sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Eleitorado idoso aumenta nos últimos quatro anos


O número de eleitores com mais de 60 anos aumentou  24% em Santa Catarina, desde o último pleito geral, em 2010, quando foram escolhidos deputados estaduais e federais; senadores, governadores, e presidente da República. O crescimento supera o registrado no país, no mesmo período, que foi de 17%, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

TRE suspende pesquisa por não indicar quem contratou os serviços



29.08.2014 O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, Fernando Vieira Luiz, julgou procedente a Representação n. 855-16.2014, confirmando a liminar anteriormente concedida, e suspendeu em definitivo a divulgação da pesquisa eleitoral divulgada pelos candidatos Paulo Roberto Bauer e Joares Carlos Ponticelli, e pela Coligação “Muda Brasil, Muda Santa Catarina”, em 23 de agosto.

Segundo Vieira Luiz, a pesquisa eleitoral não teria indicado a pessoa que contratou os serviços, requisito expresso do artigo 11 da Resolução TSE n. 23.400/2014. “Assim, a manutenção da suspensão da veiculação é medida necessária, ressalvado o direito dos representados de divulgar a mesma pesquisa, desde que atenda todas as exigências legais.” 

Secretário Regional visita obras na Uniplac


A Uniplac oferece cinco cursos de Engenharia (Mecânica, Produção, Civil, Elétrica e Design de Interiores). Os nove laboratórios darão melhores condições de aprendizado aos 800 acadêmicos matriculados nos cursos. Uma empresa contratada pela instituição está concluindo as obras, e os aparelhos e equipamentos adquiridos com os recursos repassados pelo Governo do Estado já estão sendo entregues pelas empresas. Alguns deles vieram da Ásia. A expectativa é que os laboratórios entrem em funcionamento no primeiro semestre do ano que vem.

 

Midilages

 

Atualmente, a Midilages agrega 22 empresas de Tecnologia da Informação que surgiram a partir de projetos desenvolvidos por acadêmicos. Agora, a estrutura física está sendo ampliada para receber mais sete empresas. A obra está no alicerce, e deve ser concluída no ano que vem. “A região serrana está se tornando competitiva no setor, e o investimento resultará em novos negócios e na ampliação das oportunidades de emprego”, diz o secretário João Alberto Duarte.    

Acil está com inscrições abertas para curso em técnicas de vendas



Descrição: logo
A Acil em parceria com o Sebrae, está com inscrições abertas para o curso de técnicas em vendas com foco no cliente. Ele ocorre de 15 até 18 de setembro, das 19h até 22h45min na ACIL. O investimento é de 170 reais e os interessados podem se inscrever diretamente na Associação Empresarial.
O foco é proporcionar ao participante como compreender os caminhos e estratégias de vendas, refletir sobre a importância do vendedor para a empresa, para os clientes e para si mesmo, visando atuar de maneira estratégica para obtenção dos melhores resultados nos negócios.
Dentre os assuntos a serem abordados estão: visão histórica da profissão de vendedor, funções, desenvolvimento de habilidades de prospecção de mercado e busca de clientes, desenvolvimento de habilidade de levantar necessidades de clientes, negociação, organização das ações de pós venda, atitudes e comportamentos profissionais adequados de um vendedor.
O curso é indicado, principalmente, para empresários de micro e pequenas empresas, bem como gerentes ou colaboradores que atuem na área de marketing e vendas. Mais informações podem ser obtidas pelos fones: (49) 3251-6611 ou (49) 3289-1300.
 
Débora (49) 91667862


quinta-feira, 28 de agosto de 2014

GEADA FORTE MODIFICOU A PAISAGEM EM URUPEMA


 

Urupema - A “Cidade Mais Fria do Brasil” teve um novo amanhecer gelado. Nesta quinta-feira os termômetros registraram a temperatura mínima de -6.8ºC, segundo medições do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina, órgão oficial do estado.

 

A geada forte transformou a paisagem pintando-as de branco, deixando os campos ainda mais bonitos, o que proporciona belas imagens para os moradores e turistas.

 

 

O frio foi tão intenso que o telhado das casas, carros, lagos, árvores, entre outros, amanheceram congelados.

Via Gastronômica: Empresários preocupados com desrespeito à lei do tráfego de caminhões


Estamos buscando o bom senso para equacionar os impasses. Nós precisamos nos adequar à cidade e não a cidade ter de se adequar aos interesses individuais.” Altenir Agostini

 

Endereço de mais de dez estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, a rua Emiliano Ramos, onde está concentrada a Via Gastronômica, está passando por ampla revitalização, composta por novas redes subterrâneas de energia elétrica, e de compartilhamentos, de esgotamento sanitário, novos passeios públicos e arborização. Mas os empresários da Via estão preocupados com a conscientização da população, principalmente a circulação de veículos pesados em desacordo com a legislação, o que levará a danificar pavimentações e calçadas.

