O risco de exposição ocupacional à Covid-19 depende da probabilidade de contato próximo (inferior a 1 metro) ou frequente com pessoas que possam estar infectadas com a doença e pelo contato com superfícies e objetos contaminados.
As decisões referentes ao fechamento ou reabertura de locais de trabalho e à suspensão ou redução de atividades devem ser tomadas à luz da avaliação de riscos, da capacidade de implementar medidas preventivas e das recomendações das autoridades nacionais para ajuste das medidas sociais e de saúde pública no contexto da Covid-19.
As medidas para impedir a transmissão da doença que se aplicam a todos os locais de trabalho e a todos os trabalhadores incluem lavagem das mãos com água e sabão ou desinfetante para as mãos à base de álcool, higiene respiratória (como cobrir a tosse), distanciamento físico de pelo menos 1 metro ou mais (de acordo com as recomendações nacionais), uso de máscaras onde o distanciamento físico não é possível, limpeza e desinfecção regular do ambiente e limitação de viagens desnecessárias.
Políticas e mensagens claras, treinamento e educação para funcionários e gerentes, de modo a aumentar a conscientização sobre o novo Coronavírus são essenciais. O manejo de pessoas com Covid-19 ou seus contatos também é essencial -- por exemplo, os trabalhadores que não estiverem se sentindo bem ou que apresentarem sintomas condizentes com a doença devem ser orientados a ficar em casa, a se autoisolar e a entrar em contato com um médico ou com a linha local de informações sobre a Covid-19 para obter orientação sobre exames e encaminhamento.
Nos lugares em que a transmissão comunitária local for alta e o trabalho continuar, pode ser permitida uma teleconsulta médica, quando disponível, ou dispensa a exigência de atestado médico para os trabalhadores que estiverem doentes, para que possam ficar em casa.
As pessoas que estiveram em contato próximo no local de trabalho com pessoas com Covid-19, confirmado em laboratório, devem ficar em quarentena por 14 dias a partir da última vez em que houve contato.
Foto: Divulgação.
Prefeitura de Lages.
Nenhum comentário:
Postar um comentário