quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Carro invade preferencial e colide em motociclista


Corola não parou na preferencial quando colidiu no motociclista.

Um acidente envolvendo um veiculo Corolla placas de Lages e uma motocicleta, interrompeu o trânsito por volta das 16h, no cruzamento das Ruas Hercílio Luz e Manoel Thiago de Castro. 

. O Corolla descia a Rua Hercílio Luz quando invadiu a preferencial e colidiu contra um motociclista que seguia pela Rua Manoel Thiago de Castro sentido igreja Santa Cruz .

Apesar do susto, ambos os condutores não tiveram ferimentos , somente perdas materiais. 
O SAMU foi acionado e em seguida o trânsito liberado para o tráfego. 

Halloween: a curiosa origem do Dia das Bruxas

Dia das Bruxas é um festival ligado à cultura americana, mas celebrado atualmente em diversos países - Getty Images
Imagens: Getty Images


Você sabe como surgiu o Dia das Bruxas, também conhecido mundialmente como "Halloween"? Celebrado em 31 de outubro, é um feriado celebrado principalmente nos Estados Unidos, mas, hoje em dia, comemorado em diversos outros países, inclusive no Brasil.

Vêm se tornando cada vez mais populares hábitos como o de crianças se fantasiarem para sair de porta em porta atrás de doces (ou cometer travessuras, para os incautos que não se prepararam para receber os pequenos visitantes), espalhar enfeites e adereços "assustadores" pela casas e participar de festas a fantasia. No entanto, o que se sabe sobre sua origem pouco tem a ver com o significado moderno que essa festa adquiriu - acredita-se que ela se deu há muitos séculos, na Europa, com raízes em um antigo festival celta.

De onde vem o nome do Halloween? O Halloween tem suas raízes não na cultura americana, mas no Reino Unido. Seu nome deriva de "All Hallows' Eve". "Hallow" é um termo antigo para "santo", e "eve" é o mesmo que "véspera". O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro. Mas uma coisa é a etimologia de seu nome, outra completamente diferente é a origem do Halloween moderno. Como esta festa começou? Desde o século 18, historiadores apontam para um antigo festival pagão ao falar da origem do Halloween: o festival celta de Samhain (termo que significa "fim do verão").

Hábitos como crianças irem fantasiadas de porta em porta atrás de doces vêm se tornando mais populares em diversos países - Getty Images


O Samhain durava três dias e começava em 31 de outubro. Segundo acadêmicos, era uma homenagem ao "Rei dos mortos". Estudos recentes destacam que o Samhain tinha entre suas maiores marcas a fogueira e celebrava a abundância de comida após a época de colheita.

O problema com essa teoria é que ela se baseia em poucas evidências além da época do ano em que os festivais eram realizados. A comemoração, a linguagem e o significado do festival de outubro mudavam conforme a região.

Os galeses celebravam, por exemplo, o "Calan Gaeaf". Há pontos em comum entre esse festival realizado no País de Gales e a celebração do Samhain, predominantemente irlandesa e escocesa, mas há muitas diferenças também. 

Em meados do século 8, o papa Gregório 3º mudou a data do Dia de Todos os Santos de 13 de maio - a data do festival romano dos mortos - para 1º de novembro, a data do Samhain. Não se tem certeza se Gregório 3º ou seu sucessor, Gregório 4º, tornaram a celebração do Dia de Todos os Santos obrigatória na tentativa de "cristianizar" o Samhain. Mas, quaisquer que fossem seus motivos, a nova data para esse dia fez com que a celebração cristã dos santos e a do Samhain fossem unidas. Assim, tradições pagãs e cristãs acabaram se misturando.

Quando surgiu o Dia das Bruxas? O Dia das Bruxas que conhecemos hoje tomou forma entre 1500 e 1800. Fogueiras tornaram-se especialmente populares a partir do Halloween. Elas eram usadas na queima do joio (que celebrava o fim da colheita no Samhain), como símbolo do rumo a ser seguido pelas almas cristãs no purgatório ou para repelir a bruxaria e a peste negra.

Outro costume de Halloween era o de prever o futuro - previa-se a data da morte de uma pessoa ou o nome de seu futuro marido ou mulher. Em seu poema Halloween, escrito em 1786, o escocês Robert Burns descreve as formas pelas quais uma pessoa jovem podia descobrir quem seria seu grande amor.