A Via Gastronômica foi dimensionada com pavimentos novos, priorizando os pedestres. “Realizamos adaptações no projeto até para permitir o trânsito também de transporte de cargas de pequeno porte para o abastecimento de seus estabelecimentos”, pontua o secretário de Planejamento, Jorge Raineski, salientando que em setembro será iniciado o cabeamento subterrâneo porque a tubulação deverá estar pronta até o fim desse mês.

Já foi iniciada a pavimentação da parte dos passeios mais alargados e removida a primeira camada, onde será abrigado o espaço destinado ao estacionamento (também de paver, peças pré-moldadas de concreto), permanecendo a camada asfáltica direcionada somente para o trânsito de veículos previstos no projeto.

 

Desrespeito à lei e às pessoas

 

O presidente da Via Gastronômica, proprietário da Fogão Peças, Edésio Forbici, diz que não está havendo respeito por parte dos caminhoneiros e das empresas sobre a pesagem excessiva. “Temos muitos momentos em que caminhões, tanto leves quanto pesados, circulam em cima das calçadas, danificando o que já foi revitalizado. Estamos apreensivos porque deve-se respeitar o processo desde seu início. O projeto não contempla estacionamento do lado esquerdo e o paver faz com que tenhamos uma via mais leve, com absorção das águas, e demanda cuidado especial para maior durabilidade”, relata.

Trabalhadores na Epagri e Cidasc seguem em greve


O comando de greve dos trabalhadores na Epagri e Cidasc definiu pela realização de uma grande mobilização a ser realizada no próximo dia 28 de agosto, quinta-feira, em Lages, com o objetivo de sensibilizar a sociedade, os meios de comunicação e também, o governo do estado, sobre a grave situação vivenciada por estes trabalhadores, que estão com defasagem salarial que ultrapassa 80%.

 

Os trabalhadores estão cansados de falsas promessas feitas pelo governo estadual e pelas empresas, que há vários anos seguem adiando para a próxima campanha salarial um possível avanço nas negociações. Os Planos de Cargos e Salários que trariam benefícios para todos os funcionários não saíram do papel. O que existe é apenas uma possibilidade de implantação, que o CPF (Conselho de Polícia Financeira do Governo do Estado) já adiantou não vai autorizar no corrente exercício.  

 

O assédio moral nas empresas, embora velado, é um fato corriqueiro já denunciado pelos trabalhadores e que prejudica o ambiente de trabalho. Por esses e tantos outros motivos é que os trabalhadores estão fartos. Como não há disposição dos patrões em negociar e nem mesmo querem aceitar o julgamento do dissídio coletivo já ajuizado a única alternativa para o comando é dar continuidade à GREVE, com as mobilizações e ações propostas pelos trabalhadores ao comando. 

Taça Catarinense: Caça e Rio do Sul ficam no empate


Depois da vitória em cima da Xaxiense (3 a 1), o time do Caça e Tiro/Honolulu/FME entrou em quadra na noite desta quarta-feira (27) para enfrentar o Rio do Sul, podendo assumir a liderança da competição. Com as duas equipes buscando o resultado positivo, a partida começou a “mil por hora”. Logo aos 28 segundos, Fabão recebe de Ezequiel e toca na saída de Roger – a bola caprichosamente toca no pé da trave direita e volta nas mãos do goleiro lageano.

No contra-ataque rápido, o Caça devolve na mesma moeda: Gava desce pela ala esquerda e bate forte, a bola explode na trave, nas costas do goleiro, antes de Taynan afastar o perigo. Aos 5’25”, Gava percebe o goleiro adiantado e da quadra de defesa tenta por cobertura e a bola para no travessão de Rio do Sul. Aos 6’50” os visitantes quase abriram o placar.
O goleiro Roger arrisca para o gol, Marcão defende e a bola sobra para Ezequiel que atravessa toda a quadra e na hora da finalização é travado por Rafael Pernambucano. Aos 12’05”, Fabrício encontra Ferrugem na ala oposta, o camisa 5 domina e solta uma bomba – Marcão opera um “milagre”, evitando o gol do Caça

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Samt aposta na matéria-prima regional e explora artesanato em porungo

 
A gerente de Inclusão Produtiva do Município, Junara de Oliveira Nunes, esclarece que a partir deste mês de agosto retomou-se uma ideia já discutida em 2013 e estão sendo criadas novas peças
 
