candidaturas do Senador Paulo Bauer ao Governo do Estado, do ex-prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes ao Senado Federal, e as chapas de candidatos a Deputado Federal e Deputado Estadual, além de deliberar sobre outras questões relativas à campanha eleitoral.
O presidente estadual do PSDB, Deputado Marcos Vieira, lembra que a convenção de domingo será uma grande celebração, mas também é a conclusão de mais uma etapa do trabalho que vem sendo feito pelo Partido e suas lideranças nos últimos 3 anos, e que colocou o PSDB na condição de um dos protagonistas desta eleição. "Há pelo menos três anos venho dizendo uma frase: o PSDB tem projeto, sabe o que quer e aonde quer chegar. Nosso Partido cresceu muito, se preparou, as nossas bases não abrem mão desse projeto, que é o de governar Santa Catarina e implantar no Estado o jeito tucano de governar", destacou o Deputado Marcos Vieira, que completou:
"O PSDB tem candidato a governador, e ele é o Senador Paulo Bauer, que será confirmado pelo Partido na Convenção de domingo. E também tem candidato ao Senado, na pessoa do ex-prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes, esta jovem liderança que tanto nos orgulha", finalizou o Presidente Estadual.
Pré-candidato do PSDB ao Governo do Estado, o Senador Paulo Bauer mencionou a força da estrutura partidária atual, em comparação ao cenário de 2014, quando também disputou o governo e não foi para o 2º Turno por menos de 1% dos votos. "O PSDB fez o dever de casa, hoje está pronto para vencer as eleições e governar Santa Catarina, seja qual for o cenário. Vamos trabalhar muito para vencer, e tenho certeza que unido em torno desse objetivo, o PSDB será vencedor", ressaltou o Senador Paulo Bauer.

Reunião preparatória

No sábado, véspera da Convenção Estadual, todos os Pré-Candidatos (à majoritária e proporcional), Prefeitos e outras lideranças vão participar de uma reunião preparatória, a partir das 16h, também na Expoville. Na ocasião, todos vão traçar um panorama do cenário eleitoral, além de palestras sobre questões jurídicas e de marketing da campanha eleitoral. Os pré-candidatos a Deputado Federal e Estadual terão a oportunidade de se apresentar, falar de suas propostas e também tirar dúvidas a respeito de documentação para o registro das candidaturas.
"É um time forte, e certamente teremos uma eleição vitoriosa", disse o Deputado Marcos Vieira.

Partido Popular Socialista realizará sábado dia 05/08 convenção na Alesc


PPS realiza convenção no dia 5 de agosto

A presidente estadual Carmen Zanotto e os membros da comissão executiva do Partido Popular Socialista (PPS/SC) convidam para a realização da Convenção Partidária. O evento será realizado no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) no dia 5 de agosto, a partir das 9 horas. Na ocasião serão definidas as coligações e a oficialização das candidaturas para as eleições gerais de 2018.

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Mais de 1.500 professores participam do Congresso de Educação


Mais de 1.500 professores participam do Congresso de Educação

O evento segue com a ideia descentralizadora. Foram formados 96 grupos de trabalho, espalhados por toda cidade, em oficinas com temáticas diferentes ministradas por 170 profissionais de diversas instituições
Um dos momentos mais aguardados pelos educadores de toda região chegou. O Congresso de Educação do Município de Lages está em sua décima terceira edição e já se consolidou no calendário de eventos da cidade, atraindo olhares de mais de 1.500 congressistas, vindos de várias cidades de Santa Catarina e até de Estados vizinhos. Serão dois dias de muitas reflexões, norteadas pelo tema “Formação Humana Integral: Perspectivas e Complexidade de um Cenário em Transição”. A abertura oficial foi realizada na manhã desta quinta-feira (26 de julho), no Centro Serra Eventos, com a presença de autoridades e apresentações culturais de dança e canto coral, e a participação de apresentadores mirins, todos alunos da rede municipal de ensino.
Após o sucesso do novo modelo implantado no ano passado, este ano o Congresso segue com a ideia descentralizadora das discussões. Foram formados 96 grupos de trabalho, espalhados em pontos por toda cidade, em oficinas com temáticas diferentes sendo ministradas por 170 profissionais de diversas instituições de Lages e municípios como Videira, Florianópolis, Curitiba e São Paulo. Além disso, estão sendo realizados três eventos que foram incorporados ao Congresso, que é o II Seminário da Educação Infantil, o I Seminário da Educação Especial e o I Seminário da Educação do Campo, que contaram com grande participação dos congressistas. Somente no Seminário da educação infantil, cerca de 500 professores se inscreveram para participar. As inscrições para as oficinas foram realizadas conforme as afinidades com cada tema e os congressistas podiam escolher em qual grupo participar.
Quatro nomes estão entre os palestrantes principais, que realizam conferências ao longo do evento. São eles Anna Penedo, atual presidente do Instituto Inspirare, Emília Cipriano, autora de livros e conferencista em eventos nacionais e internacionais, Márcia Hobold, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), e o Professor Pachecão, conhecido nacionalmente por suas palestras motivacionais.
Educação como construção coletiva
O prefeito Antonio Ceron ressaltou a importância das reflexões na área da educação, principalmente nos períodos de transições em que a sociedade se submete. “No mundo da tecnologia, nossos educadores têm papel cada vez mais importante na preparação dos nossos meninos e meninas para o futuro”, diz. Já a secretária da Educação, Ivana Michaltchuk, destacou a ousadia da comissão organizadora do evento, que mudou os moldes tradicionais e enriqueceram ainda mais o Congresso. “Ano passado tivemos a ideia dos grupos de trabalho, este ano temos os Seminários. Trocamos experiências e ampliamos as discussões, de forma democrática. Conseguimos reverter o declínio nas inscrições e trazer ainda mais participantes. Com certeza, na próxima segunda-feira, após o recesso, nossos professores voltarão muito mais motivados e com uma grande bagagem de conhecimento para repassar aos alunos”, comenta Ivana.
Para o diretor de ensino e coordenador geral do Congresso, Carlos Eduardo Canani, o professor Cadu, é preciso se preocupar com a formação e aprendizagem das crianças e adolescentes, para além da base curricular, expandir os horizontes, apostando no seu protagonismo, participação e engajamento dentro da sociedade. “A educação é uma construção coletiva e diária. Precisamos sair da zona de conforto, e o Congresso é uma ótima oportunidade”, enfatiza.
Durante a solenidade de abertura, o prefeito Antonio Ceron e a secretária Ivana, prestaram uma homenagem a Antônio Vieira, o Toninho, mestre de cerimônias que apresentou as todas as edições do Congresso de Educação já realizadas até o momento.
Congressistas apreciam a programação
Entre os mais de 1.500 congressistas, que circulavam pelos estandes e exposições durante o evento, a dupla de professoras, Lizonete Dal Farra, que atua na escola itinerante Maria Alice Wolff de Souza, e Vânia Rocha, do Ceim Suzete, conversavam animadas sobre a nova proposta do Congresso. “Participamos desde o início, e com certeza este é um dos mais motivadores e que apresenta maior conexão com a atualidade. Além do aperfeiçoamento, aqui trocamos experiências, pois o mundo muda continuamente e é preciso se atualizar”, comentam.
Exposição destaca as mulheres
Incorporado ao Congresso de Educação, uma exposição de artes chamou a atenção por destacar as mulheres, suas histórias e identidades. Professores e alunos da rede municipal prepararam o material que está exposto no evento. Artistas mulheres, de todas as idades e representações, em âmbito internacional, nacional e local estão representadas através de trabalhos criativos e expressivos. Todos feitos com materiais recicláveis, mostrando também a preocupação com o meio ambiente.
Mulheres negras, rainhas do Egito, da mitologia grega, mulheres que se tornaram mães, ou que foram submetidas à violência doméstica, mulheres com histórias de superação e que marcaram a história, deixando o seu legado. Matrioskas, bailarinas, pintoras, escritoras, poetisas, enfim, muitas delas, com estilos e personalidades diferentes, foram representadas na exposição através dos olhares de grandes artistas, como Leonardo Da Vinci e a sua eterna Monalisa, ou Edegar Degas e suas bailarinas.
Mulheres artistas de renome nacional, como Tarcila do Amaral, Frida Kallo, Beatriz Milhazes e as artistas locais, como as lageanas Rosa Werner, Marlete Palhano e a joaquinense Tereza Matorano, ganharam destaque. “Buscamos a valorização das mulheres em todos os âmbitos. Uma forma de homenageá-las e também chamar a atenção para este tema, como um diferencial no Congresso”, explica o coordenador de artes da Secretaria de Educação, Anderson Eduardo de Barros.

