terça-feira, 21 de maio de 2013

Você viu?

Tornado gigante deixa quase 100 mortos em Oklahoma

Pelo menos 91 pessoas, incluindo 20 crianças, morreram na passagem de um potente tornado com ventos de até 320 km/h na segunda-feira pela região de Oklahoma City

 

O presidente americano Barack Obama declarou estado de desastre na região, o que abre caminho para a ajuda federal às áreas devastadas nos condados de Cleveland, Lincoln, McClain, Oklahoma e Pottawatomie, informou a Casa Branca em um comunicado.


 

Equipes de emergência realizavam as buscas entre os destroços do Plaza Towers Elementary School, que teve um impacto direto do tornado na segunda-feira à tarde.


Autoridades informaram que 40 corpos foram encontrados nos escombros dos prédios e centros de ensino destruídos pelo tornado. De acordo com o governo, a maioria das crianças mortas tinha menos de 12 anos. O serviço meteorológico nacional classificou a força do tornado como EF-4 na escala de magnitude dos fenômenos, o que significa ventos entre 260 e 320 km/h, mais importante que um furacão de categoria cinco. O capitão de polícia Dexter Nelson advertiu que as linhas de eletricidade e as tubulações de gás destruídas pelo tornado representam risco à população e pediu cuidado.Sobrevoando a área de helicóptero, as câmeras da KFOR capturaram cenas de destruição em Moore, com carros empilhados e casas destelhadas, assim como pessoas caminhando entre os escombros. Oklahoma City se encontra dentro do chamado "Vale do Tornado", que vai da Dakota do Sul até o centro do Texas, região particularmente vulnerável. O prefeito de Oklahoma City, Mick Cornett, disse que as primeiras equipes de emergência foram mobilizadas e que o Estado e a Guarda Nacional participarão no resgate. O centro médico de Moore foi evacuado e todos os pacientes levados para outros hospitais. Na última quinta-feira, dez tornados passaram pelo Texas, matando pelo menos seis pessoas, e ferindo dezenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...