Típico da Serra catarinense, o porungo ativa a imaginação de quem passa por campos e bosques da região por suas formas moldadas pela própria natureza e dá asas para inúmeras possibilidades criativas. E para valorizar e aproveitar os artifícios da terra lageana e serrana, a Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Samt) está confeccionando peças exclusivas utilizando-o como matéria-prima, proveniente de doações de comunidades rurais

terça-feira, 26 de agosto de 2014


 

Descrição: logo
OAB vai à Escola leva Serrano Vota em Serrano para salas de aula de Lages nesta semana
Advogados da Comissão da OAB de Lages iniciaram, nesta segunda-feira (25/08), visitas aos Ensinos Médios da cidade para conscientização dos jovens eleitores sobre a importância do processo eleitoral e do voto regional. Até o final da semana, a estimativa é de que mais de sete mil alunos tenham assistido às palestras.
Nos encontros são apresentados desde a abordagem histórica do início do voto até leis e processos que permeiam os poderes legislativo e executivo, bem como os argumentos da Campanha Serrana Vota em Serrano. De acordo com o presidente da Comissão, Dr. Pablo Buogo, os estudantes são levados a compreender melhor o processo eleitoral ouvindo o contexto histórico que passa pelo período da monarquia, Brasil Colônia, Império, República, conquista do voto das mulheres, voto direto, voto não secreto, coronelismo, voto de cabresto, até uma abordagem sobre as Diretas já e a Constituição de 1988.  
Nas visitas é falado, também, sobre a divisão dos poderes executivo e legislativo, como se entrelaçam e as funções que competem aos deputados. É destacado, ainda, sobre a importância de votar em candidatos que representem a região serrana. De acordo com Dr. Pablo Buogo, dois argumentos são fundamentais para explicar a importância de eleger deputados que representem determinada região. O primeiro é a participação de um Deputado no Processo Legislativo: a elaboração de leis benéficas à população serrana é imprescindível para o desenvolvimento da região. E em segundo lugar, é pela distribuição do orçamento do governo, pois deputados serranos irão defender e solicitar a destinação de verbas para a Serra, verbas estas que podem ser utilizadas para diversas finalidades, como obras, por exemplo.
No tocante à questão orçamentária, também se destacam as emendas parlamentares, que são formas dos deputados agraciarem as suas regiões com quantias em dinheiro destinadas a diversos projetos. Tais emendas parlamentares, se aprovadas, podem destinar valores que variam entre dois e quinze milhões de reais por ano, para cada deputado estadual ou federal eleitos.
A iniciativa OAB vai a Escola é a nível nacional e em cada município ela pode assumir características diferenciadas. Em Lages, por exemplo, ela incorporou a Campanha Serrano Vota em Serrano, apoiando a causa pelo Voto Regional, por entender a OAB que a população serrana carece de representantes nas elevadas esferas do governo, e essa carência de representatividade política afeta diretamente o desenvolvimento econômica na região.
 
Débora (49) 91667862
Descrição: assinatura_coringa


Secretaria da Saúde orienta população para aplicação da segunda dose da vacina contra Hepatite B


Após a vacinação de mais de 113 mil pessoas contra a Hepatite B, que ocorreu em julho, durante a Mobilização Estadual Contra as Hepatites Virais, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), orienta que as pessoas procurem os postos de saúde para a aplicação da segunda dose da vacina.

Do total de vacinados, 89,4%, pouco mais de 101 mil pessoas, tomaram a primeira dose durante a campanha de mobilização, e devem retornar aos postos de saúde para tomar a segunda dose, que é aplicada um mês após a primeira.

“A pessoa só desenvolve a imunidade depois de receber as três doses da vacina. A terceira deve ser realizada seis meses após a primeira”, informa a gerente de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e Imunização, Vanessa Vieira da Silva. Como a vacina contra Hepatite B faz parte do calendário vacinal, quem ainda não recebeu a primeira dose deve procurar um posto de saúde.

Devem se vacinar crianças a partir do primeiro ano de idade e jovens e adultos até 49 anos. Pessoas dos seguintes grupos vulneráveis também devem tomar a vacina, independente da idade: gestantes, manicures e pedicures, profissionais do sexo, militares, profissionais de saúde, caminhoneiros, usuários de drogas, pessoas que fazem sexo com pessoas do mesmo sexo, coletores de lixo e tatuadores.

Para as crianças menores de um ano, o calendário básico de vacinação indica uma dose da vacina contra Hepatite B ao nascer. O esquema vacinal é completado com três doses da vacina Pentavalente (aos dois, quatro e seis meses) que, além de proteger contra Hepatite B, previne contra difteria, tétano, coqueluche e meningite causada pelo Haemophilus.

