quinta-feira, 30 de junho de 2016

Preso delegado aposentado Adelino Toígo

Preso delegado aposentado Adelino Toígo

Acusado de adulteração e facilitação de documentos de veículos quando exercia a função na Polícia Civil de Lages, o delegado aposentado Adelino Toígo foi preso na tarde de quarta-feira, sendo recolhido ao presídio de Lages, já que está condenado a 14 anos de reclusão, muito embora esteja recorrendo da sentença no STF. Outrora, ninguém seria preso até que esgotassem todos os recursos. Entretanto, em uma nova interpretação jurídica do Supremo Tribunal Federal, estando condenado, mesmo que esteja com recursos impetrados, deverá ser recolhido à prisão. É possível que o STF reveja a situação, e o ex-delegado Toígo possa aguardar em liberdade até que aconteça a decisão do recurso que tramita em instância superior. 

Elizeu Mattos prefere manter o silêncio

Sobre sua candidatura à reeleição, o prefeito de Lages disse recentemente: “não estou preocupado com a sucessão municipal no momento. Hoje, eu não concorreria. Uma decisão definitiva poderá sair lá pela frente. Atualmente estou focado numa série de coisas que tenho de concluir na administração municipal”, observou Elizeu Mattos. Analistas políticos, tupiniquins e de fora, acreditam que a candidatura do prefeito de Lages passa pelo crivo da Executiva do PMDB/SC presidido pelo deputado estadual Mauro Mariani, com o qual o prefeito Elizeu Mattos esteve recentemente reunido em Florianópolis. O negócio é aguardar. O Calendário Eleitoral determina o vencimento de prazos para as decisões de candidaturas visando as próximas eleições municipais que acontecerão em 3 de outubro de 2016. 

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Azul inicia operações aéreas em Lages


A aterrissagem  da aeronave da Azul Linhas Aéreas Brasileiras ocorrida ontem, 29/06, causou muita alegria às pessoas que compareceram ao Aeroporto Federal Correia Pinto. Afinal, era um sonho que todos acalentavam e que estava se tornando realidade. A ligação aérea de Lages a São Paulo era prioridade, agora concretizou. Diariamente, a Azul estará realizando essa tarefa. Decolando do Aeroporto Federal Correia Pinto em Lages, aterrissando em Viracopos na cidade de Campinas, (SP). Para deslocamento até  à capital paulista a Azul colocou um confortável ônibus que conduz os passageiros à cidade mais importante do País, São Paulo. Vale ressaltar que a aeronave ATR foi batizada com o nome de Gralha Azul. 

Pesquisa mentirosa está sendo divulgada em Lages

Tem um blogueiro em Lages que, na opinião de uns e outros ele “é famoso”. Na verdade está em todas. Desde falcatruas a outras atitudes. Ontem ele dizia o seguinte: “estamos fazendo uma pesquisa, e até não sei explicar o motivo de um resultado que vem apontando o prefeito Elizeu Mattos como um dos últimos na preferência eleitoral, como candidato à sua própria sucessão municipal, mesmo com uma ótima administração que o prefeito vem fazendo”. Disse ainda: “veja bem, se não fossem as negociações do Elizeu Mattos em Brasília, a Azul não estaria aterrizando aqui hoje”. Esse cara, é uma faca de dois gumes. Na presença de integrantes da imprensa ele elogia Elizeu Mattos, no resultado de sua pesquisa coloca o prefeito como um dos últimos colocados na sucessão municipal, mesmo que Elizeu Mattos não tenha dito a ninguém se vai ou não postular sua reeleição. Na verdade, deixando a mentira do blogueiro de lado, o resultado de uma última enquete que saiu recentemente coloca o prefeito de Lages como o de maior preferência entre os eleitores. Se a eleição fosse hoje, ele estaria reeleito. Em segundo lugar ficaria Arnaldo Moraes e em terceiro, o candidato do Governo do Estado, Antônio Ceron (PSD). Tal blogueiro que, certamente já negociou o resultado da sua pesquisa com outro candidato, divulga antecipadamente entre os “colegas de imprensa”, para depois difundir o panorama final da sua pesquisa que não merece crédito de ninguém. Ou seja, ele semeia vento para depois colher tempestade. Portanto, caso sair uma pesquisa colocando um dos dois possíveis candidatos nas primeiras colocações, deixando Elizeu Mattos em último lugar, tenham a certeza de que estão existindo manipulações de resultados em enquete ou pesquisa. Que vergonha, a desonestidade se faz presente até entre integrantes da imprensa. Se vendem por qualquer valor. Esse é um daqueles privilegiados que só divulgou coisas boas da Festa do Pinhão, escondendo sempre os lados negativos que aconteceram no evento. Não merece crédito um sujeito desses!!!!!

