quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Curso do Pronatec garante retorno ao mundo do trabalho


Para os empresários, as pessoas não devem ter vergonha ou medo de aprender. As oportunidades aparecem para quem se qualifica

“Tenho a felicidade e a certeza de que a qualificação fez a diferença para deixar o desemprego e voltar ao trabalho”. Palavras emocionadas de Neuza de Fátima Pitz. Na noite de terça-feira (25) ela recebeu o certificado de conclusão do curso de Costura Industrial do Vestuário, demandado pelo Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Brasil Sem Miséria), executado em Lages através da Secretaria Municipal de Assistência Social e oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Segundo Neuza, ela estava desempregada antes de iniciar o curso há cerca de quatro meses e recebendo apenas o valor do seu seguro-desemprego. “Antes de iniciar o curso eu costurava algumas peças de cortinas. Agora me profissionalizei na área mais industrial e antes mesmo de terminar o período de estudos no Pronatec já fui contratada por uma empresa local. Estou recebendo meu salário e deixei o seguro-desemprego. Para completar faço uns serviços em casa e ainda consigo um dinheiro extra todo mês”, revela.
O empresário e representante do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Lages, Aldori Wiggers, presente no ato de entrega dos certificados, salientou que a qualificação e o preparo das pessoas faz com que as oportunidades de trabalho apareçam. “É necessário não ter vergonha ou medo de aprender. O profissional mais preparado sempre terá melhores condições que aquele que não aproveita as oportunidades”, entende.
Em Lages, o Pronatec ofereceu neste ano mais de 20 cursos de formação e qualificação profissional, através da parceria entre o Senai, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc). “Foram mais de 500 pessoas efetivamente matriculadas. Alguns cursos já foram encerrados nas demais instituições e outros ainda estão em andamento. Na nossa lista de pré-matrículas contabilizamos, de março a outubro, mais de duas mil inscrições”, explicou a psicóloga do Pronatec, Lauriane Barbosa Ramos.

Entrega de Certificados
O Senai realizou na noite de terça a cerimônia de entrega de certificados de conclusão de três cursos oferecidos através do Pronatec Brasil Sem Miséria. No total, cem alunos concluíram os cursos Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial, Eletricista Industrial e Costureiro Industrial do Vestuário.
O ensino foi disponibilizado gratuitamente e com ajuda financeira para os custeios de transporte e lanche. “Todos os cursos do Pronatec Brasil Sem Miséria são oferecidos neste formato, sem taxas de matrículas ou pagamento de mensalidades”, frisou a assistente social do Pronatec, Emília Fernanda Pires de Lima Toldo.

Legenda: O ensino foi disponibilizado gratuitamente e com ajuda financeira para os custeios de transporte e lanche (Foto: Ari Junior)
______________________________________________
 
Pronatec
Novos cursos com matrículas abertas ainda para este ano

As aulas estão previstas para iniciarem no dia 8 de dezembro; as inscrições podem ser feitas nos CRASs dos bairros Popular, Centenário, Penha, Tributo, Santa Mônica e Bela Vista, ou diretamente no Pronatec

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está disponibilizando para Lages, para iniciar ainda este ano, os cursos de formação e qualificação profissional de Costureiro Industrial do Vestuário, Eletricista de Automóveis e Instalador de Acessórios Automotivos, todos via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Brasil Sem Miséria).
As aulas estão previstas para iniciarem no dia 8 de dezembro, por isso as inscrições dos interessados já podem ser feitas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRASs) dos bairros Popular, Centenário, Penha, Tributo, Santa Mônica e Bela Vista, ou diretamente no Pronatec, na avenida Belizário Ramos (Carahá), ao lado da Associação Empresarial de Lages (Acil).
De acordo com a assistente social do Pronatec, Emília Fernanda Pires de Lima Toldo, o curso de Costureiro Industrial será oferecido em duas turmas, uma no período da tarde e outra à noite. “Em algumas áreas já temos uma lista de espera. Lembramos que a idade mínima para estes três cursos é de 16 anos”, explica.
Os cursos serão oferecidos gratuitamente. A prioridade é para as pessoas cadastradas nos programas sociais do governo federal ou que estejam recebendo o seguro-desemprego. Os alunos ganham ajuda financeira para custear transporte e lanche. A documentação necessária para se inscrever são as cópias do RG, CPF, comprovante de residência e escolaridade.
Para o ano de 2015, a previsão é que o governo federal homologue para Lages cerca de 40 cursos, totalizando mais de 1.200 vagas. O Pronatec Brasil Sem Miséria é executado em Lages através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Saiba mais sobre os cursos
Costureiro Industrial do Vestuário – 220 horas/aula – Uma turma no período noturno com 23 vagas e outra no vespertino com 20 vagas. Escolaridade: Ensino Fundamental II incompleto (do 6º ao 9º ano, ou da antiga 5ª a 8ª série), idade mínima 16 anos.
Descrição: Opera máquinas de costura industrial, confeccionando peças do vestuário seguindo a tabela de medidas, com supervisão técnica seguindo as normas e procedimentos da profissão, segurança, higiene e saúde.

Eletricista de Automóveis – 180 horas/aula – Uma turma no período noturno com 21 vagas. Escolaridade: Ensino Fundamental II incompleto (do 6º ao 9º ano), idade mínima 16 anos.
Descrição: Realiza a montagem e a reparação em instalações elétricas e equipamentos auxiliares de veículos automotores, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...