terça-feira, 24 de julho de 2018

Tribunal de Contas abordará concurso público, teto remuneratório e nepotismo em Lages

Tribunal de Contas abordará concurso público, teto remuneratório e nepotismo em Lages

Quais informações devem integrar editais de concursos públicos? Quais documentos devem ser encaminhados ao Tribunal de Contas para análise de admissões de pessoal e aposentadorias? O que deve ser feito quando constatada remuneração acima do teto constitucional? Quando se configura o nepotismo e o que diz o STF sobre o assunto? São alguns dos assuntos em debate no XVIII Ciclo do Tribunal de Contas de Santa Catarina – TCE/SC, que acontece em Lages, nesta quarta-feira (25).
Promovido pelo Tribunal de Contas com apoio da Amures, o evento busca também esclarecer dúvidas dos agentes municipais sobre inovações da contabilidade aplicada ao setor público, vinculação dos planos de educação aos orçamentos, gestão fiscal responsável e operação do controle interno. O Ciclo ainda oferece orientações práticas em favor da correta condução dos processos licitatórios e da qualidade na aquisição de bens e contratação de serviços e obras públicas pelos municípios.

Haverá três oficinas técnicas nas áreas de contabilidade e controle interno, atos de pessoal e licitações e contratos. O evento inicia às 9 horas e se estendem até as 17 horas, na Uniplac e será voltado especialmente aos agentes vinculados às prefeituras e câmaras de vereadores.

Prefeito Ceron e Secretário Clayton vistoriam obras na avenida Ponte Grande



Obras de acesso ao condomínio Ponte Grande estão em fase final

Este acesso asfáltico da avenida Ponte Grande faz confluência às avenidas Cirilo Vieira Ramos (bairro Caça e Tiro) e Antonio Ribeiro dos Santos (via rápida que cruza pelo bairro da Várzea)
Encontra-se em fase final as obras de pavimentação do primeiro trecho, de cerca de 600 metros de extensão, da avenida Ponte Grande. Trecho que dá acesso ao condomínio Ponte Grande, onde 200 famílias que residiam nas áreas ribeirinhas, em virtude das obras de implantação da nova avenida, serão realocadas.
Também está sendo concluída a ponte sobre o rio Ponte Grande, a qual está com a laje sendo concretada.
O primeiro trecho da avenida está com a sub-base asfáltica pronta, e logo será pavimentado. Também falta o aterro das duas cabeceiras da ponte. Com a previsão de chuvas para esta semana, provavelmente essas obras não ficarão prontas até o dia da entrega das chaves das casas do condomínio, prevista para o dia 1º de agosto, porém o acesso das famílias às novas moradias será feita, provisoriamente, pela ponte velha.
Depois de concluído o asfaltamento, a avenida terá ciclovia, na faixa à margem do rio, e calçadas (passeio público) do outro lado que margeia às residências. Este acesso asfáltico da avenida Ponte Grande faz confluência as avenidas Cirilo Vieira Ramos (bairro Caça e Tiro) e Antonio Ribeiro dos Santos (via rápida que cruza pelo bairro da Várzea).
No início da tarde de segunda-feira, 23 de julho, o prefeito Antonio Ceron e o secretário de Planejamento e Obras Claiton Bortoluzzi foram fiscalizar os trabalhos que estão sendo executados.

Diretran acompanha eventos neste final de semana em Lages



Diretran acompanhará dois eventos neste final de semana e irá monitorar segurança
Carreata do encontro de carros antigos e clássicos na quinta-feira e Pedalando com a Saúde no sábado
Agentes municipais da autoridade de trânsito irão orientar o tráfego de veículos de forma especial neste final de semana em razão de dois eventos. Nos dias 28 e 29 de julho (sábado e domingo) será realizado o 6º Encontro de Veículos Antigos e Clássicos de Lages, promovido pelo Veteran Car Club de Lages, no Parque de Exposições Conta Dinheiro.
Na quinta-feira (26 de julho), às 15h30min, será realizada uma carreata de divulgação do evento, com saída em frente ao Parque Conta Dinheiro, na avenida Luís de Camões, em direção à área central, seguindo desde as avenidas Dom Pedro II e Marechal Floriano, ruas Marechal Deodoro, Hercílio Luz, Otacílio Vieira da Costa, Coronel Serafim de Moura, Fausto de Souza, Correia Pinto e Nereu Ramos, com contorno da Praça João Ribeiro (Praça da Catedral), ruas Vidal Ramos Júnior, Caetano Vieira da Costa e Emiliano Ramos, avenidas Presidente Vargas e Luís de Camões, com término no Parque de Exposições Conta Dinheiro.
De acordo com a Diretran, estão proibidos execução de som e buzina por determinação do Ministério Público (MP). Não haverá necessidade de interdição do trânsito, mas os batedores irão assegurar que transcorra com normalidade, mas se preciso haverá interferência dos agentes em cruzamentos, por exemplo.  
No sábado (28 de julho) será o dia da iniciativa Pedalando com a Saúde, promovido pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), da Secretaria Municipal da Saúde. Consiste em um passeio ciclístico com trajeto de oito quilômetros e caminhada por três quilômetros, com saída do Ginásio Municipal Jones Minosso às 15h, e retorno ao mesmo local. Os agentes de trânsito irão desempenhar suas funções de batedores, além das atividades contínuas.
O percurso da pedalada começa no Ginásio Jones Minosso, passando pela avenida Antônio Ribeiro dos Santos, rua Cirilo Vieira Ramos, avenidas Dom Pedro II e 1º de Maio, rua Silvino Duarte Júnior e Ginásio Jones Minosso. Já o roteiro da caminhada inicia no Jones Minosso, com sequência nas ruas José Mariano da Silva, Archilau Batista do Amaral, Marechal Gama D’Eça e Antenor Moreira, avenidas Belizário Ramos (Carahá), Dom Pedro II e Marechal Castelo Branco, rua José Maria Antunes Ramos, avenida Antônio Ribeiro dos Santos e Ginásio Jones Minosso. Contudo, os condutores devem dirigir com cuidado.

