Depois de um dia de intensos serviços, a reconstrução da ponte do Bodegão, na estrada geral da Coxilha Rica foi concluída e o trânsito liberado. O serviço foi uma parceria com a iniciativa privada (PPP)
A prefeitura tem se esforçado ao máximo para dar conta da grande demanda de serviços gerais de manutenção e melhorias gerais nas estradas. Isto inclui a reforma e reconstrução das pontes existentes ao longo de todos os trechos de estradas. Já licitamos a construção de 300 metros lineares de pontes (em concreto). O que compreende a reconstrução de cerca de 30 pontes de um total de 55 existentes. No município de Lages existem 2.049 quilômetros de estradas” - secretário da Agricultura de Pesca, Thiago Cordeiro
A ponte da estrada do Bodegão, na Coxilha Rica, foi reconstruída pela prefeitura de Lages em trabalho colaborativo com a empresa Madeireira Marchetti, sediada em Ibirama-SC, que têm plantações de pinus nesta região. Para a execução das obras desta travessia viária foram utilizados vigas, pranchas e pranchões de madeira.
O secretário de Agricultura de Pesca, Thiago Cordeiro, acompanhou a realização dos trabalhos, no decorrer de segunda-feira, 16 de fevereiro. “A madeireira Marchetti doou todo o madeirame para as obras, além de colocar à disposição uma máquina pesada e dois de seus funcionários. E desta forma devemos ressaltar esta parceria como exemplo de colaboração com a manutenção geral das estradas rurais”, fala Thiago Cordeiro.
O secretário faz um balanço geral dos trabalhos voltados às melhorias gerais nas estradas, tendo em vista a garantia do escoamento da produção agropecuária, as quais ocorrem, simultaneamente, à vazão da produção madeireira. E se o transporte da madeira bruta (toras) é feito o ano todo, inclusive em períodos de chuvas prolongadas (como ocorrido nos meses de dezembro e janeiro), as estradas de terra ficam expressivamente avariadas. Somente na estrada geral da região do Tributo se formaram vários atoladores, impedindo, com frequência, a passagem normal de veículos.
Desta forma, prontamente a Secretaria da Agricultura e Pesca de Lages deslocou equipe de manutenção de estradas e pontes para resolver os problemas. E a exemplo do que se fez na estrada de Tributo também foi feito em outras estradas: Serviços de reparos gerais, patrolamento e cascalhamento.
Equipes da prefeitura estão trabalhando no trecho da Antiga BR-2 (Lages - Coxilha Rica); na estrada Cajuru - Morrinhos; estrada de Tributo; estrada de Cabo de Lança, e também na estrada do antigo lixão. Na estrada Cajuru – Morrinhos, a prefeitura reconstruiu uma ponte e consertou a ponte da estrada à margem da fazenda de propriedade de Vânia Ramos e de acesso ao Bodegão e Fazenda Guarda-Mor.
Texto: Iran Rosa de Moraes
Fotos: Divulgação/Secretaria da Agricultura e Pesca
#ComunicaçãoSocialPML
Nenhum comentário:
Postar um comentário