sábado, 13 de fevereiro de 2021

Supervisões da Força de Segurança chegam ao seu 11º mês, a pouco mais de 30 dias de se completar um ano do aparecimento da pandemia na Serra Catarinense.


 

Os horários das abordagens foram alterados. Às sextas-feiras e sábados acontecem entre 19h e 21h, e aos domingos das 16h às 18h.

Em março de 2021 a Serra Catarinense atingirá a marca de um ano do surgimento da pandemia do novo coronavírus na região, o gerador da doença Covid-19. A Força de Segurança do Gabinete Emergencial de Prevenção e Acompanhamento ao Coronavírus, criado pela prefeitura de Lages para ir de frente à contenção de transmissões, está com seus agentes pelas ruas e avenidas do município para combater aglomerações de pessoas, ocupações de espaços desenfreadas e com menos de 1,5 metros de distância entre os presentes e descasos com o uso da máscara de proteção facial e do álcool em gel.


Este dia 12 de fevereiro caiu em uma sexta-feira, dia da semana costumeiro para o início da fiscalização intensificada no final de semana, data em que foram executadas vigilâncias nos bairros e loteamentos Guarujá, Vila Mariza, Conte, Habitação, Santo Antônio, São Luiz, Novo Milênio, Santa Helena, Santa Mônica, Caroba, Caravágio e Popular e no Centro. A atividade será estendida no sábado e no domingo, como vem ocorrendo desde o início da pandemia. A Defesa Civil percorre estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes, lanchonetes, atacadistas, supermercados e mercados, igrejas, parques e praças públicas e pontos turísticos da área central e de bairros, em busca de indícios e constatações de desobediência aos decretos municipais e estaduais e às portarias do Governo do Estado vigentes.


São realizadas rondas com passagem e abordagens também em locais com eventos. As viaturas passam também perto de residências particulares, pois as celebrações somente são permitidas com a presença de até oito pessoas no local.


Durante estas patrulhas, o propósito é fazer a parada de viaturas e os agentes de Defesa Civil verificarem a situação da utilização dos locais, orientando clientes, funcionários, proprietários e grupos de familiares. Ao sinal de irregularidades nos finais de semana, um ou mais dos demais órgãos integrantes da Força de Segurança é/são acionados, de acordo com a competência do assunto da infração, a exemplo de ocorrências de desrespeito às regras sanitárias, em que será necessário o chamado da Polícia Militar (PM).


No sábado (6 de fevereiro), a região da Serra Catarinense retornou ao nível gravíssimo (cor vermelha) no mapa de classificação na Matriz de Risco Potencial Regional, que avalia as condições da Covid-19, avaliado pela Secretaria de Estado da Saúde/Governo do Estado, divulgado também pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes). “Lages já ultrapassou o número de duas mil pessoas imunizadas com a vacina e temos plena consciência de que as pessoas estão fadigadas deste isolamento forçado, mas não podemos nos deixar abater. Para vencer esta luta o engajamento tem de ser coletivo e total, sem brechas para o perigo da contaminação. Nós da Força de Segurança contamos com a tolerância e a participação da população. Por favor, cidadãos, obedeçam às recomendações e protejam-se”, aconselha o secretário executivo da Defesa Civil de Lages, João Eduardo da Silva Pacheco (Sargento Pacheco).


Desde sábado passado, a Matriz de Risco Potencial Regional é divulgada aos sábados, com dados coletados nas sextas-feiras. As alterações e as medidas sanitárias são aplicadas na segunda-feira subsequente. O objetivo desta alteração na data da divulgação e do início das ações necessárias consiste em proporcionar a atividades e municípios maior prazo para adequações e restrições sanitárias, diante de eventuais mudanças de classificação, além de facilitar a organização dos órgãos fiscalizatórios.


Vistorias em novos horários: Ajude a pensar nos outros, cuide de você e da sua família!


Os horários de atuação da Força de Segurança de Lages foram alterados. Às sextas-feiras e sábados é consolidado entre 19h e 21h, e aos domingos das 16h às 18h. Neste domingo será desenvolvido um trabalho de averiguação de conduta na localidade Salto Caveiras.


Nos casos de comunicação fora dos horários estipulados, a Defesa Civil mantém uma equipe de plantão ao longo de todo o final de semana para intervenções. Já nos demais dias da semana, denominados dias úteis, a Defesa Civil atende a denúncias com logo posterior sondagem.


O número de plantão 24 horas para recebimento de denúncias é (49) 98406-4037 e através do número 199 é possível efetuar queixas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A Força de Segurança segue seu trabalho e está à disposição para sanar dúvidas pelos números da Defesa Civil: 3019-7477-3019-7479. Originalmente, a Força de Segurança é formada por órgãos estaduais e municipais de segurança, proteção, ordem e sanitarismo (Defesa Civil, Diretoria de Trânsito - Diretran, Vigilância Sanitária, Polícia Militar - PM, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros).


Texto: Daniele Mendes de Melo


Fotos: Defesa Civil/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...