terça-feira, 28 de junho de 2016

A violência de cada dia, principalmente contra a mulher

Dizer que Lages é uma cidade pacífica, ordeira, com índices baixos de violência, é “papo furado” ou querer “tapar o sol com a peneira”. Aqui existe criminalidade sim, como um lugar qualquer por todos os quadrantes do País. Não chega a ser como Fortaleza, a cidade mais violenta do mundo, nem como São Paulo, onde o crime campeia por todos os bairros da capital paulista. Aliás, o Estado de Santa Catarina é um dos menos violentos do Brasil. Nem por isso governo catarinense “dormir de butina”, como por exemplo, deixar faltar viaturas, cumbustível, uniformes, mais policiais nas ruas, melhores salários, etc. Até porque, se o Estado é o menos violento do País, não quer dizer que a violência não existe. Pelo contrário, “em tempo de paz é que se prepara para a guerra”, já dizia alguém em tempos que se vão ao longe. Portanto, dizer que a violência em Lages não é preocupante, é coisa de quem quer tomar conhecimento da realidade. Ou seja, atitude daquele que “enxerga e não quer ver”, que na verdade é o pior cego. Aliás, uma preocupação com um segmento de violência: contra a mulher, a qual tem sido vítima da violência doméstica, onde o agressor, geralmente, é o próprio cônjuge. Para ser ter uma idéia, a agressão física no lar atinge o índice de 85%, segundo Pesquisa da Organização Panamericana da Saúde (OPAS/OMS). Há também a violência sexual, outra barbárie que vem assolando a sociedade, onde a vítima tem seus direitos físicos e morais violados, a honra ferida, e em muitos casos, gera uma gravidez indesejada, terminando na prática abortiva. De um modo geral, a sociedade tem fechado os olhos e tampado os ouvidos na intenção de não querer se comprometer neste assunto. Por outro lado, a vítima, muitas vezes depende do marido, acaba por se calar, amargando a dor sozinha, esporadicamente compartilhada por alguns amigos ou familiares que nada podem fazer ser a vítima não o desejar. Os relatos são alarmantes, e mostram o quanto a violência contra a mulher está sendo praticada e o pouco que está se fazendo para, pelo menos, amenizar estas agressões e punir os culpados.

Gentileza, a virtude que estamos esquecendo no dia a dia

É cada vez mais raro se observar atitudes de gentileza nas relações que vivenciamos na agitada correria do dia a dia das nossas vidas. Levados pelos inúmeros compromissos assumidos e pela pressa em resolvê-los, não nos damos conta de quantas vezes atropelamos os bons costumes e as boas atitudes para com o nosso próximo, e por isso mesmo, já não nos incomodamos muito com suas más atitudes em relação a nós. Entretanto, um gesto de gentileza é sem dúvida um grande passo que damos para modificar, em muitas ocasiões, uma inimizade nascente, uma suspeita infundada, uma informação infeliz, abrindo horizontes novos e facilitando a compreensão e a concórdia. É certo que, não devemos aguardar a gentileza dos outros para conosco, para nos decidirmos por mudar nosso comportamento; sejamos nós os cultivadores da gentileza, usando-a como exercício na metodologia do nosso burilamento, usando a força de vontade como fonte propulsora a nos impulsionar para frente em direção ao crescimento moral. Sejamos nós, portanto, os primeiros a dar os passos em direção ao nosso semelhante, mesmo que ele não nos retribua. Se liguem, gentileza faz parte da educação, que vem de berço. Procurem, pelo menos, atitudes civilizadas.

