segunda-feira, 27 de maio de 2013

“Menina, escuta teu cantor” vence a 21ª Sapecada da Canção Nativa

Compositor recebe pela quarta vez o troféu de primeira colocada no festival
A 21ª Sapecada da Canção Nativa, que é considerado um dos mais importantes festivais de música nativista do país, recebeu mais de 500 inscrições. Na noite deste domingo (26), a música “Menina, escuta teu cantor”, escrita por Sérgio Carvalho Pereira e interpretada por Lizandro Amaral, foi escolhida a campeã entre as 16 que subiram ao Palco Nativista do parque de exposições Conta Dinheiro.
O troféu de 1º lugar foi entregue aos músicos pelo prefeito Elizeu Mattos. Ele destacou que o público que gosta e acompanha o festival é muito grande e reforçou sobre a importância do apoio ao evento. “Temos que apostar no nativismo, na cultura e na tradição”, declarou.
Compositor da música vencedora, Sergio recebe pela quarta vez o troféu de primeira colocada na Sapecada da Canção Nativa. Ele diz que a música se refere ao canto de um gaúcho em campereada e que está distante da sua amada. “‘Menina, escuta teu cantor’ tem versos que talvez nunca cheguem ao destino. É disso que fala a música”, explicou.
O segundo lugar ficou com a canção “Un acordeón y un sombrero”, de Martim César Gonçalves e interpretada por Gicela Mendez Ribeiro. Na terceira colocação os jurados escolheram a música “Quando meu canto passar”, de Rafael Ferreira e defendida por Arthur Matos, Ricardo Bergha, Vitor Amorim e Maicon Oliveira. Essa foi a canção vitoriosa na 13ª Sapecada da Serra Catarinense e que também recebeu o título de música mais popular do festival nacional.
Homenagem ao autor do jingle
O jornalista Francisco de Assis foi homenageado, durante a entrega da premiação, pela Comissão Central Organizadora (CCO) da 25ª Festa Nacional do Pinhão. Chico, como é carinhosamente conhecido na imprensa, é o autor do jingle “Do pinheiro nasceu a pinha, da pinha nasceu o pinhão”, que propaga o nome de Lages e da festa a cada edição do evento. O prefeito Elizeu Mattos e o vice-prefeito e presidente da CCO, Toni Duarte, entregaram a lembrança a um emocionado jornalista-poeta no encerramento da Sapecada.
Classificação
1º LUGAR – MENINA, ESCUTA O TEU CANTOR
2º LUGAR – UN ACORDEÓN E UN SOMBRERO
3º LUGAR – QUANDO MEU CANTO PASSAR
MÚSICA MAIS POPULAR – QUANDO MEU CANTO PASSAR
MELHOR INTÉRPRETE – LISANDRO AMARAL
MELHOR INSTRUMENTISTA – ALUISIO ROCKEMBACH
MELHOR LETRA – MENINA, ESCUTA O TEU CANTOR
MELHOR ARRANJO – UN ACORDEÓN E UN SOMBRERO
MELHOR MELODIA – UN ACORDEÓN E UN SOMBRERO
MELHOR CONJUNTO VOCAL – QUANDO MEU CANTO PASSAR
MELHOR TEMA CAMPEIRO - SANTA FÉ LAGUNA
MELHOR TEMA SOBRE A REGIÃO SERRANA - DOIS TROPEIROS
Legenda: “Temos que apostar no nativismo, na cultura e na tradição”, diz Elizeu Mattos
Fotos: Sandro Scheuermann e Toninho Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...