segunda-feira, 9 de maio de 2016

Carmen cobra comissão para projeto com medidas de combate à corrupção


O projeto de lei de iniciativa popular que propõe dez medidas de combate à corrupção merece a instalação urgente de comissão específica para dar andamento à proposta na Câmara dos Deputados. Esse foi o tom do pronunciamento da deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) proferido ontem, em plenário.
“Já falei sobre este tema aqui na Casa, nós precisamos enfrentar a corrupção em todos os espaços do poder, no governo Federal, nos governos estaduais e municipais e no legislativo. Precisamos ter coragem para isso. Estamos caminhando devagar, mas chegaremos lá”, argumentou Carmen Zanotto.
A iniciativa do Ministério Público Federal (MPF) tem o objetivo de aperfeiçoar o sistema jurídico e reprimir a corrupção e a impunidade no Brasil. Com o apoio de instituições de todo o país, a campanha recebeu mais de dois milhões de assinaturas, que foram entregues ao Congresso Nacional no final de março.

“É preciso que esse projeto tramite com a maior velocidade possível, com todo interesse que ele merece, para que possamos participar na discussão desta imprescindível matéria e votá-la em Plenário, pois foi endossado por milhões de cidadãos”, destacou Carmen Zanotto.

Conheça as dez medidas:
1.Tornar crime o enriquecimento ilícito de agentes públicos
2.Tornar crime o caixa 2 eleitoral e responsabilizar os partidos cujos candidatos cometerem essa prática.
3. Reformar a legislação sobre prescrição de penas, para evitar a impunidade.
4. Mudar as leis para evitar que os recursos judiciais sejam utilizados para atrasar o cumprimento das penas.
5. Criar a possibilidade de decretar prisão preventiva daquela pessoa suspeita de enriquecer ilicitamente que possa estar gastando o dinheiro público.
6. Criar regras de eficiência para o Ministério Público e para a Justiça, estabelecendo que um processo possa tramitar no máximo dois anos na primeira instância e um ano nas demais instâncias judiciais.
7. Aumentar as penas e tornar crime hediondo a prática de corrupção que envolve altas quantias de dinheiro.
8. Criar regras para dar mais rapidez aos processos de improbidade administrativa.
9. Restringir as possibilidades de a defesa pedir a nulidade de processos.
10. Ampliar as possibilidades de confisco de bens de pessoas que praticaram a corrupção.

Créditos ao fotógrafo Luis Macedo / Acervo / Câmara dos Deputados.



Mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...