O Dia das Bruxas que conhecemos hoje tomou forma entre 1500 e 1800 - Getty Images


Muitos destes rituais de adivinhação envolviam a agricultura. Por exemplo, puxar uma couve ou um repolho do solo por acreditar que seu formato e sabor forneceriam pistas cruciais sobre a profissão e a personalidade do futuro cônjuge.

Outros incluíam pescar com a boca maçãs marcadas com as iniciais de diversos candidatos e "ler" cascas de noz ou olhar um espelho e pedir ao diabo para revelar a face da pessoa amada. A comida era um componente importante do Halloween, assim como de muitos outros festivais.

Um dos hábitos mais característicos envolvia crianças, que iam de casa em casa cantando rimas ou dizendo orações para as almas dos mortos. Em troca, elas recebiam bolos de boa sorte que representavam o espírito de uma pessoa que havia sido liberada do purgatório. Durante o festival, as igrejas costumavam tocar seus sinos, às vezes por toda a noite. A prática era tão incômoda que o rei Henrique 3º e a rainha Elizabeth tentaram proibi-la, mas não conseguiram. Esse ritual prosseguiu, apesar das multas regularmente aplicadas a quem fizesse isso.

Como o festival chegou à América? Em 1845, durante o período conhecido na Irlanda como a "Grande Fome", 1 milhão de pessoas foram forçadas a imigrar para os Estados Unidos, levando junto sua história e tradições.

Não é coincidência que as primeiras referências ao Halloween apareceram na América pouco depois disso. Em 1870, por exemplo, uma revista feminina americana publicou uma reportagem em que o descrevia como feriado "inglês".

A princípio, as tradições do Dia das Bruxas nos Estados Unidos uniam brincadeiras comuns no Reino Unido rural com rituais de colheita americanos. As maçãs usadas para prever o futuro pelos britânicos viraram cidra, servida junto com rosquinhas, ou doughnuts em inglês.

O milho era uma cultura importante da agricultura americana - e acabou entrando com tudo na simbologia característica do Halloween americano. Tanto que, no início do século 20, espantalhos - típicos de colheitas de milho - eram muito usados em decorações do Dia das Bruxas.

Foi nos EUA também que a abóbora passou a ser sinônimo de Halloween. No Reino Unido, o legume mais "entalhado" ou esculpido era o turnip , um tipo de nabo.

Uma lenda sobre um ferreiro chamado Jack que conseguiu ser mais esperto do que o diabo e vagava como um morto-vivo deu origem às luminárias feitas com abóboras que se tornaram o principal símbolo do Halloween americano. A tradição moderna de "doces ou travessuras" também é americana. Há indícios disso em brincadeiras medievais que usavam repolhos, mas pregar peças tornou-se um hábito nessa época do ano entre os americanos a partir dos anos 1920.

As brincadeiras podiam acabar ficando violentas, como ocorreu durante a Grande Depressão, e se popularizaram de vez após a 2ª Guerra Mundial, quando o racionamento de alimentos acabou e doces podiam ser comprados facilmente. Mas a tradição mais popular do Halloween, de usar fantasias e pregar sustos, não tem qualquer relação com os doces. Ela veio após a transmissão pelo rádio de uma adaptação do livro Guerra dos Mundos , do escritor inglês H.G. Wells, que gerou uma grande confusão quando foi ao ar, em 30 de outubro de 1938.

Ao concluí-la, o ator e diretor americano Orson Wells deixou de lado seu personagem para dizer aos ouvintes que tudo não passava de uma pegadinha de Halloween e comparou seu papel ao ato de se vestir com um lençol para imitar um fantasma e dar um susto nas pessoas. Mas a esta altura, muitos já pensavam que, assim como no livro, a terra estava realmente sendo invadida por marcianos.

Foi nos EUA que a abóbora passou a ser sinônimo de Halloween - Getty Images


E quanto ao Halloween moderno? Hoje, o Halloween é o maior feriado não cristão dos Estados Unidos. Em 2010, superou tanto o Dia dos Namorados quanto a Páscoa como a data em que mais se vendem chocolates. Ao longo dos anos, foi "exportado" para outros países, entre eles o Brasil. Por aqui, desde 2003, também se celebra neste mesma data o Dia do Saci, fruto de um projeto de lei que busca resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao Dia das Bruxas.