Casan comunica que é possível faltar água nesta quarta na Cidade Alta



Limpeza do Reservatório R-5 poderá ocasionar falta de água na parte alta da cidade
Reservatório do bairro Beatriz também receberá os serviços de limpeza, mas neste não deverá ocasionar a falta de água
A Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) comunica que poderá haver falta de água nesta quarta-feira (25 de julho) na região da Cidade Alta. Isto porque, a partir das 15 horas, será realizado o serviço de limpeza do Reservatório R-5, localizado no Morro das Antenas.
De acordo com o secretário responsável pela Semasa, Jurandi Agustini, este trabalho poderá prejudicar o abastecimento de água nos bairros Santa Mônica, Caroba, Cidade Alta, Vista Alegre, Boqueirão, Área Industrial e Santa Cândida. A retomada do abastecimento será a partir das 18 horas, com normalização prevista para as 20 horas.
O mesmo serviço de limpeza será realizado ainda no reservatório R-4, localizado na avenida Papa João XXIII, no bairro Beatriz, porém não afetará o abastecimento de água nesta região da cidade.

Colunista Político da Gazeta têm sua pré-candidatura homologada no PSB


Professor homologa candidatura para dividir mandato com cidadãos
Leonardo Secchi abre vagas para compartilhar cargo de deputado estadual com 1.000 catarinenses

O professor de Administração Pública da Udesc e doutor em Ciências Políticas, Leonardo Secchi, teve a candidatura a deputado estadual homologada na convenção do partido (PSB) no último sábado, 21, em Florianópolis. Secchi é especialista em Políticas Públicas, foi colunista da Gazeta Serrana, e aposta numa proposta inovadora para Santa Catarina: ele propõe dividir o cargo com 1.000 cidadãos em um Mandato Compartilhado, projeto chamado Codeputado, um modelo de cooperativa política inédito dentro do parlamento catarinense.
Com uma rede já formada por 500 Codeputados, pessoas de todo o Estado interessadas em política e em participar do mandato, o projeto está com vagas abertas para novos 500 Codeputados até 5 de agosto. A meta é chegar a pelo menos 1.000 cidadãos para que cada um tenha direito a 0,1% do poder de voto sobre pautas e projetos que tenham interesse público na Assembleia Legislativa.
O compartilhamento de decisões, ações e dados, além da cocriação de projetos de lei se darão por meio de um aplicativo chamado “Nosso Mandato”, desenvolvido pelo Instituto de Inteligência Política de São Paulo. Através do celular, os Codeputados espalhados pelo Estado serão sócios do mandato liderado por Leonardo Secchi. 
As inscrições estão disponíveis por meio de formulário na internet (https://goo.gl/7f4MrD ). As informações também estão na convocatória de adesões (https://goo.gl/KCh6DG) disponível no site da campanha: www.codeputado.com.br.
Qualquer pessoa pode ser um Codeputado, desde que respeite os sete princípios do Mandato Compartilhado: defesa do interesse coletivo, pluralismo, empreendedorismo, justiça social, liberdade, eficiência e responsividade e transparência. Além disso, a ausência de quaisquer condições indicativas de inelegibilidade prevista na Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 64/1990), também é um dos critérios.
Sugestões de projetos de lei
O projeto Codeputado quer também compartilhar o processo de criação da agenda de propostas da campanha. Para isso, abriu chamada pública até 5 de agosto para cadastrar proposições dos cidadãos catarinenses sobre os problemas e demandas a serem resolvidos no Estado, especialmente nas áreas de gestão pública, educação e inovação.
As inscrições podem ser feitas na internet (https://goo.gl/hykep2 ), conforme edital (https://goo.gl/eNBRou). A proposta legislativa deve indicar a área de atuação dentro da política pública, o problema a ser resolvido e a solução sugerida. Todas as proposições serão analisadas pela equipe Executiva do Mandato Compartilhado, selecionadas de acordo com relevância e viabilidade de implementação para serem incluídas na agenda de propostas durante a campanha e na elaboração de projetos de lei a partir de 2019.
- Acredito que o Mandato Compartilhado pode ser a grande revolução política do século 21. Estou convicto que a política no futuro será feita com tecnologia e inteligência coletiva. Vamos inaugurar isso em Santa Catarina – propõe Secchi.

segunda-feira, 23 de julho de 2018

MDB da arrancada nos eventos políticos em Curitibanos


Arrancada de Mariani mostra força e unidade do MDB  

O fim de semana foi marcado por grandes eventos emedebistas em prol do pré-candidato ao governo do Estado, Mauro Mariani. Mais de três mil pessoas das mesorregiões do Sul e do Meio-Oeste do Estado demonstraram a força da sigla. 

Em Içara, na sexta-feira, 20, e em Curitibanos, no sábado, 21, os líderes, em discursos fortes, falaram da necessidade de não deixar a velha política retornar.  “Mariani tem o preparo, a experiência e a coragem necessária para continuar esse governo de enfrentamento. Ele tem a nobreza de um homem leal e com certeza terá um olhar especial para todas as regiões do Estado. O bastão é teu. Este time está contigo", disse o governador Eduardo Pinho Moreira. 

O pré-candidato Mauro Mariani destacou as mudanças necessárias na política e a coragem que o administrador deve ter para manter Santa Catarina forte. “Com coragem, firmeza e responsabilidade vamos dar um novo rumo para Santa Catarina. Precisamos enfrentar os novos desafios da gestão pública e o MDB de Santa Catarina está preparado", afirmou.

O senador Dário Berger lembrou a trajetória de sucesso de Mariani, que não tem máculas na carreira. "O amigo Mauro é ficha limpa. Um homem do bem, sério, com serviço prestado ao Estado". 

O MDB, maior partido em Santa Catarina, com 101 prefeitos, 847 vereadores e as maiores bancadas no legislativo estadual e federal, está promovendo sete grandes encontros regionais que finalizam no dia 18 de agosto, em Joinville, com o lançamento oficial da candidatura de Mariani ao Governo do Estado.