Hepatite B

A hepatite é uma inflamação do fígado, geralmente causada por vírus, mas que também pode ser provocada pelo abuso de bebida alcoólica e por reação a algum medicamento. É uma doença silenciosa, que nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Por isso a importância do diagnóstico precoce, para prevenir doenças como o câncer de fígado e a cirrose, diminuindo também a necessidade de transplantes e internações.

- Tecnologia assistiva: Emeb Santa Helena conta com Atendimento Educacional Especializado


O prefeito Elizeu Mattos, o vice Toni Duarte e a secretária de Educação, Marimilia Coelho, inauguraram o polo na escola municipal do bairro Copacabana

 

Buscando melhor desenvolvimento dos estudantes com deficiências e visando sua autonomia e independência na escola e fora dela, numa perspectiva inclusiva, o município conta com Salas de Atendimento Educacional Especializado (AEEs). Na manhã desta segunda-feira (25) o prefeito Elizeu Mattos, o vice Toni Duarte e a secretária de Educação, Marimilia Coelho, inauguraram mais um polo, este na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Santa Helena, no bairro Copacabana.

O município atualmente conta com 16 salas em funcionamento, todas polo, atendendo também estudantes de outras unidades escolares próximas. São beneficiados alunos com necessidades especiais física, visual, auditiva, intelectual, baixa visão, transtorno global de desenvolvimento, altas habilidades, entre outras. Cada sala tem um professor especializado. Os horários são pré-agendados na secretaria da escola.

 


Semasa comunica possível falta de água em dois bairros esta tarde





Trata-se do Pró-Morar e do Santa Clara, das 16h às 18h30min

 

A Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) comunica que nesta terça-feira (26) poderá faltar água nos bairros Pró-Morar e Santa Clara. A interrupção no fornecimento de água está previsto para o período das 16h às 18h30min devido aos trabalhos de limpeza dos reservatórios R 7 e R 16. Trata-se de um serviço necessário que é feito em todos os reservatórios do sistema de armazenamento de água da Semasa, periodicamente.

 





segunda-feira, 25 de agosto de 2014

- Em obras: Inicia asfalto na João Rogério Floriani


Ao todo serão cerca de 40 ruas, em mais de 20 bairros, sendo a maioria com nova pavimentação e outras com reperfilagem

 

Iniciada a obra de recapeamento de mais uma rua que faz parte do pacote de ações com recursos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A João Rogério Floriani, no bairro Sagrado Coração de Jesus, está sendo asfaltada, em uma extensão de 127 metros, no trecho entre a Lourenço Waltrick e a Coronel Lica Ramos. O investimento é de cerca de R$ 200 mil.

Além desta, outras vias encontram-se em obras. A Sergipe, no bairro São Cristóvão, a Odemiro Mezzalira, no bairro Triângulo, e a José Córdova dos Santos, no bairro Santo Antônio. Juntas somam aproximadamente R$ 650 mil. Ao todo serão em torno de 40 ruas, em mais de 20 bairros, sendo a maioria com nova pavimentação e outras com reperfilagem.

Somente do BRDE serão investidos aproximadamente R$ 5 milhões. Os recursos também tem origem do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) e financiamento junto à Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), com outros R$ 6 milhões de investimento.

 

Gol de empate, pênalti desperdiçado e muita reclamação com a arbitragem


 

O Blumenau voltou melhor para a segunda etapa e pressionou o Inter em busca do gol de empate. Aos nove minutos, Marcelinho arrisca de longe, a bola bate no travessão e no chão antes de Plínio afastar – muita reclamação da equipe do BEC, alegando que a bola teria entrado após bater no travessão. Aos 12 minutos, em jogada ensaiada de falta, a bola é rolada para Anderson Ijuí que bate forte e obriga Pablo a fazer grande defesa.

Aos 14, mais polêmica: Thoni cobra escanteio na cabeça de Brasão que testa firme para o fundo do gol, mas o juiz Rodrigo Ferreira anula, alegando falta de ataque. Aos 24 o BEC chega ao empate. Marcelinho encontra Diego pela direita, que bate cruzado. Rafael Santos antecipa a defesa colorada e marca.

Após sofrer o empate, o Inter partiu em busca do gol da vitória, que o manteria na liderança da competição. A chance de ouro veio aos 29 minutos quando Carlão derrubou Bruno dentro da área e o juiz marca pênalti. Marcelo Quilder vai para a cobrança, mas bate mal e facilita a vida do goleiro Maurício, que faz a defesa no canto direito. Já nos acréscimos, Thoni faz belo cruzamento e Xipote marca de cabeça; mais uma vez o árbitro Rodrigo Ferreira marca falta de ataque e anula o gol do Inter.