A partir de hoje Lages decola nas asas da AZUL

Com destino a Campinas (SP), vai decolar de Lages hoje (28/06), às 15:30hs a aeronave da Azul, num vôo praticamente lotado. Segundo comenta-se, inúmeras autoridades estarão presentes a esse ato no Aeroporto Federal Correia Pinto que será, sem dúvida, o início de uma fase importante para o desenvolvimento de Lages e região serrana. Por coincidência ou mesmo proposital, o piloto que estará no comando da aeronave da Azul é natural de Lages. Uns dizem de Curitibanos. Não importa, o que realmente tem valor neste momento será o que representará para toda a Região Serrana o início da operação aérea que vai ligar Lages-SC à bela Campinas-SP. Do aeroporto Viracopus naquela importante metrópole paulista a AZUL colocará um confortável ônibus que conduzirá os passageiros até à Capital (S. Paulo) num breve percurso. Vale ressaltar que, o prefeito Elizeu Mattos teve importante participação nas tratativas realizadas em Brasília para que a Azul pudesse transformar em realidade os sonhos dos empresários lageanos. Por outro lado, é importante lembrar a outro lageano, o Governador Raimundo Colombo, que o Aeroporto Regional do Planalto Serrano que está sendo construído há mais de uma década, na localidade Águas Sulforosas em Correia Pinto, necessita de ter sua conclusão o mais rápido possível.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Por qual motivo contratar tanta gente?

Será que uma administração municipal não sabe até onde e quando se deve contratar pessoas? Para que tanta gente se não existe nem espaço para abrigar a todas, muito menos trabalho para quem deseja realmente trabalhar? Esse fato não está ocorrendo lá em São Paulo ou numa grande metrópole do País. Está acontecendo aqui em Lages, diante dos nossos olhos. Por isso, é comum, a qualquer hora do dia, em algumas secretarias encontrar funcionários fumando nas calçadas, quando deveriam estar trabalhando. O pior de tudo é no final do mês quando todos querem fazer jus ao salário. Daí ocorre atraso nos pagamentos, não tem dinheiro, etc...etc... Isso poderia ser evitado. Se houvesse um bom senso, verdade?

Quanto a Prefeitura Municipal de Lages gasta de aluguel mensalmente?

Uma indagação: quanto gasta mensalmente a Prefeitura de Lages, somente de aluguel para abrigar as secretarias ou outras repartições? Por acaso algum vereador já procurou saber do chefe do Poder Executivo Municipal sobre esse gasto? Não seria o momento de se pensar na construção de um Centro Administrativo Municipal para acabar com essa farra do aluguel que somente beneficia imobiliárias? Vamos lá vereadores!!! Mesmo no final de mandatos, procurem saber dessa situação, e se possível, apresentem um projeto para construção de um novo Paço Municipal, onde as secretarias possam estar num só local. Colocaria um fim nos aluguéis que atualmente beneficia um ou outro empresário da atividade imobiliária, e também o cidadão não necessitaria mais  realizar vários deslocamentos em direções e endereços diferentes em busca de secretarias.

A comunidade tem que ter prioridade

Aqui deixamos um lembrete ao chefe do Poder Executivo Municipal e ao secretário de Obras da Prefeitura Municipal de Lages: realizar melhoramentos num local onde a população utiliza para seus deslocamentos é uma prioridade. Desta forma, lembramos as competentes autoridades municipais que, no bairro Coral, na via pública onde está localizado o 2º Distrito Policial, a rua que passa ao lado da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, necessita com urgência de merecidos reparos, principalmente de pavimentação. Afinal de contas é uma via pública onde estão implantadas duas repartições públicas: uma Delegacia de Polícia e uma secretaria municipal, portanto, uma rua muito movimentada. Será que não teve um vereador sequer para reivindicar esse melhoramento naquele local?  Então, aproveitamos o ensejo para lembrar ao Prefeito Municipal e ao secretário de Obras que aquela via pública, nas condições atuais, principalmente em dia chuvoso, dificulta o direito de locomoção do cidadão, principalmente do pedestre que necessita de atendimento na Delegacia de Polícia (2º Distrito Policial) ou de ir a outro local qualquer.  


Agora chegou o momento do eleitor julgar quem nada vez pela comunidade

Quem apresentou projetos, emendas, requerimentos, moções ou algo pelo estilo no decorrer do mandato, certamente vai estar com a consciência tranqüila perante os eleitores que os elegeram, podendo, inclusive, até sonhar com uma possível reeleição no pleito eleitoral de 2016.  Mesmo assim, com o descrédito que os políticos acumulam nos últimos tempos não vai ser fácil conquistar um voto sequer de um eleitor. Será a vez do “justo pagar pelo devedor”. Por outro lado, aquele político relapso que tem a comunidade relegada a segundo plano, com um histórico de corrupção, que valoriza apenas a remuneração que recebe todo final de mês, esse está fadado a encerrar a carreira política. E aqui em Lages, como em qualquer lugar onde tenha uma Câmara Municipal, existe um ou mais vereadores que carregam essa mancha nas suas atuações políticas. Portanto, se nada realizaram ate agora, inútil será querer fazer alguma coisa no apagar das luzes. Está derrotado desde já. Até nunca mais!!!!


sábado, 25 de junho de 2016

Deputada Federal Carmen Zanotto é uma opção para a sucessão municipal em Lages?