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Casas Populares para 200 famílias serão entregues em Lages


Duzentas famílias receberão as chaves do Condomínio Ponte Grande

O ato solene acontecerá no dia 1º de agosto, às 9h, nas dependências do condomínio
Após todos os procedimentos legais, como entrega de documentação, escolha das unidades das residências, vistorias, assinatura da minuta de contrato, registro de imóvel, o Ministério das Cidades, juntamente com a Construtora Melchioreto Sandri, Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal de Lages, autorizou a entrega das chaves das residências do Condomínio Ponte Grande.
O ato acontecerá no dia 1° de agosto, às 9h, no próprio Condomínio Ponte Grande, localizado na rua Marechal Olímpio da Cunha, no bairro Várzea, e envolverá 200 famílias da demanda aberta e original.
Segundo a assistente social da Secretaria de Assistência Social e Habitação, Ana Paula Ribeiro, o setor de Habitação já está encaminhando as famílias para solicitação individual de energia elétrica e água nos respectivos órgãos responsáveis. Ela também destaca que o processo de mudança para o condomínio ocorrerá de forma gradativa, com o objetivo de facilitar o acesso. “A prioridade continuará sendo de pessoas idosas, deficientes e das famílias que estão com o aluguel social vencido”, diz Ana.
Já o secretário de Assistência Social e Habitação, Samuel Ramos, informa que a Secretaria de Águas e Saneamento (Semasa), não cobrará taxa para efetuar a ligação de água e que a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente realizará o serviço de limpeza em torno do condomínio.  

quarta-feira, 18 de julho de 2018

CDL será homenageado na Câmara de Vereadores de Lages

Câmara homenageia os 50 anos da CDL Lages


A Câmara Municipal de Lages, através de proposição da vereadora Aida Hoffer (PSD) e em conjunto com os demais parlamentares lageanos, realiza uma sessão solene em homenagem aos 50 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages.
A solenidade acontece nesta quarta-feira, a partir das 19h, no Plenário Nereu Ramos da Câmara de Lages. Todos são convidados a participar!


PSL partido que apóia Bolsonaro convida


PSL realizará coletiva de imprensa  

O Partido Social Liberal de Santa Catarina, através do líder do presidenciável Jair Bolsonaro no Estado, o pré-candidato ao Senado, Lucas Esmeraldino, realizará nesta quinta-feira (19), às 9 horas, na sala de reuniões da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Lages, uma coletiva de imprensa, visando apresentar o expressivo crescimento da sigla, em menos de quatro meses à frente do partido e, o constante crescimento de Jair Bolsonaro nas pesquisas divulgadas em Santa Catarina e no Brasil.

Além disso, a coletiva será marcada pela apresentação do trabalho da Executiva Municipal do PSL Lages, que tomará posse no sábado (21), no 1º Encontro Regional da Serra Catarinense do PSL-SC, a partir das 14 horas, também na CDL, tendo como presidente, o pré-candidato a deputado federal, Airton Amaral.

E ainda, serão apresentadas as candidaturas que se colocaram à disposição do partido, pela Região Serrana, sendo Flávio Acquesta, pré-candidato a deputado estadual; Airton Amaral, pré-candidato a deputado federal; e Lucas Esmeraldino, pré-candidato ao Senado.

“Estamos contando com o apoio de pessoas de bem, que seguem valores conservadores, morais e éticos, cara nova, entre outros ideais. São pessoas que defendem as bandeiras e princípios do PSL e do pré-candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro. Sabemos que estamos desenvolvendo um trabalho de formiguinha, mas que com a contribuição de todos que querem um Brasil acima de tudo, uma Santa Catarina melhor, vamos conseguir fazer a diferença. Hoje, já estamos com 100 executivas constituídas”, ressalta o presidente do PSL-SC, Lucas Esmeraldino.

Para Airton Amaral, responsável pela formação das comissões provisórias do PSL na Região Serrana, o trabalho de convencimento, criação dos grupos e instalação das Executivas Municipais é algo extremamente gratificante. “Em cada visita, nos proporciona conhecer melhor as cidades, as famílias e suas necessidades e, principalmente, ficamos com a certeza do anseio e da necessidade por mudanças na atual política brasileira. O olhar de cada pessoa é de satisfação, por perceberem que nomes novos e sem vínculo com grandes partidos, se colocaram à disposição para ajudar o Brasil. Isso é muito recompensador”, comenta o pré-candidato a deputado estadual.

segunda-feira, 16 de julho de 2018

P,MDB e PPS perto de uma coligação em Santa Catarina


Carmen Zanotto e comissão do PPS recebem Mauro Mariani em Lages
Na manhã desta segunda-feira, 16, a deputada federal Carmen Zanotto e a Comissão eleitoral do PPS receberam, em Lages, o pré-candidato a governador de Santa Catarina, o deputado federal Mauro Mariani (MDB).
Mariani falou sobre os projetos para o Estado e a importância de ter um partido como o PPS na coligação. "O PPS é um partido que sempre tivemos respeito e queremos construir uma coligação forte e confortável para o partido. Além disso, temos a deputada Carmen que realiza um trabalho exemplar na Câmara Federal", destacou.
A deputada Carmen esclareceu que a conversa foi bastante positiva e que o coletivo do PPS irá decidir o caminho do partido para a próxima eleição. "Queremos buscar uma coligação que fortaleça as boas ações e com propostas para o desenvolvimento do nosso Estado. Nossa expectativa é conquistarmos uma cadeira no legislativo catarinense e manter a vaga na Câmara Federal", ressalta Carmen Zanotto.
O PPS irá reunir-se com a executiva do partido e ainda essa semana irá anunciar a sua decisão com relação as coligações.

Projeto quer menos políticos em Brasília


Proposta para extinguir uma das Casas Legislativas é apresentada em Brasília
PEC do Sistema Unicameral, proposta pelo deputado Peninha, visa agilizar tramitação de projetos, diminuir número de políticos e gerar economia de recursos públicos

A morosidade na tramitação das proposições legislativas e o alto custo que a Câmara dos Deputados e o Senado Federal representam para o contribuinte foram os principais motivos que levaram o deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC) a apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para que o país adote o sistema Unicameral.

O parlamentar catarinense conseguiu o apoio de 177 deputados para apresentar a PEC 437, que extingue o modelo Bicameral, utilizado hoje. No atual sistema, qualquer projeto de lei apresentado por um deputado federal precisa tramitar nas comissões da Câmara, ser aprovado no plenário e depois ainda passar pelo mesmo rito no Senado. Caso haja alguma alteração no texto, o projeto tem que voltar à Câmara para nova discussão antes de seguir para a sanção presidencial. “É muita morosidade! Além da demora para dar respostas à sociedade, ainda há o custo elevadíssimo que esta tramitação carrega. O modelo atual é ultrapassado, precisamos corrigir”, argumenta Peninha.

De acordo com Peninha, os gastos com a manutenção de cada uma das Casas superam o orçamento da absoluta maioria dos municípios brasileiros: “Com menos políticos em Brasília, vai sobrar mais dinheiro para resolver os problemas do Brasil”. Vários países desenvolvidos, com democracias consolidadas, adotam o sistema Unicameral. Alguns exemplos são: Dinamarca, Finlândia, Noruega, Portugal e Suécia.
Principais pontos da PEC:
- Extingue uma das Casas Legislativas;
- Acelera a tramitação de projetos;
- Não prejudica o processo legislativo, de forma que os assuntos dos Estados serão assumidos pelo Parlamento Unicameral;
- Significativa redução de custos, com o enxugamento da máquina administrativa.