Fim de jogo e 1 a 1 no placar. Com o empate o Inter chegou aos 14 pontos – um a menos que o Concórdia que, jogando em casa, bateu o Camboriú pelo placar de 2 a 0 e assumiu a liderança com 15 pontos. No próximo domingo (31) o Inter vai a Tubarão enfrentar o Hercílio Luz no estádio Anibal Costa, a partir das 16h.

 

Torcedor pé quente

UBSs: Classificação de risco é tema de palestra na Saúde


“A capacitação nos ajudará a atender melhor. Qualquer pessoa da comunidade será beneficiada, não somente gestantes ou crianças. O aperfeiçoamento nos deixa mais seguros.” Margarete Verônica dos Santos

 

 

Enfermeiros de 41 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), atuantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de dez enfermeiros da rede municipal, como os do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), receberam a professora mestre e coordenadora do curso de enfermagem do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), de Rio do Sul, Rosimeri Geremias Farias.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Banco de Alimentos: Entidade recebe uma tonelada de feijão e 1.200 litros de refrigerante


Os produtos serão entregues às entidades socioassistenciais governamentais e não governamentais cadastradas

 

A coordenação do Banco de Alimentos, da Secretaria de Assistência Social de Lages, recebeu nesta quinta-feira (21) a doação de uma tonelada de feijão dos tipos preto e carioquinha. Os grãos, doados pelas cooperativas de agricultores das cidades de Anita Garibaldi e Cerro Negro, estão sendo separados e embalados para distribuição às entidades socioassistenciais governamentais e não governamentais cadastradas. 

Neste mesmo dia foram doados para o Banco de Alimentos 1.200 litros de refrigerante Coca-Cola Light, embalados em fardos de garrafa PET, contendo dois litros cada, através da empresa de distribuição de bebidas Mega. De acordo com a coordenadora do Banco de Alimentos, Viviane Ribeiro Krebs Gonçalves, os mantimentos são catalogados pela equipe técnica e repassados imediatamente para as mais de 40 entidades cadastradas. 

O Banco de Alimentos foi inaugurado no mês de maio deste ano. Deste então arrecadou e distribuiu mais de 90 toneladas de alimentos e outros mantimentos, incluindo leite, suco e refrigerante. “Estamos trabalhando nas visitas técnicas às empresas, entidades e instituições para que conheçam a nossa estrutura e façam doações ao Banco de Alimentos”, diz.

 


 

Gabriel se reúne com mais de 300 pessoas no bairro da Várzea


Na noite desta quinta-feira o candidato a deputado estadual pelo PSD Gabriel Ribeiro participou de um encontro com lideranças na sede do Barracão eventos no bairro da várzea.

A reunião foi organizada pelo ex candidato a vereador Tunico Duarte e reuniu mais de 300 pessoas entre lideranças comunitárias de vários bairros e moradores do interior do município. 

Gabriel apresentou sua proposta como candidato a deputado estadual pela serra catarinense e pediu o apoio para que a serra tenha representatividade na Assembleia Legislativa.

- O Inter treina nesta sexta, às 15h, no Vidal Ramos Júnior. No sábado, também no municipal, o treino será às 9h


Inter enfrenta o BEC para tentar manter a liderança; conheça o histórico dos confrontos

Um dos maiores clássicos da Série B do Campeonato Catarinense terá mais um capítulo neste domingo. Inter de Lages e Blumenau se enfrentam no Estádio Vidal Ramos Júnior pela primeira vez desde a inesquecível final da divisão de acesso (atual Série C) do estadual, vencida em 2013 pelo Colorado Lageano. O jogo será às 15h30min.

O clássico vai completar 60 anos de existência em 2014. Até hoje, Inter e BEC se enfrentaram 93 vezes. Os colorados venceram 33 partidas, duas a menos que o Blumenau, que saiu vencedor em 35 confrontos. Nesses quase 60 anos, foram 25 empates. O Inter marcou 102 gols e o BEC, 120.

O Inter precisa vencer para se manter na ponta da tabela da Série B. No momento, o Colorado Lageano soma 13 pontos, após quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota. O Blumenau está em quinto lugar na classificação, com 9 pontos.

Os ingressos para Inter x BEC estão sendo vendidos nas lojas Honolulu e também na loja que o clube montou na sala 14 do Serra Shopping. As entradas custam R$ 20 (arquibancada descoberta; a meia-entrada sai por R$ 10) e R$ 30 (arquibancada coberta; meia a R$ 15).

