quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

No Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase, Secretaria da Saúde chama atenção para diagnóstico precoce



O Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase, mais conhecida antigamente como lepra, é no próximo domingo, 25, data em que o Estado destaca as ações de combate à doença em diversos municípios. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) registrou 127 casos de hanseníase até meados de dezembro de 2014 em Santa Catarina. Foram 154 em 2013, ano em que no Brasil mais de 31 mil pessoas contraíram a doença.
O risco de transmissão é baixíssimo no estágio inicial, e o índice de cura da hanseníase em Santa Catarina foi de 84,2% em 2014, valor considerado regular. A coordenadora do setor de hanseníase da Dive, Jeanine Varela, destaca que ações de combate à doença devem ser realizadas em todos os municípios catarinenses, inclusive naqueles que não registraram novos casos nos últimos anos. “Nas regiões onde há notificações da doença a população fica mais exposta ao contágio por conta do maior número de bacilos circulantes. Contudo, é fundamental que sejam examinadas também as áreas onde não há registro de ocorrências para reduzirmos o número de casos não diagnosticados”, ressalta Jeanine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...