Recesso escolar na rede municipal iniciará nesta segunda-feira


Recesso escolar na rede municipal iniciará nesta segunda-feira
Neste ano o Congresso de Educação do Município de Lages será realizado nos dois últimos dias do recesso, 26 e 27 de julho
A Secretaria Municipal de Educação informa à comunidade, principalmente aos pais e responsáveis, que o recesso escolar na rede de ensino iniciará nesta segunda-feira (16 de julho). O recesso contempla todas as unidades, desde os Centros de Educação Infantil Municipal (Ceim), as Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), no interior do município. As aulas voltam ao normal no próximo dia 30/07, uma segunda-feira.
Neste ano o Congresso de Educação do Município de Lages será realizado nos dois últimos dias do recesso, 26 e 27 de julho. “Será um período de muita reflexão e aprendizado para os professores e com certeza voltarão para suas salas de aula com uma bagagem de conhecimento muito maior”, diz o diretor de ensino, Carlos Eduardo Canani (Cadu).
O recesso, além de ser propício para os professores recarregarem as energias e se aperfeiçoarem para o segundo semestre letivo, é também uma oportunidade para as crianças estreitarem os laços familiares através de uma convivência maior, segundo o professor Cadu.

Leão Baio confirma presença na Copa Santa Catarina


Inter confirma participação na Copa Santa Catarina, que terá 12 clubes
O Inter de Lages será um dos participantes da próxima edição da Copa Santa Catarina. A confirmação ocorreu no conselho técnico da competição, realizado na tarde desta quinta-feira na sede da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú.
Neste ano, a Copa Santa Catarina terá 12 participantes, das séries A e B do estadual. Com o crescimento do torneio em relação à edição de 2017, quando quatro equipes entraram na disputa, os clubes serão divididos em dois grupos, com seis integrantes cada. Os confrontos serão em jogos de ida e volta dentro dos grupos. Os dois mais bem classificados passarão às semifinais da competição.
O Inter ficará no grupo B, no qual também estão Almirante Barroso, Atlético Tubarão, Brusque, Marcílio Dias e Operário de Mafra. O grupo A terá Blumenau, Figueirense, Fluminense de Joinville, Hercílio Luz, Joinville e Metropolitano.
A Copa Santa Catarina começa no dia 16 de setembro e vai até 25 de novembro. O campeão terá vaga na Copa do Brasil de 2018.

Prefeito Ceron sanciona lei que cede áreas de terra para a empresa Berneck


Prefeito Ceron sanciona lei que cede áreas de terra para a empresa Berneck
Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei na sessão da última terça-feira
O prefeito Antonio Ceron sancionou no final da tarde desta quarta-feira (11 de julho) a Lei nº 4270, que autoriza o Poder Executivo municipal a ceder terras declaradas de utilidade pública, através dos decretos nº 15.269 e 15.515, à empresa Berneck S.A Painéis e Serrados.
De acordo com o prefeito Ceron a medida tem a meta de ampliar o desenvolvimento econômico de Lages. São duas áreas localizadas na Fazenda Cruz de Malta, às margens da BR 116. Uma que pertencia à família Schroeder e outra da Seara Alimentos LTDA. Após esta etapa, a Procuradoria Geral do Município trabalha de forma imediata no processo de cessão pública para a empresa. “Iremos comunicar os empresários e investidores para que possam dar continuidade ao processo de instalação do parque fabril na cidade. Com muito trabalho e comprometimento de toda equipe conseguimos vencer as pendências judiciais para que possamos alavancar o desenvolvimento econômico de Lages”, disse o prefeito.
A exemplo da unidade em funcionamento no município de Curitibanos, a Berneck deverá investir em Lages cerca de R$ 800 milhões, além da estimativa de 600 empregos diretos nos primeiros meses. A previsão é de R$ 650 mil por mês de retorno de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) com a movimentação de aproximadamente R$ 50 milhões em mercadorias. A Berneck será a terceira maior empresa arrecadadora de impostos em Lages, atrás apenas da Ambev e Klabin.

Amim faz lançamento ao governo do estado em Nova Itaberaba



Lançamento no Oeste: “SC merece aquilo e aqueles que são melhores”, diz Amin
Encontro foi neste sábado (14) em Nova Itaberaba


Em um momento que o político não é mais visto como sinônimo de trabalho e compromisso, os Progressistas afirmaram e demonstraram que pode ser diferente. Mais de 2 mil pessoas se reuniram em Nova Itaberaba na manhã deste sábado (14) para o lançamento da pré-candidatura do deputado federal Esperidião Amin ao Governo de Santa Catarina.
Como um divisor de águas para Esperidião, o Encontro Macrorregional do partido teve um só pedido: Amin Governador. Ao começar seu discurso, o pré-candidato disse que “Santa Catarina merece aquilo e aqueles que são melhores”. Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças e simpatizantes da sigla acompanhavam atentamente as palavras de Amin, que se emocionou e chegou a embargar a voz quando falou sobre a sua missão e o que já fez pelo Estado. Foi categórico ao afirmar que, “pessoalmente eu não tenho o direito de negar a Santa Catarina o oferecimento do meu nome, da minha energia, daquilo que eu construí. Eu não fujo, eu não tenho medo.”.
Para encerrar, fez um pedido aos presentes: “permaneçamos unidos com coragem e com fé, porque quem pode fazer o melhor, não deve se esconder, e não tem o direito de se omitir, e não quero que Deus me reserve o destino de fugir da Santa Catarina no momento em que o meu Estado precisa”, finalizou Amin.
Pré-candidatos ao Legislativo
Com a presença de lideranças de mais de 80 municípios do Oeste Catarinense, as pré-candidaturas a deputado estadual de Altair Silva e a deputado federal de Hugo Biehl, também foram lançadas.  Em meio a emoção e muita alegria, os presentes demonstraram profundamente o desejo de ter o trio como candidatos na convenção do partido pré-agendada para o dia 28 de julho.
Em seu pronunciamento, Altair Silva agradeceu a presença de todos que se deslocaram até Nova Itaberaba e destacou o desejo dos Progressistas do Oeste. “O que nos move a cada dia é um sentimento, e esse sentimento está no peito de cada um. Quem está aqui são os Progressistas que tem um amor profundo pelo 11. O Oeste quer, Santa Catarina quer, é Amin Governador”, bradou Altair.
Hugo Biehl deixou claro que está à disposição do partido para concorrer pela região e que também quer ao seu lado Esperidião Amin. “Quem está presente aqui demonstra a força do Partido e a força da caminhada de Esperidião ao Governo do Estado. Todos querem mudança e em Santa Catarina a mudança é Esperidião Amin”, enfatizou. Os também pré-candidatos a deputado federal pelo Progressistas, Dércio Rosa e Vanderlei Canci, também estiveram presentes no evento.
Pronunciamentos
O presidente estadual da sigla, o deputado estadual Silvio Dreveck, marcou presença no evento e reafirmou que “o povo Catarinense que está pedindo, é uma necessidade. Esperidião Amin provou na sua vida pública, da sua capacidade, competência, transparência, zelo do dinheiro público e compromisso com o catarinense. Evidente que queremos Esperidião Amin como governador, mas precisamos fazer um esforço para trazer mais partidos e líderes”.
Todos que usaram da palavra enalteceram a luta diária de Altair Silva, pela manutenção do partido no Oeste e a sua presença constante em todos os municípios da região, mesmo sem estar no exercício do mandato. O prefeito de São José do Cedro, Antônio Plinio De Castro Silva, que também é coordenador geral da pré-campanha de Altair, desejou boa sorte ao amigo e afirmou que está com Altair Silva, Hugo Biehl e Esperidião Amin.
O prefeito de São Carlos, Rudi Miguel Sander, que também é presidente da Associação dos Municípios do Oeste (Amosc) ressaltou a falta de representatividade que o Progressistas tem na capital, assim reforçando a importância da pré-candidatura de Altair. Sander lembrou também quando Esperidião foi governador e retirou o Estado da crise, sem atrasar os salários dos servidores. Para finalizar, requisitou que Amin seja o candidato pelo partido para recuperar Santa Catarina novamente.
O evento foi prestigiado ainda por alguns prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do PSD, PSB e PPS da região.
Nova Itaberaba
A cidade, 35 quilômetros distante de Chapecó, foi escolhida por ser a única do Oeste do Estado onde o Progressistas venceu em chapa pura nas eleições de 2016, com o prefeito Marciano Mauro Pagliarini e seu vice-prefeito João Zarychta.
Sobre Esperidião Amim
Amin nasceu na capital catarinense, tem 70 anos e atualmente exerce o terceiro mandato de deputado federal. É advogado, professor universitário, administrador e tem doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
O pré-candidato já foi prefeito de Florianópolis por duas vezes (1975 - 1978 e 1989 - 1990) e governou o estado também por dois mandatos (1983 - 1987 e 1999 - 2002). Amin foi ainda senador entre 1991 e 1998.