 

Nova decisão
Inter de Lages F7 derrota o Clube da Bola e chega à final da Copa Federação
Nesta quinta-feira, o Inter de Lages F7 derrotou o Clube da Bola F7 por 5 a 2 na semifinal da Copa Federação de Futebol Sete e chegou à final do torneio. O jogo foi realizado na quadra Primeiro Tempo, às margens da BR-

Vivace Camerata faz espetáculo beneficente no Marajoara


Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro, na Banca Central e com os integrantes do grupo pelo valor de R$ 10,00

 

No domingo (24), a partir das 20h, a Vivace Camerata apresenta mais um espetáculo beneficente no Marajoara. No repertório variado tem música popular brasileira, tradicionalista, rock e outras. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro, na Banca Central e com os integrantes do grupo pelo valor de R$ 10,00. Toda renda será revertida à Comunidade Rainha da Paz, do bairro Centenário.
Esse é o terceiro ano que o grupo faz a ação solidária. Formada por 13 integrantes que tocam violinos, viola de arco, violoncelo, flauta transversal, flauta doce tenor, clarinete, piano e percussão, a Vivace Camerata tem seis anos de existência. Os músicos se reúnem todos os domingos para fazer música

terça-feira, 19 de agosto de 2014

ovens empresários ajudam a fomentar o associativismo em Lages

A possibilidade de aprendizado com profissionais mais experientes e novos relacionamentos comerciais são os maiores atrativos para quem está começando a carreira ou iniciando seu negócio. ADVB/SC Jovem regional de Lages em parceria com ACIL Jovem realiza evento nesta sexta-feira (22) para integrar o movimento na região.

Falta de experiência em gestão. Esta foi a principal dificuldade encontrada pelo arquiteto Malek Ráu Dabbous quando decidiu sair da construtora onde trabalhava e abrir junto com o pai uma empresa de arquitetura e engenharia em Lages. “A formação acadêmica do arquiteto é muito voltada para questões técnicas, por isso, lidar com a parte administrativa e financeira da empresa foi um desafio”, conta. Mas, segundo ele, foi por meio do associativismo que conseguiu amadurecer e mudar aspectos importantes da vida profissional. “Pude ampliar meus conhecimentos e o relacionamento com profissionais de diversas regiões e segmentos de mercado. Hoje, é o que me torna melhor como empresário”, explica Malek, que participa do Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Lages (ACIL Jovem) e ainda preside o núcleo lageano do Instituto de Arquitetos do Brasil.
Outro jovem empresário de Lages, Jonny Meireles, também apostou na rede associativista logo que montou sua empresa de roupas e assessórios. Ele participa da ACIL Jovem e do Rotaract. “Foi difícil ganhar a confiança dos fornecedores, mas sempre tive bons exemplos para me espelhar e encontrar os atalhos do mundo dos negócios”, diz. Para Jonny, “o associativismo torna o vínculo de aprendizado mais fluente, pois aproxima quem está começando de pessoas que já têm experiência de mercado”, destaca.
Os núcleos que reúnem jovens empresários, como a ACIL Jovem, a CDL Jovem e o Rotaract, tem ganhado cada vez mais força na região serrana. O grupo de jovens da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC), criado há três anos no estado, também já conta com representação em Lages e quer fortalecer o movimento jovem na região. A ideia da ADVB/SC Jovem é lapidar futuros líderes por meio do aprendizado com as melhores práticas do mercado e pelo relacionamento com empresários e executivos com larga experiência. Segundo Guilherme Kruger, coordenador geral da ADVB/SC Jovem, “como Santa Catarina é pioneira na criação de um grupo de jovens dentro de uma ADVB, o núcleo catarinense tem grande reconhecimento nacional e possibilidades para integrar os jovens executivos em todo o país”, destaca.
André Chimiloski da Fonseca, que coordena as ações da ADVB/SC Jovem em Lages, ressalta o trabalho do núcleo na cidade. “Lages é um polo de destaque no associativismo jovem. Já realizamos ações importantes aqui na região e o objetivo é continuar crescendo e trazendo mais eventos com a marca e qualidade ADVB para cá”, diz.
O próximo evento está agendado para esta sexta-feira (22). A ADVB/SC Jovem, em parceria da ACIL Jovem, realiza mais uma edição do Encontro Empresarial. Será um bate-papo sobre empreendedorismo e como continuar crescendo nas incertezas e adversidades. Os convidados para o encontro são o presidente da Nord Eletric, o executivo Nelson Akimoto, que também é vice-presidente da ADVB/SC em Chapecó, e o presidente da entidade, Octávio Lebarbenchon Neto, que é Superintendente de Novos Negócios do Grupo Almeida Junior.