Nenhum político de Lages ou talvez de Santa Catarina tenha aceitação pelo eleitorado como a deputada federal Carmen Zanotto (PPS). E, por esse motivo, seria de bom alvitre que ela continuasse representando dignamente seu Estado na Câmara dos Deputados em Brasília, até porque, é naquela Casa de Leis que o descrédito nos políticos brasileiros vai além da imaginação. Enquanto  isso a parlamentar catarinense desfruta de muito respeito no decorrer do seu mandato. É certo que, pela competência profissional e também pela credibilidade política aos olhos da maioria dos eleitores lageanos, querem a parlamentar como prefeita de Lages. O que, segundo analistas políticos não é o ideal para ela no momento atual. O bom é que continue na Câmara dos Deputados.
Carreira política
Não resta a menor dúvida de que a deputada federal Carmen Emília Bonfá Zanotto tem a seu favor um brilhante histórico político. Começou como vereadora eleita para o mandato de 2001 a 2004 pelo PDT. Em 2006 filiou-se ao PPS (Partido Popular Socialista). Em 2010 foi eleita Suplente de Deputada Federal, assumindo o mandato na Câmara dos Deputados em dois de março de 2011. Nas eleições de cinco de outubro de 2014, ultrapassou a votação necessária para ser eleita deputada federal titular, assumindo o cargo em fevereiro de 2015. Ela é natural de Lages, onde nasceu em seis de outubro de 1962, continua filiada ao PPS.
Formação profissional
Carmen Emília Bonfá Zanotto graduou-se em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade Alta Uruguai Catarinense. Especializou-se em Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo (SP), Saúde Pública pela UNEP (SP), e Recursos Humanos pela UFSC. Em 2012 concluiu a formação em Políticas para Primeira Infância na Universidade de Harvard (USA). Em 1986, Carmen Zanotto assumiu a Diretoria de Enfermagem do HNSP em Lages. Em 1992 tornou-se Diretora Administrativa do HTR. Em 1993, assumiu o cargo de Secretaria Municipal de Saúde de Lages. No mesmo ano foi convidada a assumir o cargo de Secretária-Adjunta de Estado de Saúde de SC, assumindo posteriormente a titularidade da Pasta.
Homenagens

É cidadã Honorária de Palhoça e Otacílio Costa.   

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Lages ganha Centro de Inovação e Tecnologia


     
Com investimentos de R$ 6,5 milhões, Governo do Estado entrega Centro de Inovação e Tecnologia na Serra catarinense
24/06/2016
O governador Raimundo Colombo inaugurou nesta sexta-feira, 24, em Lages, o primeiro de 13 Centros de Inovação e Tecnologia que serão construídos em Santa Catarina para promover a competitividade e fomentar negócios na economia regional. Batizada de Orion Parque Tecnológico, a estrutura de Lages conta com investimentos de R$ 6,5 milhões. Já para a construção do conjunto de centros, serão destinados R$ 50 milhões do programa Pacto por Santa Catarina. 

Fotos: Julio Cavalheiro/Secom
>>> Galeria de fotos
“A exemplo da criação das universidades regionais que trouxe para o interior a oportunidade de qualificação, essa ação é uma decisão histórica. Os Centros de Inovação chegam com essa mesma proposta: de trazer qualidade de vida, de modernizar a economia e fortalecer o modelo catarinense de distribuição demográfica que faz toda a diferença em favor do estado e que garante oportunidades iguais a todos os cidadãos”, disse o governador Raimundo Colombo.
O descerramento da placa foi feito por um robô do IFSC de Lages. A máquina é um braço mecânico comprado de uma empresa sueca de tecnologia de energia e automação. O equipamento é utilizado nas aulas dos cursos técnicos de Mecatrônica e de Eletromecânica do instituto e foi emprestado especialmente para a inauguração do Orion Parque.

