quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Celso Maldaner irá propor audiência para debater a imagem do leite no Brasil

Único catarinense a integrar a Subcomissão Permanente do Leite da Câmara, o deputado federal Celso Maldaner (PMDB-SC) irá solicitar a realização de uma audiência pública para debater a imagem do produto no Brasil, a ser realizada no início de 2015, no âmbito da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. A decisão foi tomada em conjunto com os demais membros da Subleite, em reunião realizada em Brasília, na tarde desta terça-feira (18). 

"O que verificamos atualmente é a proliferação de informações equivocadas e preconceituosas com relação a este produto, seja por meio da mídia tradicional, seja pelos órgãos oficiais. O Ministério da Saúde, por exemplo, lançou recentemente um Guia Alimentar em que sugere moderação e em alguns casos até desaconselha o consumo de leite integral, iogurte naturais, queijos, bebidas lácteas e iogurtes adoçados. Nas bancas, também é comum encontrar manchetes enfatizando as vantagens da dieta sem lactose e elegendo o leite como o novo grande vilão da saúde, o que não representa a verdade", explicou Maldaner. 

Para o deputado, é necessário que haja o esclarecimento da sociedade em relação às propriedades nutricionais do leite, além de evidenciar também os rigorosos controles sanitário e de qualidade pelos quais passa o produto em todas as suas etapas de produção. "Não podemos permitir que alguns casos isolados de fraudes se confundam com a totalidade de um segmento que trabalha dentro das normas e com altíssimos padrões de qualidade como o setor lácteo", explicou Maldaner. 

Produção cresce mais que o consumo

Outra preocupação do setor debatida durante a reunião da Subleite, na tarde desta terça-feira, foi a importação do produto, que afeta diretamente o preço do leite brasileiro. "Verificamos que as importações de leite uruguaio, por exemplo, caíram 55% em relação a 2013 e 70% na comparação com 2012, mostrando que não é este o fator que está influenciando negativamente no preço do leite pago ao produtor. O que ocorre agora é que a produção obteve alta de 8%, enquanto o consumo subiu em ritmo bem menor, de apenas 1%. Daí a importância de trabalhar a imagem do produto junto ao consumidor brasileiro, como forma de retomar o crescimento mais acentuado do consumo de leite e derivados no país", reforçou o deputado.   


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