Seminários: Educação fiscal e transparência pública estão em pauta

Para o diretor de Fiscalização Tributária do Município de Lages, Jorge Diener, o Programa de Educação Fiscal e Cidadania visa despertar nas crianças e nos jovens a noção de cidadão enquanto elemento que custeia o Estado

As Secretarias da Fazenda de Lages e de Santa Catarina promoverão, nos dias 28 e 29 de agosto, na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), o 1º Seminário Regional sobre Educação Fiscal e Cidadania e o 6º Seminário Catarinense sobre Transparência Pública e Controle Social. Serão debatidas questões como a aplicação correta e equilibrada dos recursos financeiros públicos

Recuperação de ruas: Infraestrutura mantém obras em vários bairros


A Sergipe, no São Cristóvão, onde está localizado o Centro de Educação Infantil Municipal Maria de Castro Arruda, não era pavimentada. A via recebe uma camada asfáltica nesta semana

A prefeitura de Lages, através da Secretaria de Infraestrutura, dá continuidade ao seu cronograma de obras em várias regiões da cidade. São realizados serviços como patrolamento, tapa-buracos, construção de caixas, colocação de tubos, calçamento, limpeza e desobstrução de bocas-de-lobo. Na rua José Kichiner, próximo ao Caic, no bairro Santa Catarina, está sendo substituída uma ponte de madeira por galeria de concreto. Nas ruas Caetano Vieira da Costa e Aristiliano Ramos, no Centro, o calçamento está sendo recuperado, facilitando o deslocamento de pedestres. Ruas da Cidade Alta e bairro Ferrovia, além de paralelas à avenida Papa João XXIII, estão sendo patroladas.



quinta-feira, 14 de agosto de 2014

logo_empresa_cidada

Lages sedia cerimônia do Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC na próxima quinta-feira (21)


Quinze organizações com projetos nas áreas de Preservação Ambiental, Participação Comunitária e Desenvolvimento Cultural vão receber a distinção. Cerimônia será realizada na Pousada Rural do SESC.

Governador Raimundo Colombo retoma agenda de encontros regionais a partir desta sexta-feira


O governador e candidato à reeleição, Raimundo Colombo, retoma nesta sexta-feira à noite, em São Joaquim, a agenda dos grandes encontros regionais da coligação Santa Catarina em Primeiro Lugar. As agendas de quarta-feira à noite até a tarde desta sexta-feira foram suspensas em razão da morte do presidenciável Eduardo Campos, ocorrida na manhã de quarta-feira, em acidente aéreo, em Santos (SP).

Além do evento de sexta-feira, o governador também participará, no sábado de manhã, em Lages, do grande encontro de representantes de todos os partidos da Coligação Santa Catarina em Primeiro Lugar. Também fazem parte da agenda a instalação do comitê da coligação Santa Catarina em Primeiro Lugar, em São Joaquim, e os lançamentos das candidaturas a deputado estadual de Nilton Freitas e Valdir Cobalchini, respectivamente, em Lages e Caçador.


Educação: Seminário discute pacto pela alfabetização na idade certa


Em 2013 foi deflagrado o primeiro ano do Pnaic em Lages, com foco na língua portuguesa. Neste ano o pacto entrou em sua segunda fase, desta vez voltada para a matemática

Um dos grandes desafios da educação infantil, em todo o país, é garantir que os alunos estejam alfabetizados até os 8 anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental. Lages está engajada neste compromisso, através do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), promovido pelo Ministério da Educação. Na noite desta quarta-feira (13), a Secretaria de Educação realizou o IV Seminário do Pnaic, com participação de diretores e orientadores das unidades escolares e professores alfabetizadores

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Revitalização urbana de São Joaquim e construção de boulevard serão autorizadas nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 14, serão entregues ordens de serviço para restauração das vias urbanas no centro de São Joaquim, que inclui a construção de boulevard, e para os reparos na pista do aeroporto municipal Ismael Nunes. Os atos ocorrerão na Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, às 10h30, com a presença do secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, do secretário de Infraestrutura, João Carlos Ecker, e da secretária de Desenvolvimento Regional em São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani.

A revitalização será executada em nove ruas, em um total de 2,3 quilômetros, localizadas na área central de São Joaquim. Nas ruas Manoel Joaquim Pinto e Major Jacinto Goulart será implantado um boulevard. “Isso permite que a rua possa ser fechada para trânsito apenas de pedestres durante uma festa ou evento”, explica a secretária regional Solange Pagani.