A obra conta com quatro mil metros quadrados de área construída. São 35 salas para instalar empresas, mais espaços para coworking e áreas comuns. Além das empresas instaladas, outras poderão utilizar a estrutura para capacitações e consultorias ocasionais. 
De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, os Centros de Inovação foram distribuídos entre as cidades mais representativas do PIB catarinense. “Identificamos polos regionais que tenham a capacidade de trazer a sociedade para a cultura da inovação, revigorar, fortalecer e deixar a economia catarinense ainda mais pronta para o futuro”, explicou.
Para homenagear e reconhecer os serviços prestados pelo ex-governador e ex-senador Luiz Henrique da Silveira, no setor de Tecnologia e Inovação, a Câmara de Vereadores de Lages aprovou por unanimidade o projeto de lei do Executivo lageano que deu ao Centro de Inovação o nome Luiz Henrique da Silveira.
Centros tecnológicos
Os centros têm a missão de promover a cultura inovadora e empreendedora, conectar pessoas e capacitar os agentes de inovação. Além disso, acomoda empreendedores inovadores, profissionais liberais, startups e laboratórios, sempre por tempos limitados. Em seu período de passagem pelo centro, o empreendedor recebe assessoria para desenvolver, prototipar, produzir e comercializar seu produto, processo ou serviço com alto valor agregado. São oferecidos espaço físico, infraestrutura tecnológica e um leque de serviços compartilhados para o empreendedor a fim de qualificar, facilitar e acelerar o desenvolvimento de negócios inovadores.
Outras 12 cidades terão estruturas semelhantes, trabalhando a inovação de forma integrada: Chapecó, Jaraguá do Sul, Joaçaba, São Bento do Sul e Tubarão, com obras em torno de 60% concluídas; Itajaí, com 17%; Blumenau, no início das obras; Brusque e Criciúma, que serão licitados em breve; e Florianópolis, Joinville e Rio do Sul, ainda em fase de definição.
Cronograma de Atividades do Centro de Inovação de Lages
O cronograma de atividades do novo Centro de Inovação de Lages começa já no mês de julho, com o lançamento do projeto Reuni, palestras, capacitações, encontros de jovens, gincana universitária, programa de resgate de talentos lageanos, início das atividades da sala de coworking e outros eventos com temas e cases de inovação e transferência de tecnologia.
O lançamento do edital para a Incubadora – Centro de Inovação está previsto para o dia 18 de julho. A previsão de início de ocupação pelas empresas aprovadas para a incubação é para o mês de setembro desse ano. De setembro até o fim do ano, a programação contempla ainda apresentação de projetos, mostra científica e sessões de cinema inovador.

Parque Orion se chamará Centro de Inovação Luiz Henrique da Silveira

Com a aprovação na Câmara de Lages do projeto de lei 050/16 fica denominado como Centro de Inovação Luiz Henrique da Silveira o espaço conhecido como Órion Parque Tecnológico. A proposta foi apresentada pelo vereador Hampel Vieira (PMDB) e teve a adesão dos legisladores da situação. O Centro de Inovação Luiz Henrique da Silveira fica localizado na rua Heitor Villa Lobos, 525, bairro São Francisco. A implantação permite concentrar de serviços e equipamentos de uso comum das empresas, universidades e poder público, numa gestão compartilhada de inovação e pesquisa tecnológica, produção e negócios. A inauguração acontece nesta sexta-feira (24), a partir das 10h. Lages é o primeiro município do estado a receber tal empreendimento governamental, que deve ser estendido a outras 12 cidades.
Sobre o homenageado
Nascido em Blumenau-SC, Luiz Henrique da Silveira foi governador de Santa Catarina por dois mandatos, além de senador e ministro de Ciência e Tecnologia. Em 2009 recebeu o título de cidadão lageano quando da inauguração do atual prédio da Câmara de Vereadores de Lages. LHS morreu em 10 de maio de 2015, vítima de um infarto fulminante. “LHS foi um personagem que deixou não apenas uma condição de mudança profunda na forma de administrar e de fazer política, mas, principalmente, lições fundamentais para a formação das próximas gerações de homens públicos. Que a conduta ética e a obstinação que lhe conduziram a uma trajetória de conquistas e realizações sirvam de inspiração”, destaca a matéria aprovada na Câmara