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Ceron autoriza mais obras em Lages


Assinada ordem de serviços para obras em três novas ruas

As obras contemplam implantação de rede de drenagem pluvial, pavimentação e recapeamento asfáltico, sinalização horizontal e vertical de trânsito, entre outras melhorias na infraestrutura viária
O prefeito Antonio Ceron assinou, na manhã desta quinta-feira (12 de julho), em seu Gabinete a ordem de serviço que autoriza obras de recapeamento asfáltico da rua Coronel Córdova e asfaltamento das ruas Sebastião Chaves Coelho e Aristóteles Soeiro Waltrick (ambas no bairro Frei Rogério).
O recapeamento da Coronel Córdova contempla, inicialmente, o trecho de cerca de 386 metros de extensão, desde o ponto de confluência com a avenida Dom Pedro II, na altura da linha de divisa dos bairros Brusque e Vila Nova, seguindo em direção ao centro da cidade, até proximidades do Colégio Bom Jesus. Contrato este vencido (licitação) pela empresa CCL Construtora, a qual terá prazo de quatro meses para executar o projeto.
Para esta obra, específica, serão investidos R$ 263.376,08. Este contrato compreende implantação de rede pluvial (escoamento das águas das chuvas), pavimentação asfáltica e a sinalização horizontal e vertical de trânsito das pistas de rolamento.
Segundo o secretário Claiton Bortoluzzi, o segundo trecho desta rua também deverá ser licitado, posteriormente, para que seja recapeado.
Já para as obras das ruas Sebastião Chaves Coelho e Aristóteles Soeiro Waltrick, o investimento será de R$ 597.753,13. Nestas ruas será feita drenagem pluvial, asfaltamento, construção de calçadas (passeios laterais) em paver, além da sinalização horizontal e vertical de trânsito.A empresa que venceu a licitação, a AS Construtora, terá prazo de quatro meses para conclusão das obras.
Melhoria na mobilidade urbana
O prefeito Antonio Ceron destacou, durante o ato de assinatura das ordens de serviços, que a Prefeitura de Lages prioriza as vias mais importantes na questão da melhoria da mobilidade urbana. “A rua Coronel Córdova, por exemplo, é uma importante ligação entre o Centro da cidade e avenida Dom Pedro II. Desta forma, já está sendo projetado o recapeamento asfáltico da rua Cruz e Souza, a qual juntamente com a Coronel Córdova formarão um binário, visando melhorar o fluxo de trânsito de veículos, em áreas centrais de Lages”, disse o prefeito.
Já Claiton Bortoluzzi explicou que com o recapeamento asfáltico da Cruz e Souza, busca-se também a interligação desta via com a rua Cirilo Vieira Ramos. “A Cirilo igualmente está sendo projetada para recapeamento asfáltico”,ressalta Bortoluzzi.
“Além disso, as obras da rua Coronel Córdova serão complementadas, posteriormente, com o recapeamento de outras ruas adjacentes, tudo isso visando melhorias significativas na mobilidade urbana”, destaca o secretário de Planejamento e Obras.
Ceron falou também sobre o projeto de pavimentação e recapeamento asfáltico de 100 ruas, grande parte delas do itinerário do transporte coletivo urbano. “A Prefeitura já contratou empresa especializada em projetos de melhorias urbanas e é nosso compromisso concluir estas obras até o ano de 2020”, conclui.

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Ordem de serviço para obra de drenagem na habita em Lages


Prefeitura executa importante obra de drenagem no bairro Habitação
Um problema de alagamentos, nas ruas dos Angicos e Guamirim, com recorrência há mais de 40 anos, está sendo corrigido
O projeto de drenagem foi elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Obras e a execução ficará por conta da AS Construtora Ltda, sendo que a ordem de serviço foi assinada na manhã desta quarta-feira (11 de julho) pelo prefeito Antonio Ceron.
O prazo de execução é de 60 dias e as obras compreendem, basicamente, a implantação de uma rede de drenagem com 225 metros de extensão com tubos de 60 centímetros de diâmetro. A rede se estenderá pela rua do Guamirim, a partir do ponto de confluência com a rua dos Angicos, até alcançar a rua das Bracatingas. O custo das obras, será de cerca de R$ 96 mil.
“Desde que foi fundado o bairro Habitação, há 40 anos, dezenas de casas foram construídas sobre um córrego canalizado. Foi um erro, na época, lotear Área de Preservação Permanente (APP), e os problemas decorrentes disso se prolongam até os dias de hoje. Mas agora, com a nova rede de drenagem, que irá estancar o escoamento das águas por debaixo das casas, o problema será minimizado, ao longo do citado trecho”, explica o secretário Claiton Bortoluzzi.
O prefeito Antonio Ceron disse que o projeto de drenagem foi elaborado depois que a Defesa Civil do Município de Lages, detectando o problema, levou o fato ao conhecimento da Secretaria de Planejamento e Obras. “Conversando com os moradores, já tinha conhecimento dos alagamentos nesta área do bairro e dos sérios problemas causados ao longo de décadas, com comprometimento das estruturas físicas das residências. Solicitamos então providências, e estudos técnicos, inicialmente da Defesa Civil”, falou o prefeito. “Pedimos a paciência dos moradores quando aos transtornos que as obras irão causar durante o período de execução desta importante obra, que no final das contas irá beneficiar toda a comunidade do Habitação”, disse Antonio Ceron.
No ato de assinatura, ocorrido no ponto de confluência das ruas dos Angicos e Guamirim, também estiveram presentes o vice-prefeito Juliano Polese, os secretários Claiton Bortoluzzi (Planejamento e Obras), Antonio Arruda (Administração), Jurandi Agustini (Semasa), o procurador do Município (Agnelo Miranda), Jean Felipe (Defesa Civil), o presidente da Associação de Moradores do Habitação (Luiz Lima Lins) e  vereadores.
Dezenas de moradores presenciaram o ato de assinatura da ordem de serviço. As máquinas da AS Construtora Ltda já foram acionadas hoje mesmo pela equipe técnica que executa a obra.

