sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Monitoras da Samt passam por qualificação sobre tecelagem em São Joaquim

A Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania está montando um Centro de Tecelagem em sua sede, em Lages, para valorizar os artefatos regionais

Nove profissionais qualificadoras artesanais da Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Samt) receberam capacitação entre os dias 28 e 31 de outubro, direcionada à tecelagem, no Centro de Treinamento (Cetrejo) da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em São Joaquim. O curso aconteceu através da parceria entre as Epagris de São Joaquim e Lages.
A Samt está montando um Centro de Tecelagem em sua sede, em Lages, para valorizar os artefatos regionais, principalmente a lã. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional (SDR) de São Joaquim disponibilizou dois teares no valor de R$ 5 mil cada para a composição do Centro de Tecelagem. A Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) doou teares menores. A princípio o Centro de Tecelagem será utilizado pelas professoras da Samt e, futuramente, moradoras dos bairros serão alunas em cursos gratuitos.
O curso de processamento de lã de ovelha para as instrutoras possui três etapas: lavar, cardar (abrir), fiar e conhecer a qualidade da lã, selecionando-a para que tipo de produtos poderá ser utilizada – acolchoado ou tecido; tecelagem, padronagem e tingimento, com combinações de cores, para formação de tecido para ruana, pala, poncho, trilho de mesa.
Na próxima etapa, entre 1º e 5 de dezembro, serão trabalhados os focos na fiação e tear. As mulheres irão confeccionar cachecóis, mantas. Na etapa subsequente, em março de 2015, serão trabalhadas as técnicas de tapeçaria não artística para casa – confecção de tapetes e jogos americanos. Utensílios de montarias para cavalos também serão motivos de capacitação. A Samt forneceu a lã para o curso e a Epagri, o restante dos materiais.

Aproveitamento
A coordenadora da Samt, Elisabete Guse, participou da capacitação. “A Epagri tem um conhecimento incrível, além de sua vasta experiência”, avalia. “Nós mesmas tingimos lãs e fabricamos acolchoados, trazidos para Lages com o propósito de doarmos junto aos enxovais que serão entregues para mães carentes da cidade. Trouxemos rolos de fios cardados e as cobertas prontas”, informa. A costureira da Samt, Isabel Simas, esteve em São Joaquim. “Eu nunca tinha participado de algo voltado à tecelagem”, ressalta.

Parceria alemã
O curso de artesanato em lã da Epagri existe desde 1990 quando surgiu o convênio com a Cooperação Técnica Alemã GTZ, que disponibilizou técnicos para ensinar metodologias e abordar tecnologias. Mais de mil pessoas foram capacitadas na Serra. Alunos de diversos Estados aprenderam na região e levaram as técnicas para suas cidades, não somente com práticas em lã, mas com fios naturais, como ratã e algodão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...