Ate onde vai a interferência de Colombo no pleito eleitoral

Como já dizia a raposa velha Tancredo Neves: “a politica e a arte de engolir sapos”. Ate que ele não errou muito na maneira de pensar. Vejamos por exemplo a politica eleitoreira em curso em Lages. O Governador Raimundo Colombo por ser lageando, se acha no direito de meter o bedelho no futuro politico de sua terra natal. Ate ai tudo bem. Por outro, acaba sendo improprio para um chefe do Poder Executivo Estadual demonstrar tanto empenho na sucessão municipal na sua terra natal. Bairrismo a parte! Por exemplo. O candidato do seu partido, o PSD, todos sabem que e Antônio Ceron, amigos de longa data como ambos já confessaram isso em publico. Na mesma conjuntura politica, o Governador tem um outro postulante a sucessão municipal, que, além de ter sido secretario de Estado do seu Governo, são cunhados ou algo pelo estilo, e o empresário da área de comunicação, Roberto do Amaral. Portanto, quem e na verdade o candidato de preferencia do Governador Raimundo Colombo, ainda e uma incógnita. Parece que as velhas estratégias politicas que, certamente ele aprendeu com uma outra raposa, diga-se Jorge Bornhausen, estão sendo colocadas em pratica. E muito certo que, ninguém conhece bem o caráter de um cidadão politico. Porem, quem conhece as atitudes do primeiro mandatário estadual na hora de fazer politica, sabe muito bem que tudo pode acontecer. Isso quer dizer que, e bem possível que ainda aconteça algo de novo na campanha eleitoral vindoura, através de uma decisão tirada da cartola do Governador Colombo. Quem viver vera. Seu silencio de agora pode ser que esteja dizendo muita coisa para o futuro. Veremos!


quinta-feira, 23 de junho de 2016

ATLETA DO PALMEIRAS INTERESSA AO TIME ESPANHOL BARCELONA

Segundo um veiculo de comunicação da Espanha, o atleta brasileiro, jogador da Sociedade Esportiva Palmeiras, Gabriel de Jesus disse “sim” ao Barcelona. O jogador disputa a artilharia do Pais, e por essa razão o time espanhol passou a olhar de perto o desempenho de Gabriel Jesus, 19 anos, jogador palmeirense, onde atua desde as categorias de base.

POLICIA FEDERAL PRENDE EX-MINISTRO PAULO BERNARDO SILVA


Marido da senadora petista Gleisi Hoffmann, o ex-ministro Paulo Bernardo Silva, filiado ao PT (Partido dos Trabalhadores), foi preso hoje, quinta-feira, 23-06, pela PF (Policia Federal) durante a trigésima primeira fase da Operação Lava Jato. Ele foi detido no apartamento funcional da senadora, sua esposa, muito embora a residência do casal em Curitiba tenha sido alvo de buscas. A operação policial desta quinta-feira mira em um esquema de pagamento de propina em contratos de prestação de serviços de informática do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Pasta que foi comandada por Paulo Bernardo da Silva. As fraudes geraram subornos de aproximadamente R$ 100 milhões, entre os anos de 2010 e 2015. O PT – Partido dos Trabalhadores já esta agilizando através de advogados constituídos para acompanharem e defenderem o ex-ministro.

DEPUTADO FEDERAL EDUARDO CUNHA E REU NOVAMENTE

O STF (Supremo Tribunal Federal) aceitou a denuncia de que o parlamentar Eduardo Consentino da Cunha manteve contas secretas na Suíça abastecida com dinheiro desviado da Petrobras. O Presidente afastado da Câmara dos Deputados e economista, radialista e politico brasileiro, eleito pelo PMDB do Rio de Janeiro. Presidiu a Câmara dos Deputados desde o dia primeiro de fevereiro de 2015 ate 05 de maio de 2016. Segundo fontes extraoficiais, Cunha, se processado e condenado pode pegar ate 55 anos de prisão, como incurso em vários artigos do Código Penal Brasileiro (CPB) que prevê os crimes de evasão de divisas, lavagem de dinheiro (2x), corrupção passiva (2x). São essas as suspeitas que recaem em Eduardo Cunha.

quarta-feira, 22 de junho de 2016

A matança de animais

Temos que ser a favor dos direitos dos animais, assim como somos dos direitos humanos. Na terça-feira, numa cerimônia de Apresentação da Tocha Olímpica em Manaus, a onça pintada, cujo nome era “Juma” foi baleada por um militar. Não resistindo ao ferimento, morreu. O Comando Militar da Amazônia comentou o fato. A onça pintada é ameaçada de extinção, e era mascote de uma Unidade Militar. O acontecimento vai ficar registrado negativamente como parte da Olimpíada que será realizada em breve no Brasil. Vale ressaltar que, pelo mundo, nos últimos dias, vários animais foram sacrificados pelos humanos em diversas situações. A Região Serrana não está livre dessa matança. Recentemente foram sacrificados inúmeros javalis com autorização de uma instituição pública. Em Lages um cachorro que estava dentro de um lote também morreu de frio sem receber atenção por parte das pessoas.   


