quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Contribuintes têm até o dia 29 declarar o Imposto de Renda

As declarações de pessoas jurídicas do MEI, com base no ano de 2015 estão sendo realizadas desde o início deste mês
Os contribuintes da modalidade Microempreendedor Individual (MEIs) atendidos pelo programa Empreender Lages, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, devem agendar horário para o preenchimento da Declaração de Imposto de Renda até o dia 29 de janeiro.
As declarações de pessoas jurídicas do MEI, com base no ano de 2015 estão sendo realizadas desde o início deste mês nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, daí a importância do contribuinte em agendar o atendimento.
Atualmente a secretaria atende 4.600 microempreendedores e para realizar o procedimento, no dia marcado o proprietário do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da microempresa deverá portar a Declaração de Movimentação Econômica (Deme) de 2015, devidamente preenchida com os dados das despesas, junto com documento de identidade, CPF. “O microempreendedor faz o preenchimento da declaração, a qual coloca toda a movimentação de janeiro a dezembro de 2015, como compras efetuadas com a utilização do CNPJ e os gastos como aluguel, telefone, conta de luz, de água”, explica o assessor jurídico da secretaria, Gustavo Matias.
A agenda para o atendimento está disponível e basta os empresários telefonarem para (49) 3224-0700 e reservar o horário, que ocorrerá no período das 13h15min às 18h15min, de segunda a sexta-feira. Se preferir, o cidadão poderá agendar pessoalmente na secretaria, na rua Sebastião Furtado, 81, Centro, esquina com a rua Benjamin Constant. “É muito importante que a pessoa procure a secretaria com frequência, pois temos toda estrutura para verificar se os dados cadastrais estão atualizados, como comprovante de endereço e as guias de contribuição do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para que o contribuinte possa garantir todos os direitos previdenciários e trabalhistas, como auxílio doença, pensão por morte e auxilio maternidade”, diz Gustavo.
Além da nova Declaração, serão entregues 12 guias de recolhimento do INSS para 2016 e os alvarás renovados nos casos de prestadores de serviços, como encanadores e marceneiros. Para os estabelecimentos comerciais, os alvarás ficam prontos dentro de alguns dias, já que dependem de vistorias, como dos Bombeiros e da Vigilância Sanitária. “Enquadram-se no MEI a empresa com faturamento anual de até R$ 60 mil e com apenas um funcionário vinculado ao CNPJ do proprietário. Conforme o faturamento anual aumenta, ela deixa de ser microempresa”, conta.
Além de toda assessoria do Empreender Lages, a secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda segue outros dois pilares como o Banco do Emprego que é o elo entre empresa e cidadão desempregado e o Desenvolvimento que atende os anseios de futuros investimentos na cidade. “Além disso, estamos desenvolvendo o programa Qualifica Mais, que proporcionará para quem quer abrir um negócio, mas não entende de planejamento e gestão de pessoas e orçamentária, um suporte adequado e gratuito, com toda estrutura que a secretaria oferece”, finaliza Gustavo.
Legenda: o proprietário do CNPJ deverá portar a Declaração de Movimentação Econômica (Deme) de 2015, devidamente preenchida, junto com documento de identidade, CPF. (Fotos Toninho Vieira)
______________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...