Infraestrutura substitui ponte no Santa Mônica

São estruturas muito resistentes, que devem durar muitos anos, representando economia para o município, pois a manutenção das pontes estava saindo muito caro.” Benjamin Schultz
A Secretaria de Infraestrutura continua o trabalho de substituição de pontes de madeira por estruturas de concreto em vários bairros. Nesta semana o serviço está sendo executado na rua Botafogo, no Santa Mônica, Área Industrial. Além da construção da nova ponte, a secretaria, com mão de obra própria, está executando o desassoreamento e limpeza do leito do rio – no canal havia muitos entulhos, represando a água.

Crescimento da obesidade motiva realização de simpósio na Capital

Os índices de obesidade no Brasil estão cada vez mais alarmantes. O número de pessoas acima do peso cresce a cada ano no país. No ranking mundial, o Brasil aparece em quinto entre os países com maior número de obesos. Hoje, são 60 milhões de brasileiros nessas condições. O tema obesidade e a incidência cada vez maior da doença no Brasil motivaram a realização do I Simpósio de Obesidade, que reunirá, em Florianópolis, nos dias 15 e 16 de agosto, profissionais da saúde e especialistas no tema.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Promoção de Policias Militares

A 4ª CIA/BPMA parabeniza todos os policiais militares promovidos por merecimento na data de 11.08 no 6º Batalhão de Polícia Militar em Lages.

"Este reconhecimento recebido logo no início da carreira, é extremamente importante mostra o comprometimento de cada um com sua função. Todos que hoje são promovidos tiveram um excelente comportamento e extraordinário desempenho profissional. Na corporação eles assumem a partir de agora um nova função que deve melhor ainda mais o serviço prestado à toda comunidade", disse o Capitão da 4ª CIA/BPMA de Lages, Frederick Rambusch. 

SC começa imunização de crianças contra a hepatite A

Desde a segunda-feira (11), estão disponíveis em todos os postos de saúde do Estado doses da vacina contra a hepatite A. A imunização é destinada a crianças entre um ano e dois anos de idade incompletos. A meta do Estado é imunizar mais de 84 mil crianças.

PEDIDO DE SOCORRO ---- AJUDEMMMMM

Absurdo até ameaças para quem não apoiar candidatos da quadrangular 
Recebi reclamações e pedidos de socorro de pessoas ligadas a Igreja do Evangelho Quadrangular e resolvi repassar aos amigos para que nos ajudem a sepultar esse tipo de politicagem na igreja, pois os templos são para adorar a Deus e levar o evangelho e não para pedir votos para candidato “A” ou “B”. O ano político chega e mais uma vez a pressão e as ameaças em cima de pastores titulares e pastores auxiliares desta denominação religiosa chega junto. Chegou – se ao absurdo de no último sábado em reunião de pastores desta igreja os lideres estaduais da igreja se levantarem e dizerem que quem não estiver no projeto político da igreja o missionário poderia orar e o pastor morrer na hora. Que absurdo isso... Meu Deus onde estamos... quando ouvi isso e outras coisas como a obrigatoriedade de colocar placa e adesivos nas casas e pedir votos no altar na igreja para o candidato a deputado estadual Parizotto e o candidato a deputado federal Mioto fiquei estarrecido. As ameaças e as pressões em cima dos pastores é tanta que já teve pastores que por isso deixaram a igreja, o exemplo mais recente disso é o pastor Bento Pereira que deixou a Igreja Quadrangular do Bairro Habitação. Peço ajuda aos amigos da imprensa para que nos colocamos contra essas atitudes primeiro porque Igreja não é local de pedir votos ou fazer politicagem e depois estamos deixando esses votos irem para candidatos que nem daqui são. Vamos juntos porque juntos somos mais fortes nesta cobrança

Secretária esclarece sobre mamógrafo e equipamento de raio X

“Acredito que, em setembro, o serviço de mamografia comece a funcionar. Não há previsão de início do raio X, pois depende de procedimentos burocráticos, readequação da rede de energia e a vinda do aparelho, cedido pelo Estado.” Cristina Subtil

A Secretaria de Saúde está implantando serviços de mamografia e raio X na estrutura física da pasta, que funciona junto ao pronto-atendimento Tito Bianchini. As salas onde serão disponibilizados passam por readequações. Enquanto isso, a administração municipal continua oferecendo os exames em clínicas conveniadas. “Havia uma demanda de 2.952 exames e atualmente há pouco mais de 890”, diz a secretária de Saúde, Cristina Subtil

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...