Em sua "era moderna", o Halloween continuou a criar sua própria mitologia. Em 1964, uma dona de casa de Nova York chamada Helen Pfeil decidiu distribuir palha de aço, biscoito para cachorro e inseticida contra formigas para crianças que ela considerava velhas demais para brincar de "doces ou travessuras". Logo, espalharam-se lendas urbanas de maçãs recheadas com lâminas de barbear e doces embebidos em arsênico ou drogas alucinógenas.

Atualmente, o festival conserva pouco de sua origem, mas, apesar de ter ganhado nova roupagem, dá oportunidade para que adultos brinquem com seus medos e fantasias. Ele permite subverter normais sociais como evitar contato com estranhos ou explorar o lado negro do comportamento humano. Une religião, natureza, morte e romance. Talvez seja esse o motivo de sua grande popularidade.


Fonte: Uol

Cedup Caetano Costa é danificado pelo temporal

📷Foto: Divulgação

O temporal que aconteceu na Serra Catarinense atingiu, também, o Centro de Educação Profissional (Cedup) Caetano Costa, conhecido como Colégio Agrícola, localizado às margens da BR 282, na localidade de Itararé, no interior de São José do Cerrito. O alojamento, abrange uma área mil metros quadrados, sendo 500 metros no primeiro piso e 500 metros no segundo. O local abriga 160 meninos que frequentam o ensino médio integrado. 

O engenheiro do Governo do Estado, Aldo Antonio da Silva, fez o levantamento da situação. Segundo a coordenadora de educação, da Coordenadoria Regional de Educação de Lages (CRE), Claudia Maris Coelho Pezzi, que esteve, na manhã de quinta-feira (31), no colégio, os alunos foram dispensados das aulas por 15 dias, ou seja, retornam dia 18 de novembro. “Se a reforma ficar pronta, antes disso, retomaremos as aulas”, afirma, completando que não haverá prejuízo aos estudantes, pois as aulas serão repostas. “Faremos à tarde (quinta-feira), o plano de reposição das aulas.”

Claudia destacou ainda que, durante à noite, quando o prédio começou a ser danificado, os alunos colocaram em prática o Plano de Evacuação de Emergência, o diretor José Muniz foi avisado e esteve no local.

Informações Clmais

Enem é um dos principais intrumentos de acesso ao ensino superior

Mais de 5 milhões de alunos farão provas nos dias 3 e 10 de novembro

Enem
 Agência Brasil 

Os mais de 5 milhões de estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) domingo (3) e dia 10 poderão usar as notas que obtiverem para acessar o ensino superior dentro e fora do país. As oportunidades são muitas e uma das principais condições para participar dos processos seletivos é não tirar zero na redação. 
Todas as universidades federais do país usam o Enem de alguma forma, seja como processo seletivo único, seja como uma das formas de admissão. Para ingressar em instituições públicas federais, estaduais e municipais, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que ocorre duas vezes por ano, é uma das principais formas de acesso. 
Na primeira edição deste ano foram ofertadas mais de 235 mil vagas distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país. Na segunda edição, foram mais de 59 mil vagas em 76 instituições públicas de ensino.
Algumas instituições usam a nota do Enem em processos próprios. Em 2020, a Universidade de Brasília (UnB), por exemplo, deixará de usar o Sisu, mas os estudantes continuarão podendo usar o exame como forma de ingresso.
As instituições particulares também admitem estudantes com base na nota do Enem, seja por meio de programas do governo federal, seja por processos próprios. O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudos nessas instituições. Neste ano, foram ofertadas, no primeiro semestre, cerca de 244 mil bolsas de estudo em 1,2 mil instituições particulares de ensino. No segundo semestre, o total de bolsas foi 169 mil, em 1,1 mil instituições em todo o país.
Também com base nas notas do Enem é possível concorrer a financiamentos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Neste ano, foram ofertadas 100 mil vagas na modalidade juro zero.
Fora do país, o Enem também pode ser usado para admissão em universidades. Em Portugal, o exame é aceito como forma de ingresso em 42 instituições de ensino.