terça-feira, 10 de julho de 2018

Ex governador Amim lançará pré-candidatura ao governo no Oeste


Encontro Macrorregional lança pré-candidatura de Amin no Oeste

O Encontro Macrorregional do Progressistas do Oeste Catarinense acontece neste sábado (14) em Nova Itaberaba, e espera-se milhares de pessoas para o lançamento do nome de Esperidião Amim como pré-candidato ao Governo de Santa Catarina.
O município, distante 35 quilômetros de Chapecó, é o único da região Oeste em que o Progressistas venceu as eleições de 2016 com chapa pura, e prepara um ambiente extremamente acolhedor para recepcionar o pré-candidato, lideranças progressistas, prefeitos, vereadores, filiados e simpatizantes. Na oportunidade, os pré-candidatos a deputado estadual Altair Silva e a deputado federal, Hugo Biehl, estarão presentes também.
O evento inicia às 10 horas, no centro comunitário de Nova Itaberaba e, é aberto ao público em geral. Além do ato oficial de lançamento da pré-candidatura de Amim, o encontro conta com a confraternização de um almoço, com cardápio já tradicional da comunidade novaitaberabense.
Esperidião Amim
Amin nasceu na capital catarinense, tem 70 anos e atualmente exerce o terceiro mandado de deputado federal. Ele é advogado, professor universitário, administrador e tem doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
O pré-candidato já foi prefeito de Florianópolis por duas vezes (1975 - 1978 e 1989 - 1990) e governou o estado também por dois mandatos (1983 - 1987 e 1999 - 2002). Amin foi ainda senador entre 1991 e 1998.

Deputada Carmem entrega recursos em Correia Pinto


Correia Pinto recebe emendas de Carmen Zanotto

A deputada federal Carmen Zanotto (PPS/SC) realizou a entrega de implementos agrícolas ao município de Correia Pinto. Com a emenda no valor de R$ 97 mil foram adquiridas duas carretas agrícolas, duas carretas basculantes, uma concha traseira, um distribuidor de calcário, grade aradora e grade niveladora.

A parlamentar ainda indicou uma emenda de R$ 130 mil que irá garantir a compra de uma Van adaptada para a APAE da cidade, que atende 80 alunos.  Os recursos destinados ao município somam mais de R$ 1,5 milhão para às áreas da saúde, assistência social, pavimentação de ruas e compra de um ônibus escolar.

Deputada Zanotto entrega recursos em Curitibianos


Carmen Zanotto entrega recursos e equipamentos para a região de Curitibanos


A deputada federal Carmen Zanotto (PPS) esteve nos municípios de Curitibanos e Ponte Alta do Norte para entregar equipamentos ao Hospital Hélio Anjos Ortiz e recursos para Ponte Alta do Norte.  A visita aconteceu na última sexta-feira, dia 6. No hospital a parlamentar realizou a entrega de equipamentos adquiridos com emendas no valor R$ 1,5 milhão. Entre os aparelhos comprados: um campímetro, eletroencefalógrafo, aparelho de radiodiagnóstico, aparelho de anestesia com monitor multiparâmetro, computadores, entre outros. Para o município a parlamentar ainda destinou emendas para a saúde, assistência social, pavimentação de ruas e aquisição de uma ambulância para o Samu. No total, Curitibanos recebeu mais de R$ 3,2 milhões em emendas.

Lages esta em oitavo lugar na economia de Santa Catarina


Lages consolida-se como a oitava maior economia de Santa Catarina
O município entra no terceiro ciclo da madeira, um dos setores que mais crescem e contribuem para o aquecimento da economia 
Dados divulgados em junho pela Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina mostram que Lages é a oitava economia do Estado no ranking de movimentação econômica e arrecadação de todos os 295 municípios catarinenses.
A publicação remete ao valor adicionado da movimentação financeira de 2017, que dá suporte ao Índice de Participação dos Municípios (IPM) no ano de 2019. São parâmetros que refletem o retorno de impostos estaduais ao município, conforme a atuação do setor produtivo.
Pelo levantamento que aponta o valor adicionado e o percentual de retorno de impostos, Lages está à frente de importantes cidades como Criciúma e Brusque, ficando atrás apenas de Joinville, Itajaí, Blumenau, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Chapecó e São José.
Ranking das dez maiores economias de Santa Catarina
Posição           Município        Valor adicionado no total de SC em 2017     IPM 2019
1                      Joinville          R$ 18.338.976.238,42                                               8,3571125
2                      Itajaí                R$ 17.501.420.830,87                                               7,5555477
3                      Blumenau        R$ 9.924.739.843,07                                     4,7236303
4                      Florianópolis   R$ 6.261.743.860,18                                     2,8681750
5                      Jaraguá do Sul R$ 6.453.922.817,52                                     2,8029642
6                      Chapecó          R$ 5.293.622.127,77                                     2,4119159
7                      São José          R$ 5.058.663.989,09                                     2,3268719
8                      Lages              R$ 4.325.455.051,05                                     1,9740299
9                      Criciúma         R$ 3.859.506.988,72                                     1,7690801
10                    Brusque           R$ 3.733.223.787,19                                     1,6972541      

O que é o Valor Adicionado
O Valor Adicionado é utilizado para a composição do Índice de Participação dos Municípios (IPM) no retorno de Imposto sobre Comercialização de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para as prefeituras catarinenses. O VA, também conhecido como movimento econômico das cidades, é calculado a partir da diferença entre as vendas e as compras das empresas.
Como é feita a partilha do ICMS
Do total de ICMS arrecadado pelo Estado, 25% é partilhado com as prefeituras. Deste montante, 15% é distribuído igualmente dividindo-se o valor entre o número total de municípios. Os 85% restantes são partilhados de acordo com o movimento econômico de cada cidade. A soma dos dois percentuais (15%/295 + proporcionalidade do Valor Adicionado x 85%) resulta no IPM.
Fonte: Secretaria de Estado da Fazenda / Junho 2018