Excesso de servidores municipais?

É claro que a máquina administrativa da Prefeitura Municipal de Lages está, como se diz no linguajar popular, “muito inchada”, ou seja, há servidores municipais em excesso em todas as secretarias municipais. Ontem, na rua conhecida como “Via Gastronômica”, estavam replantando flores, retirando aquelas que foram danificadas pelo geada. Será que havia necessidade de estar nove servidores na mesma função, fazendo plantio de mudas numa mesma floreira. Claro que, enquanto dois ou mais trabalhavam, outros desfrutavam de bate papo entre colegas. Nada contra, alguém tentar ganhar o seu salário. Afinal, todos têm seus familiares e, talvez dependem de uma remuneração do pai, marido, ou seja lá quem for para suas respectivas sobrevivências. O que não se deve é fazer parte de gastos inúteis de uma repartição pública, pois é o dinheiro do povo que está em jogo. Parece que, também na Garagem da Prefeitura Municipal, no Coral, sobram servidores municipais. Hoje pela manhã, vários deles, sorridentes, na calçada, desfrutavam de um longo bate papo, enquanto outros trabalhavam. Por favor né!

Vias públicas sem identificações

As inexistências de placas que identificam ruas, avenidas e logradouros de Lages, dificultam, não somente o serviço de entrega de correspondência pelos funcionários dos Correios, como também, dos taxistas que, vez por outra não conseguem conduzir seus passageiros até ao destino correto, assim como das empresas transportadoras nas entregas de mercadorias, as quais, além de perder tempo ainda arcam com os custos de combustíveis de seus veículos. A Prefeitura Municipal, através da secretaria do Meio Ambiente e Serviços deveria tomar providências, colocando identificações das ruas e avenidas em todos os locais visíveis, o que facilitaria a vida de muitos trabalhadores.


Arnaldo Moraes e Roberto Amaral: prefeito e vice?

Há um comentário na cidade que, estão praticamente acertados para formarem uma chapa visando o próximo pleito eleitoral os dois postulantes, Arnaldo Moraes e Roberto do Amaral, prefeito e vice, respectivamente. Se for confirmado, saem na frente os dois candidatos, porque os demais, eventuais concorrentes, ainda estão sem os ditos vices. Falava-se muito que Arnaldo Moraes poderia ser o vice de Antônio Ceron, o que, certamente não acontecerá, até mesmo confirmando o que já vinha dizendo o candidato do PP (Partido Progressista) o empresário Arnaldo Moraes: “não serei vice de ninguém. Prefiro desistir da candidatura”. Isso quer dizer que o postulante do Governo, o também empresário Antônio Ceron terá que ir buscar um nome em outra sigla partidária ou então sair de chapa pura, e o que seria, segundo comentam, o vereador João Alberto, ex-secretário da extinta SDR-Lages, agora com uma nova sigla, a ADR (Agência do Desenvolvimento Regional), cujo cargo é ocupado por um advogado que já militava naquela repartição pública. Há também um comentário apontando o vereador Marin como candidato. A vice de quem? Ou a sua intenção é concorrer à sucessão municipal? Por outro lado, na hipótese do prefeito Elizeu Mattos tentar a sua reeleição, quem será o seu vice? Toni Duarte? Enfim, tudo não passa ainda de comentários incertos e não sabidos. O jeito é aguardar para o próximo mês, ou a qualquer momento, pois cabeça de político está sujeito a chuvas e trovoadas ao mesmo tempo sem prévio aviso.

terça-feira, 21 de junho de 2016

Pastores evangélicos visitam o prefeito

As igrejas desenvolvem ações que tiram pessoas das drogas e transmitem mensagens que produzem esperança. É um trabalho que minimiza muitos problemas sociais.” Elizeu Mattos
Membros da Associação de Pastores e Líderes Evangélicos da Serra Catarinense (Aplesc) fizeram uma visita de cortesia ao prefeito Elizeu Mattos na tarde desta segunda-feira (20). Eles reafirmaram o compromisso com o desenvolvimento social do município, oraram pelas lideranças que comandam setores estratégicos e falaram sobre os trabalhos sociais desenvolvidos nos bairros.
Elizeu diz que a fé o acompanha todos os dias e fez menção ao trabalho realizado pelas instituições cristãs. “As igrejas desenvolvem ações que tiram pessoas das drogas e transmitem mensagens que produzem esperança. É um trabalho que minimiza muitos problemas sociais”, define.
O presidente da entidade, pastor Wallace Eduardo da Rosa, ressaltou a importância da fé para a sociedade, falou sobre a atuação das igrejas junto à comunidade e agradeceu pela abertura de espaço em eventos como a Festa Nacional do Pinhão. O vereador Pastor Mendes integrou a comitiva.
Legenda: O encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira (Foto: Marcio Avila)
______________________________________________



 


Há vagas para candidatos a vice. Habilitem-se!