Vantagens do Enem

O Enem, que era usado para avaliar os estudantes do ensino médio, começou em 2009 a servir para o ingresso no ensino superior, ganhando uma roupagem de vestibular. A mudança trouxe vantagens, de acordo com especialistas. Não é mais necessário pagar várias taxas de vestibular e viajar o país para ter acesso a instituições de ensino superior. 
“Antes, quando havia várias provas, elas eram muito diferentes. Até hoje faço gabarito das provas e digo, com toda certeza, que meus alunos do Rio de Janeiro, de antigamente, não tinham condições de enfrentar uma prova como a da UnB, por exemplo”, diz o coordenador pedagógico do ProEnem, plataforma online de preparação para o exame, Diego Viug. “Democratizou muito o acesso ao ensino superior”, acrescenta. 
O Enem pode, no entanto, ser aprimorado, de acordo com Marcelo Lima, vice-presidente de relações institucionais da Quero Educação, plataforma que desenvolve soluções para ajudar escolas a captarem e a manterem os alunos, Uma das mudanças é a aplicação mais de uma vez por ano. “Se o aluno perde a data do Enem, não consegue mais fazer o exame no ano. Isso restringe o ingresso na faculdade”, diz. 
Ele defende ainda que outros elementos sejam considerados na seleção para o ensino superior. O ideal, segundo Marcelo Lima, seria o aluno fazer várias provas ao longo do ensino médio. Ele sugere também que se faça análise de nota e da vida estudantil,  observar se participou de trabalhos voluntários e avaliar suas habilidades socioemocionais. O que define o critério para aprovação é ao longo do ensino médio e não uma única prova, conforme disse. 

Mudanças

Esta é a última edição do Enem inteiramente de papel. A partir do ano que vem, a prova começa a ser aplicada, ainda em versão teste, digitalmente. Até 2026, as provas deverão ser todas feitas pelo computador. Com isso, a intenção é que o exame seja aplicado mais de uma vez por ano.
O exame também deverá ser reformulado para atender ao novo ensino médio, que ainda está em fase de implementação. Pelo novo modelo, os estudantes terão uma formação comum, definida pela Base Nacional Comum Curricular, e poderão, no restante da formação, escolher uma especialização por itinerários formativos. Os itinerários são: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino técnico.
A intenção é que, quando o modelo estiver em prática, o que deverá ocorrer em 2021, o Enem também se adeque, passando a oferecer várias opções de prova para cada itinerário escolhido pelo estudante, além de avaliar a parte comum.
Agência Brasil

Temporal causa estragos na Serra Catarinense

📷Fotos: Correio Lageano 


A forte chuva com vento que atingiu a Serra Catarinense na madrugada desta quinta-feira (31), provocou quedas de árvores, destelhamentos de casas, falta de luz entre outros. A Defesa Civil de Lages atendeu vários chamados de moradores espalhados por 11 bairros da cidade. Foram 20 ocorrências com 14 destelhamentos até as 6 horas, segundo o secretário executivo da Defesa Civil, Jean Felipe de Souza. ”Esse número está aumentando”, destaca.



Além disso, foram registradas quedas de árvores, uma delas foi no entroncamento da Avenida Papa João XXIII com a Valério Antunes, no Bairro Ipiranga. Pela manhã, a Defesa Civil trabalha, também, para retirar quatro eucaliptos que caíram nas estrada de acesso a comunidade de Caetano Verza. 




Equipes estão percorrendo bairros de Lages para identificar mais pontos atingidos. Não há relatos de pessoas feridas. 
De acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz, permanece a condição temporais localizados com chuva moderada a forte, descarga elétrica, ventania (rajadas próximas e acima de 60 km/h) e granizo em todas as regiões de Santa Catarina, por causa do deslocamento de uma frente fria.
CLmais

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Prefeitura melhora sinalização de trânsito no cruzamento da Frei Gabriel com avenida Carahá

Estreitamento de pista na ponte do cruzamento sinaliza aos motoristas para que diminuam a velocidade no movimentado local
📷Fotos:Iran Rosa de Moraes e Divulgação  