Lages começa a viver o terceiro ciclo da madeira
São resultados expressivos a se comemorar, numa realidade de crise econômica que o país enfrenta. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Mario Hoeller de Souza, o Marião, Lages está entrando no terceiro ciclo da madeira, um dos setores que mais crescem e contribuem para o aquecimento da economia do município.
O primeiro ciclo, que teve o auge nos anos 50, foi marcado pelo extrativismo puro. Mais tarde se viu um crescimento na plantação de pinus, tornando-se a maior reserva em toda região e atraindo grandes empresas como a Klabin.
Nesta nova fase, outras empresas do ramo da indústria da madeira se instalaram em Lages, como a M7 Indústria e Comércio de Compensados e Laminados, a G13 Madeiras, a Ekomposit, e outras demonstram interesse.
Há um ano em Lages, a M7 produz cerca de quatro mil metros cúbicos de madeira engenheirada mensalmente, exportando para países da Europa, Ásia, Caribe, e com negociações que prometem abrir as portas no mercado americano.
“A economia dos Estados Unidos influencia muito no comércio da madeira, principalmente com o governo desenvolvimentista do Trump”, comenta Evandro Renato Marini, sócio-proprietário da empresa.
Segundo ele, está nos planos abrir uma nova unidade da M7 até o ano que vem, com uma produção que poderá chegar a dez mil metros cúbicos de compensados e laminados, saltando de 150 para 400 empregos diretos.
“O crescimento do setor gera emprego e também valoriza o produtor de pinus e eucalipto, que investiu nesse mercado e agora pode colher os frutos. O setor da madeira é cíclico, com resultados a longo prazo. Agora estamos em uma excelente fase”, destaca Evandro.  
A prospecção de instalação da Berneck, uma das gigantes na indústria madeireira, promete alavancar ainda mais o setor na cidade. A unidade de Lages terá investimento inicial de R$ 800 milhões e poderá gerar até mil empregos diretos, sendo cerca de 500 nos primeiros meses.
Prosperidade no setor da tecnologia
Outro setor que cresce consideravelmente em Lages é o da tecnologia, podendo futuramente se igualar a grandes centros.
“Temos o exemplo de Florianópolis, que ocupa a quinta posição, tendo a tecnologia e o turismo como o principal pilar de sustentação da sua economia”, ressalta o secretário Marião.
Com projetos embrionários sendo desenvolvidos, o Órion Parque Tecnológico, o único centro de inovação e tecnologia da Serra Catarinense, se consolidou e ambiciona expandir ainda mais. O Órion de Lages celebra dois anos de inauguração com números expressivos.
Desde a implantação foram 260 eventos realizados, abrangendo diversos públicos, sejam empresários, empreendedores, profissionais liberais ou estudantes. São aproximadamente 39 empresas e instituições vinculadas ao Órion, além de empresas que oferecem uma série de assessorias e consultorias.
Vários projetos e ações são desenvolvidos dentro do parque, seja no intuito de promover o empreendedorismo e inovação, incluir jovens e terceira idade nos meios digitais, ou instigar o empoderamento feminino.
Novos empreendedores aquecem a economia
Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de janeiro a junho deste ano foram feitas 823 solicitações para abertura de empresas na modalidade Microempreendedor Individual (MEI) e entregues 821 alvarás.
Este número cresce todo mês. Em junho foram contabilizadas 6.038 MEIs ativas no município. São empresários que trabalham por conta própria e chegam a faturar até R$ 81 mil por ano.
Um setor que recebe atenção especial e total incentivo através dos programas da Secretaria é a indústria do couro. Cerca de 240 famílias atuam neste ramo no município, trabalhando de forma autônoma e de maneira artesanal.
Um trabalho também está sendo desenvolvido dentro da reciclagem, com projetos audaciosos em fase inicial, que pretendem transformar o lixo em geração de renda, com o diferencial de ter um novo perfil de recicladores, atuando de forma empreendedora na cidade.
“Vamos transformar os artesãos do couro e os recicladores em pequenos empresários, capacitando-os e ensinando-os como gerenciar seu próprio negócio”, afirma Marião. A intenção é transformá-los em microempresários (MEIs), passando a ter todas as garantias que esta formalização oferece.
Qualificação é a receita do sucesso
O primeiro passo para quem quer montar o próprio negócio ou está à procura de emprego é a capacitação. Com este objetivo, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo implantou, em março de 2017, o programa “Qualifica Mais”.
Desde quando o programa iniciou, foram realizados 27 cursos gratuitos ou com valores simbólicos, em diversas áreas, formando aproximadamente 700 pessoas. Entre os alunos, muitos com potencial para serem futuros empreendedores.
Vanusa Carneiro é um exemplo de quem viu na adversidade uma mola propulsora para conquistar patamares mais altos. Formada em Educação Física, ela sentiu dificuldades em encontrar emprego na área. Indicada por amigos, procurou o Qualifica Mais e decidiu pelo curso de Depilação, onde encontrou um novo nicho para trabalhar. Vanusa não hesitou em montar seu próprio salão, e há três meses abriu as portas da sua casa para as clientes.
“A área da beleza é muito promissora, mas quem abre um negócio precisa apresentar um diferencial para se manter no mercado. Além da depilação, sempre faço uma massagem durante a sessão, com ambiente climatizado, uma boa conversa, além de promoções e novas técnicas”, aponta. Se tudo correr bem, em breve ela pretende abrir um salão no Centro.
Professores voluntários ajudam no desenvolvimento da cidade
Todos os cursos do Qualifica contam com professores voluntários, de diversas áreas, que ensinam uma nova profissão e ajudam a quem precisa de uma direção no mercado de trabalho.
“Fico feliz em poder ajudar. Tem espaço para todos e quanto mais a cidade contar com pessoas empreendedoras, melhor”, comenta Guilherme Humberto de Lima, proprietário da Barbearia Santíssimo Bigode.
Ele ministra workshops na área, trazendo para dentro da sua barbearia alunos que querem aprender o ofício. Ele mesmo é um exemplo de empreendedorismo.
“A ideia de montar uma barbearia surgiu durante o período em que sai da empresa que trabalhava. Ás vezes sair da zona de conforto pode nos impulsionar para algo muito melhor”, diz.
Cerca de 22 empresas abraçaram a causa e abriram suas portas para que os alunos do Qualifica Mais pudessem fazer seus estágios sem vínculo empregatício, aprendendo na prática uma nova profissão, com a possibilidade de serem contratados conforme seu rendimento.
Este foi o caso de Milton da Silva Viana. Ele veio da cidade de Janaúba, Minas Gerais, junto com a família, para começar uma nova vida em Lages. Ficou seis meses desempregado e viu no programa uma oportunidade. Concluiu o curso de Estética Automotiva e, após estágio em uma empresa do ramo, conseguiu se efetivar no emprego.
“Foi uma luz no fim do túnel, para mim e minha família. Na cidade de onde viemos não existem programas como este e agradecemos imensamente a oportunidade. Quero ganhar experiência, e quem sabe montar meu próprio negócio”, comenta satisfeito.

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...