segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Argentinos desaparecem em praia de floripa

Corpo de Bombeiros Militar está mobilizado nas buscas pelos argentinos desaparecidos em praia de Florianópolis

O governador Raimundo Colombo conversou por telefone nesta segunda-feira, 25, com o embaixador da Argentina no Brasil, Luis María Kreckler, para informar as ações do Governo do Estado em busca dos dois argentinos desaparecidos em Florianópolis desde a sexta-feira, 22.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), coronel Onir Mocellin, explica que a corporação permanece mobilizada nas buscas. Estão sendo empregadas duas aeronaves (Arcanjo-02 e Arcanjo-03), barco e motonáutica, além de equipes por terra.
Na sexta-feira, 22, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina recebeu uma solicitação de busca a três pessoas desaparecidas na região da Praia dos Ingleses, no Norte de Florianópolis. Familiares comunicaram o desaparecimento de um homem adulto e duas crianças de nacionalidade argentina, que teriam saído para fazer uma trilha entre a Praia dos Ingleses e o Costão do Santinho e não retornaram.
Foram realizadas buscas durante toda a madrugada de sexta-feira para sábado, 23. Pela manhã uma criança foi avistada por um pescador, no costão que liga a praia dos Ingleses à do Santinho. A criança, Candelária Cavachero Grego, noves anos, foi resgatada pelo helicóptero Arcanjo-03 e levada ao Posto de Salvamento da Praia do Santinho, onde já aguardavam os médicos. A menina revelou ter visto a irmã caindo nas pedras e, na sequência, seu pai teria tentado resgatá-la, quando perdeu contato visual com os dois. A criança resgatada não sabia se os dois caíram na água ou nas pedras. Os nomes dos desaparecidos são Xavier Cavachero, 42 anos, e Trinidade Cavachero, sete anos.
As buscas continuaram durante todo o dia, por água e terra, porém nada foi encontrado. Além disso, o Consulado Argentino contatou a Central de Operações do CBMSC solicitando informações para que pudessem prestar apoio às buscas.
Após a localização da menina foram determinados pontos de mergulho e buscas dirigidas, além da conclusão da varredura das buscas por terra. A partir daí os esforços foram direcionados para a procura na água, mas sempre observando os costões. Guarnições permanecem mobilizadas no local. “Todos os esforços técnicos possíveis estão sendo realizados em prol da localização destas duas pessoas o mais rápido possível”, explicou o comandante da 1ª Região Bombeiro Militar (1ª RBM), tenente coronel BM César de Assumpção Nunes.
O comandante da 1ª RBM esclareceu que em caso de óbito na água, levando em consideração as condições do mar, estima-se que após o quinto e o sétimo dia do desaparecimento a tendência é que os corpos venham para a superfície. Considerando também o comportamento das correntes marítimas, o espectro da busca é ampliado gradativamente, pois a localização poderá se dar a uma certa distância do local do desaparecimento.
O Corpo de Bombeiros Militar continua nas buscas, com equipes por terra, realizando varredura nos costões e trilhas; por ar, por meio de buscas visuais com o arcanjo 02 (avião) e arcanjo 03 (helicóptero); e no mar, com equipes de mergulhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...