Para garantir maior segurança para motoristas e pedestres que diuturnamente passam pelo cruzamento da rua Frei Gabriel com a avenida Belizário Ramos (Carahá), a Diretran está melhorando a sinalização horizontal e vertical de trânsito naquela movimentada travessia urbana.
O diretor do departamento de engenharia e sinalização de trânsito, Sérgio Todeschini, explica o que está sendo feito no citado local: “As faixas pintadas sobre as laterais das pistas de rolamento sobre a ponte do rio Carahá, no cruzamento da Frei Gabriel com a Belizário Ramos, tem o efeito visual e sensação de estreitamento de pista e além disso, os sinais de “PARE” sobre o asfalto e nas placas verticais, alertam os motoristas para diminuírem velocidade”.
Segundo explica Todeschini, estas melhorias fazem parte do conjunto de melhorias necessárias, tendo em vista a retirada do semáforo (sinaleira) daquele cruzamento. E, muito embora, a sinalização indique que a preferencial é a rua Frei Gabriel, o estreitamento de pista sobre a ponte visa sobretudo chamar a atenção dos motoristas para a passagem de pedestres pelo local.
A Diretran também está implantando na lateral da avenida Belizário Ramos faixa de ciclovia (desde a ponte do citado cruzamento até a ponte do cruzamento com a avenida Dom Pedro II). Esta faixa de ciclovia irá se interligar com a faixa já existente no trecho que se estende da ponte da Frei Gabriel até o ponto do cruzamento com a avenida Presidente Vargas. Dali em diante esta ciclovia dará acesso a faixa central de ciclovia existente na avenida Duque de Caxias. “Estamos melhorando, de forma planejada e técnica, a mobilidade urbana. São ações que modernizam o trânsito e trazem mais segurança para pedestres e motoristas”, comenta o prefeito Antonio Ceron.

Prefeitura de Lages 

Catarata é a principal causa de perda de visão

Aproximadamente 85% das cataratas são diagnosticadas em pessoas com idade acima de 50 anos.


📷 Foto: Divulgação

Uma das principais causas de cegueira no mundo, a catarata é uma doença caracterizada pela perda de transparência do cristalino, lente natural, cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias. A evolução costuma ser lenta, e a doença pode afetar primeiro um dos olhos e só mais tarde o outro.

O diagnóstico é feito em consultório, por meio da avaliação oftalmológica. Sintomas como se a lente dos óculos estivesse embaçada ou como se houvesse uma névoa diante dos olhos, ou ainda a visão dupla, sensibilidade à luz e imagens distorcidas, são alguns sinais de que a visão pode estar comprometida. “Muitos pacientes tem o hábito de achar que é preciso aumentar o grau dos óculos ou iniciar o uso dele, mas em alguns casos o problema não está neste acessório, o problema está na parte interna do olho, está na catarata”, explica a médica oftalmologista, Denise Caon Rahmeier.

O tratamento clínico, como prescrição de óculos, tem efeito transitório. A correção cirúrgica é a única opção para recuperação da capacidade visual do portador de catarata.

A catarata pode ser congênita (casos raros) ou adquirida. A principal causa da doença é o envelhecimento, mas alguns hábitos podem ocasionar aparição da doença, como tabagismo, diabetes, algumas doenças reumatológicas, entre outras.  “O uso prolongado de colírios a base de corticoides e alguns outros medicamentos  e ainda traumas na região dos olhos também podem contribuir com o surgimento da doença, Por isso, sempre informe seu médico que tipo de tratamento realizou, por quanto tempo e se já passou por algum tipo de lesão nos olhos”, frisa.

A prevenção

   
📷Foto: Flavia Mota / Divulgação


Levando em conta a comprovada relação entre radiação solar e catarata, uma das recomendações mais importantes para prevenir ou ao menos atrasar o surgimento da doença é vestir óculos escuros. Vale também o alerta para jamais olhar diretamente para o sol.

Não usar colírios sem a devida prescrição médica, especialmente aqueles com corticoides na fórmula, é outra orientação para manter a visão em ordem.

Hábitos saudáveis fazem parte da estratégia de prevenção. Um deles é não fumar. E manter um cardápio repleto de vegetais proporciona um aporte importante de vitaminas como o betacaroteno, presente na cenoura, por exemplo. No organismo, esse nutriente se transforma em vitamina A, reconhecida por proteger os olhos contra a catarata.

Lages Diário

Rua Coronel Córdova está fechada

📷Fotos: Marcela Ramos


O Serviço Municipal de Água (Semasa) trabalha na ligação de esgoto, da Praça João Costa, no Centro de Lages, na manhã desta quarta-feira (30). A Rua Coronel Córdova, está interditada por conta da obra. Oito funcionários trabalham no local, e contam com uma retroescavadeira e um caminhão basculantes (caçamba). Conforme o Supervisor de Obras, Joceli Nunes da Silva, a via ficará fechada até o meio dia. As placas e cones de aviso foram colocadas no cruzamento entre a Rua João de Castro, em frente ao Correios. Os carros estacionados na via passaram por cima da calçada do Calçadão Túlio Fiúza de Carvalho desviando da obra. 




Correio Lageano 

Refis com 100% de desconto em juros e multas até esta quinta-feira (31) para pagamentos à vista

A Lei Municipal nº 4.353, sancionada pelo prefeito Antonio Ceron, está relacionada aos débitos de natureza tributária ou não, de pessoas físicas e jurídicas, inscritos ou não em dívidas ativa junto à prefeitura, objetos de ações executivas fiscais ou não, com fato gerador ocorrido até 31 de dezembro de 2018.

📷Foto:  Toninho Vieira / ASCOM PML

Nesta quinta-feira (31 de outubro) encerra o primeiro prazo para o pagamento à vista ou de forma parcelada com descontos nos juros e multas através do Programa de Recuperação Fiscal (Refis) 2019. O objetivo da prefeitura é de elevar o grau de recuperabilidade dos créditos tributários e não tributários municipais. Os contribuintes que quitarem seus débitos em atraso na opção à vista, até esta data, garantem 100 % de desconto na redução dos valores correspondentes aos juros e multas de mora (atraso), aplicados sobre o valor original do débitoO desconto não incidirá sobre o valor principal e correção monetária.

A Lei Municipal nº: 4.353, sancionada pelo prefeito Antonio Ceron, está relacionada aos débitos de natureza tributária ou não, de pessoas físicas e jurídicas, inscritos ou não em dívida ativa junto à prefeitura, objetos de ações executivas fiscais ou não, com fato gerador ocorrido até 31 de dezembro de 2018. As dívidas são correspondentes ao Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre Serviços (ISS), alvará e contribuição de melhorias. “Será uma oportunidade para os contribuintes, tanto pessoas físicas, quanto jurídicas que, por razões de problemas financeiros, não puderam honrar seus compromissos com o Município até o momento. Uma chance que a administração pública municipal está concedendo para que haja regularização do CPF e do CNPJ”, pontua o prefeito Antonio Ceron.

O pedido de adesão aos benefícios da Lei se dará por opção oficializada no período de 1º de setembro a 16 de dezembro deste ano de 2019 mediante assinatura do Termo de Parcelamento e Confissão de Débito junto ao Balcão de Arrecadação da Secretaria da Administração e Fazenda e Setor de Conciliação da Execução Fiscal. Na ocasião do parcelamento, o contribuinte deverá apresentar os seguintes documentos: Cópia da carteira de identidade e do comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) do contribuinte devedor ou do procurador; cópia do comprovante de residência do devedor referente ao mês anterior da data do parcelamento; cópia dos atos constitutivos da empresa, e procuração com firma reconhecida em cartório, no caso da ausência do contribuinte devedor.


Alternativas de pagamento:

Forma de pagamento
Pagamento até 31/10/2019
Pagamento até 29/11/2019
Pagamento até 16/12/2019
À vista
100%
90%
80%
Até 03 parcelas
90%
80%
70%
Até 12 parcelas
80%
70%
50%
Até 18 parcelas
60%
50%
30%
Até 24 parcelas
50%
40%
20%



Lages Diário 

terça-feira, 29 de outubro de 2019

Motorista colide em poste na Avenida João Goulart

📷Fotos: Marcela Ramos


Mais de sete mil unidades consumidoras ficaram sem energia no Bairro Pisani, em Lages, após um carro colidir em um poste na Avenida João Goulart. O acidente aconteceu nas proximidades da Escola Professor Jorge Augusto Neves Vieira, nesta terça-feira (29), por volta das 8h.

O motorista Josemar Costa da Silva, de 33 anos,  que conduzia um Gol branco com placas de Lages, ia para o trabalho, sentido ao Bairro Conta Dinheiro, quando colidiu em um poste com transformador. O poste quebrou no meio e a parte superior caiu no capô do veículo. No mesmo instante, um caminhão carregado de toras, com placas de Lages, que seguia sentido Bairro Tributo, enroscou nos fios da rede elétrica. 

O Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Celesc foram acionados, e conforme o sargento dos Bombeiros, Josias Artur Vieira dos Santos, que fez o atendimento, a vítima não teve lesões graves, e estava estável. 
O irmão da vítima, João Costa da Silva, chegou ao local após o ocorrido, e relatou que Josemar sofre de ataques epiléticos, e que tem convulsões com frequência, o que poderia ter provocado o acidente. 
Roselino do Prado mora na avenida, há mais de 25 anos, e contou que esse foi o quarto acidente em menos de 15 dias. “Já pedimos, para colocarem mais lombadas em nossa rua, os carros andam muito rápido por aqui”, afirma. 

Segundo o engenheiro eletricista da Celesc, Gladimir Jeremias, das sete mil unidades que ficaram sem energia por conta do acidente, apenas 718 unidades permanecem sem luz. “Vai passar do meio dia para solucionarmos o problema. O poste com o transformador será substituído.” 

Informações Correio Lageano 

Raimundo Colombo irá prestar depoimento na CPI da ponte Hercílio Luz nesta terça-feira (29)

O depoimento está marcado para às 11h e o convite para que o ex-governador prestasse depoimento partiu do deputado e relator da CPI, Bruno Souza (sem partido).

📷 Foto: Maurício Santos / LD Comunicação


Nesta terça-feira, 29, a partir das 11h, está previsto a tomada do depoimento do ex-governador Raimundo Colombo (PSD) na Comissão  Parlamentar de Inquérito (CPI) da ponte Hercílio Luz. Colombo foi convidado pelo relator da CPI, o deputado estadual Bruno Souza (sem partido). As informações são do colunista da NSC Total, Ânderson Silva.

Segundo o colunista, o relator da CPI espera que o depoimento de Colombo possa ajudar a esclarecer algumas dúvidas, especialmente sobre o aditivo dado em 2012, que concedeu mais 30 meses ao contrato, a rescisão contratual somente em agosto de 2014 e a falta de aplicação nas sanções legais e contratuais.

A assessoria de Raimundo Colombo disse ao colunista que o ex-governador confirmou presença na reunião. “É importante participar dos debates, levar informações e esclarecer alguns fatos”.


Informações Lages Diário 

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

A 6 dias do Enem, 1,2 milhão de inscritos não sabem local da prova

Enem
📷Foto: Agência Brasil

A menos de uma semana para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cerca de 1,2 milhão de participantes ainda não sabem onde farão a prova, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Esses estudantes ainda não acessaram o Cartão de Confirmação da Inscrição, que está disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem, que pode ser baixado nas plataformas Apple Store e Google Play.
Segundo balanço divulgado hoje (28) pelo Inep, 3,9 milhões de participantes, o equivalente a mais de 76% dos quase 5,1 milhões de inscritos no Enem 2019, acessaram o Cartão até a manhã desta segunda-feira.
Além do local de prova, os estudantes podem conferir, no cartão, o número da sala onde farão o exame; a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição; e o tipo de atendimento específico e especializado com recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados, entre outras informações. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em 1.727 municípios brasileiros.
Agência Brasil 

Definidos os dias e horários das partidas de Lages nos Jasc 2019

Os Jasc serão disputados de 1º a 10 de novembro, nas cidades de Indaial, Timbó e Pomerode
Arte: Rafael Araldi

A Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), definiu nesta sexta-feira (25 de outubro) o desmembramento da tabela dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) com os locais, dias e horários das partidas.
Confira os dias que Lages entra em quadra.
Futsal Masculino
Sexta-feira (1/11) 14h – Tubarão x Lages (Pomerode)
Sábado (02/11) 19h – Joinville x Lages (Timbó)
Domingo (03/11) 16h – Lages x Saudades (Timbó)
Futsal Feminino
Terça-feira (5/11) 17h30min – Lages x Herval D’Oeste (Pomerode)
Quarta-feira (06/11) 17h30min – Lages x Criciúma (Timbó)
Quinta-feira (07/11) 16h – Lages x Balneário Camboriú (Timbó)
Handebol Feminino
Sexta-feira (1/11) 14h – Balneário Camboriú x Lages (Indaial)
Sábado (02/11) 16h30min – Criciúma x Lages (Timbó)
Domingo (03/11) 15h30 – Lages x São Bento do Sul (Indaial)
Handebol Masculino
Terça-feira (5/11) 15h – Lages x Florianópolis (Indaial)
Quarta-feira (06/11) 15h30min – Lages x São José (Timbó)
Ciclismo Congresso técnico: 31/10
Taekwondo: Dias 2 e 3
Jiu Jitsu, Muay Thai: Dias 9 e 10 (Parque de Eventos Jorge Hardt – Indaial)
Tênis de Mesa: Dias 6 a 10 ( G.E. Sérgio Luiz Peters – Indaial)
Triathlon: Dia 9 ( Parque de Eventos Henry Paul – Timbó)
Xadrez: Dias 2 a 8 (Centro do Idoso – Timbó)



O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...