O comboio visitou um total de oito estabelecimentos que permaneciam abertos após o horário permitido das 21h, os quais foram orientados a fechar, e aglomerações foram dispersas
Seguindo as determinações do novo decreto municipal n° 19.071, equipes que integram a Força de Segurança passaram a agir com mais rigor ao descumprimento das regras. Na noite desta quinta-feira (25 de fevereiro) fizeram rondas e visitaram estabelecimentos, além da verificação de denúncias por parte da própria população.
O comboio visitou um total de oito estabelecimentos que permaneciam abertos após o horário permitido das 21h, os quais foram orientados a fechar, e aglomerações foram dispersas. Foram somente orientações, sem nenhuma ocorrência mais grave. Dentre eles, quatro bares, duas quadras de futebol, uma lanchonete e uma festa particular de aniversário.
Também houve uma iniciativa de carreata e concentração de torcedores de um time de futebol na praça Joca Neves, a qual foi dispersada imediatamente. “Não aconteceram ocorrências graves e muitas aglomerações, além do princípio de carreata que logo foi resolvida. As pessoas estão tomando consciência de que as medidas preventivas são necessárias para evitar a proliferação do novo coronarírus, para que não tenhamos que mais tarde, infelizmente, tomar medidas ainda mais drásticas. Pedimos a compreensão da população e colaboração para esta missão, que não é somente do poder público, mas de todos os cidadãos”, afirma o secretário executivo da Defesa Civil de Lages, João Eduardo da Silva Pacheco.
O trabalho de fiscalização continuará na noite desta sexta-feira (26 de fevereiro), e também no sábado e domingo. Além de garantir que o novo decreto seja cumprido, será feito rondas em parques e praças que normalmente contam com aglomerações. O parque Jonas Ramos (Tanque) e outras praças foram interditadas.
A Força de Segurança do Gabinete Emergencial de Prevenção e Acompanhamento ao Coronavírus em Lages é formada pela Defesa Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Vigilância Sanitária, Diretoria de Trânsito (Diretran) e Corpo de Bombeiros.
Lockdown no final de semana
O Governo do Estado anunciou novo decreto nesta quinta-feira (25 de fevereiro), suspendendo o funcionamento de serviços não essenciais das 23h desta sexta-feira (26 de fevereiro), até as 06h de segunda-feira (1º de março). A decisão é mais uma medida do executivo estadual para reforçar o enfrentamento ao coronavírus em um momento de agravamento da situação sanitária em Santa Catarina. O texto, que será publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (26), prevê ainda a reedição das medidas com fechamento de atividades não essenciais no próximo fim de semana, entre as 23h de 5 de março e 6h de 8 de março.
Denúncias
Polícia Militar: 190
Defesa Civil: 199
Plantão Defesa Civil (49) 98406-4037
Ou ainda pessoalmente na sede da Defesa Civil, no piso superior do Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazzera, em Lages.
Texto: Aline Tives
Fotos: Divulgação/Defesa Civil
Nenhum comentário:
Postar um comentário