Para os empresários, as pessoas não devem ter vergonha ou medo de aprender. As oportunidades aparecem para quem se qualifica
“Tenho a felicidade e a certeza de que a qualificação fez a diferença para deixar o desemprego e voltar ao trabalho”. Palavras emocionadas de Neuza de Fátima Pitz. Na noite de terça-feira (25) ela recebeu o certificado de conclusão do curso de Costura Industrial do Vestuário, demandado pelo Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Brasil Sem Miséria), executado em Lages através da Secretaria Municipal de Assistência Social e oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Segundo Neuza, ela estava desempregada antes de iniciar o curso há cerca de quatro meses e recebendo apenas o valor do seu seguro-desemprego. “Antes de iniciar o curso eu costurava algumas peças de cortinas. Agora me profissionalizei na área mais industrial e antes mesmo de terminar o período de estudos no Pronatec já fui contratada por uma empresa local. Estou recebendo meu salário e deixei o seguro-desemprego. Para completar faço uns serviços em casa e ainda consigo um dinheiro extra todo mês”, revela.
O empresário e representante do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Lages, Aldori Wiggers, presente no ato de entrega dos certificados, salientou que a qualificação e o preparo das pessoas faz com que as oportunidades de trabalho apareçam. “É necessário não ter vergonha ou medo de aprender. O profissional mais preparado sempre terá melhores condições que aquele que não aproveita as oportunidades”, entende.
Em Lages, o Pronatec ofereceu neste ano mais de 20 cursos de formação e qualificação profissional, através da parceria entre o Senai, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc). “Foram mais de 500 pessoas efetivamente matriculadas. Alguns cursos já foram encerrados nas demais instituições e outros ainda estão em andamento. Na nossa lista de pré-matrículas contabilizamos, de março a outubro, mais de duas mil inscrições”, explicou a psicóloga do Pronatec, Lauriane Barbosa Ramos.
Entrega de Certificados
O Senai realizou na noite de terça a cerimônia de entrega de certificados de conclusão de três cursos oferecidos através do Pronatec Brasil Sem Miséria. No total, cem alunos concluíram os cursos Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial, Eletricista Industrial e Costureiro Industrial do Vestuário.
O ensino foi disponibilizado gratuitamente e com ajuda financeira para os custeios de transporte e lanche. “Todos os cursos do Pronatec Brasil Sem Miséria são oferecidos neste formato, sem taxas de matrículas ou pagamento de mensalidades”, frisou a assistente social do Pronatec, Emília Fernanda Pires de Lima Toldo.
Legenda: O ensino foi disponibilizado gratuitamente e com ajuda financeira para os custeios de transporte e lanche (Foto: Ari Junior)
______________________________________________
PronatecNovos cursos com matrículas abertas ainda para este ano
As aulas estão previstas para iniciarem no dia 8 de dezembro; as inscrições podem ser feitas nos CRASs dos bairros Popular, Centenário, Penha, Tributo, Santa Mônica e Bela Vista, ou diretamente no Pronatec
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está disponibilizando para Lages, para iniciar ainda este ano, os cursos de formação e qualificação profissional de Costureiro Industrial do Vestuário, Eletricista de Automóveis e Instalador de Acessórios Automotivos, todos via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Brasil Sem Miséria).
As aulas estão previstas para iniciarem no dia 8 de dezembro, por isso as inscrições dos interessados já podem ser feitas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRASs) dos bairros Popular, Centenário, Penha, Tributo, Santa Mônica e Bela Vista, ou diretamente no Pronatec, na avenida Belizário Ramos (Carahá), ao lado da Associação Empresarial de Lages (Acil).
De acordo com a assistente social do Pronatec, Emília Fernanda Pires de Lima Toldo, o curso de Costureiro Industrial será oferecido em duas turmas, uma no período da tarde e outra à noite. “Em algumas áreas já temos uma lista de espera. Lembramos que a idade mínima para estes três cursos é de 16 anos”, explica.
Os cursos serão oferecidos gratuitamente. A prioridade é para as pessoas cadastradas nos programas sociais do governo federal ou que estejam recebendo o seguro-desemprego. Os alunos ganham ajuda financeira para custear transporte e lanche. A documentação necessária para se inscrever são as cópias do RG, CPF, comprovante de residência e escolaridade.
Para o ano de 2015, a previsão é que o governo federal homologue para Lages cerca de 40 cursos, totalizando mais de 1.200 vagas. O Pronatec Brasil Sem Miséria é executado em Lages através da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Saiba mais sobre os cursos
Costureiro Industrial do Vestuário – 220 horas/aula – Uma turma no período noturno com 23 vagas e outra no vespertino com 20 vagas. Escolaridade: Ensino Fundamental II incompleto (do 6º ao 9º ano, ou da antiga 5ª a 8ª série), idade mínima 16 anos.
Descrição: Opera máquinas de costura industrial, confeccionando peças do vestuário seguindo a tabela de medidas, com supervisão técnica seguindo as normas e procedimentos da profissão, segurança, higiene e saúde.
Eletricista de Automóveis – 180 horas/aula – Uma turma no período noturno com 21 vagas. Escolaridade: Ensino Fundamental II incompleto (do 6º ao 9º ano), idade mínima 16 anos.
Descrição: Realiza a montagem e a reparação em instalações elétricas e equipamentos auxiliares de veículos automotores, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário