quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Coronavírus: Secretaria da Educação realiza quinta etapa de entrega de kits emergenciais de alimentação escolar.


 Nesta etapa, as escolas deverão atender a comunidade em dois dias de acordo com o cronograma de cada unidade. As entregas encerram no dia 12 de outubro


Devido ao distanciamento social e suspensão das aulas por tempo indeterminado, desde março deste ano, a Secretaria da Educação de Lages realiza a entrega de kits emergenciais de alimentação escolar para todos os estudantes da rede municipal que se cadastrarem para receber o benefício. Está sendo realizada a quinta etapa da entrega, que iniciou no dia 24 de setembro e seguirá até o dia 12 de outubro.


Um cronograma foi montado e cada unidade escolar terá dias específicos em que serão realizadas as entregas dos kits aos pais ou responsáveis. Nesta etapa, as escolas deverão atender a comunidade em dois dias de acordo com o cronograma estabelecido para cada uma delas.


O preenchimento do formulário no sistema que autoriza o recebimento fica permitido somente à direção da unidade escolar, sendo que o sistema ficará aberto até o dia 12 de outubro, ou seja, famílias ou responsáveis não poderão acessar o formulário nesta etapa, apenas um profissional responsável do administrativo de cada escola.


Cada kit contém valor nutricional para alimentar a criança durante 45 dias, com produtos secos e também hortifrutigranjeiros, com cardápio elaborado por nutricionistas do setor da Alimentação Escolar da Secretaria da Educação. Os hortifrútis são provenientes do programa Agricultura Familiar. Também são separados kits para crianças com intolerância ao glúten e lactose, com alimentos especiais para este grupo, como bolachas sem glúten ou lactose, produzidas pelos agricultores familiares.


A secretária da Educação, Ivana Michaltchuk, explica que a entrega dos kits foram evoluindo conforme a necessidade das famílias durante a pandemia. Inicialmente foram entregues sopas prontas para serem consumidas em casa. Depois o kit emergencial com os produtos in natura, que deverão ser preparados pelos pais. “Temos uma média de 12 mil kits entregues em cada etapa”, afirma.


Kits são entregues no interior e para crianças com necessidades especiais


Além das escolas do perímetro urbano, as unidades localizadas no interior do município também recebem os kits, da mesma forma. Assim como as crianças e estudantes com necessidades especiais, que passam a receber os kits na própria residência, evitando assim o deslocamento das famílias até a unidade escolar, que muitas vezes passam por dificuldades para sair de casa.


Estes, contam com um cronograma diferenciado, que será de 13 a 23 de outubro, pois as entregas são realizadas pelos próprios professores de Apoio à Inclusão e de Atendimento Especializado Educacional, que vão até a residência de cada um para entregar os kits. A Secretaria da Educação conta com aproximadamente 308 matrículas de crianças e estudantes com necessidades especiais na rede municipal. A entrega dos kits atingiu quase a totalidade desses alunos, inclusive no interior do município.


Juntamente com os kits de alimentação, são entregues as atividades adaptadas às condições de cada aluno especial, como por exemplo, em braile para crianças com deficiência visual. “Fazemos este trabalho social junto às famílias, aos professores e à coordenação da educação especial da Secretaria da Educação, e é muito gratificante conseguir atender a todos, sem distinção, neste momento tão delicado que estamos passando”, comenta a secretária Ivana.


Texto: Aline Tives / Foto: Arquivo Prefeitura de Lages.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...