Único
catarinense a integrar a Subcomissão Permanente do Leite da Câmara, o deputado
federal Celso Maldaner (PMDB-SC) irá solicitar a realização de uma audiência
pública para debater a imagem do produto no Brasil, a ser realizada no início
de 2015, no âmbito da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e
Desenvolvimento Rural. A decisão foi tomada em conjunto com os demais membros
da Subleite, em reunião realizada em Brasília, na tarde desta terça-feira
(18).
"O que
verificamos atualmente é a proliferação de informações equivocadas e
preconceituosas com relação a este produto, seja por meio da mídia tradicional,
seja pelos órgãos oficiais. O Ministério da Saúde, por exemplo, lançou
recentemente um Guia Alimentar em que sugere moderação e em alguns casos até
desaconselha o consumo de leite integral, iogurte naturais, queijos, bebidas
lácteas e iogurtes adoçados. Nas bancas, também é comum encontrar manchetes enfatizando
as vantagens da dieta sem lactose e elegendo o leite como o novo grande vilão
da saúde, o que não representa a verdade", explicou Maldaner.
Para o
deputado, é necessário que haja o esclarecimento da sociedade em relação às
propriedades nutricionais do leite, além de evidenciar também os rigorosos
controles sanitário e de qualidade pelos quais passa o produto em todas as suas
etapas de produção. "Não podemos permitir que alguns casos isolados de
fraudes se confundam com a totalidade de um segmento que trabalha dentro das
normas e com altíssimos padrões de qualidade como o setor lácteo",
explicou Maldaner.
Produção cresce mais que o consumo
Outra
preocupação do setor debatida durante a reunião da Subleite, na tarde desta
terça-feira, foi a importação do produto, que afeta diretamente o preço do
leite brasileiro. "Verificamos que as importações de leite uruguaio, por
exemplo, caíram 55% em relação a 2013 e 70% na comparação com 2012, mostrando
que não é este o fator que está influenciando negativamente no preço do leite
pago ao produtor. O que ocorre agora é que a produção obteve alta de 8%,
enquanto o consumo subiu em ritmo bem menor, de apenas 1%. Daí a importância de
trabalhar a imagem do produto junto ao consumidor brasileiro, como forma de
retomar o crescimento mais acentuado do consumo de leite e derivados no
país", reforçou o deputado.
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