Pelo que se sabe ou pelo que não se imagina, ate agora os eventuais candidatos ainda não tem seus vices. Por exemplo, quem sera o companheiro da chapa de Antonio Ceron. O do postulante Arnaldo Moraes,  passa pela sua cabeça algum nome. Por outro lado, caso o Elizeu Mattos seja candidato a reeleição, Toni Duarte sera o seu vice novamente, e o que se indaga na cidade. Tambem o eleitor não deve ficar pensando que a deputada federal Carmen Zanotto sera candidata. Ela não deve cair na bobagem de deixar o certo pelo duvidoso, e ate porque foi eleita para representar o Estado e o município na Camara dos Deputados em Brasilia. Ser candidata a prefeita sera considerado uma traição. Tambem o coronel Crisosthomo,  o qual não esconde o desejo de ser prefeito de Lages, ainda não apresentou o seu vice. Por outro lado, o empresário da Comunicação Dr. Roberto do Amaral permanece no silencio tal qual os demais postulantes.

Incontaveis reuniões, nada se resolvem

Quase todas as semanas reúnem-se alguns políticos num local previamente determinado para discutirem as candidaturas visando o próximo pleito eleitoral. Muito se falam, pouco se resolvem. Geralmente procuram conciliar seus próprios interesses com os dos seus partidos. De antemão já se sabe que os interesses da população ficam para depois das eleições. No momento os eventuais candidatos estão preocupados com eles. Isso envolve a disponibilidade de um nome para ser o vice do candidato a prefeito, custo da campanha eleitoral, coligações, etc. O que irrita, não apenas a quem deseja informar a comunidade, como também os eleitores, pois as reuniões que realizam nada decidem, as incógnitas continuam. Como se sabe, a campanha eleitoral de 2016 e curta. A  Lei Eleitoral diminuiu o prazo para propaganda politica. Um tanto melhor. Pelo menos assim o eleitorado não ouvira muitas besteiras. As demagogias e os tapinhas nas costas serão rápidas.
Creches – As irresponsabilidades de alguns pais


Ao tomar conhecimento de alguns fatos que, a principio parecem comuns, não há como permanecer calado diante das atitudes de alguns pais que levam seus filhos para as creches. Claro que, não estamos generalizando. Há de haver alguma que não apresenta tantos problemas. Vale lembrar que, apesar do pai também ser um culpado, geralmente na mãe que recai toda a culpabilidade. Afinal de contas, a mulher e a dona da casa, supõem-se! Também e a mãe que, passa o maior tempo com os filhos e, portanto, cabe a ela zelar pela educação, higiene e alimentação de uma criança. Entretanto, nem sempre elas levam essa  situação com responsabilidade, principalmente aquelas mães adolescentes, as quais, certo dia  conheceu um  marmanjo nos famosos “pega crias” ou nas “bocas de fumo” (onde se vendem drogas), e, de repente resolvem se casar. Ou melhor, decidem realizar um ajuntamento dos corpos. Apenas isso! Eles não raciocinam. Não pensam no futuro. De uma hora para outra, acabam se transformando num casal. Mais um a morar junto com a família. Dela ou dele. Geralmente não tem nem cama para dormir. Ambos desempregados.  Mais um problema social para o município. São os tais dos problemas que não são solucionáveis. Pelo contrario, um desastre para a sociedade. Ambos sem cultura, sem escolaridade, menores de idade, as vezes viciados em drogas, etc. Ela, irresponsável, so pensa em dançar, se requebrar e mostrar a bunda com suas vestimentas a caráter com a finalidade de chamar a atenção dos homens. Que belo casal heim. Não vai muito tempo vem o primeiro filho. Pai e mãe desempregados, sogros ou avos arcam com as obrigações. O Estado e o município também. Correm atrás do Bolsa Familia, Vale Gas, Luz social, isenção de IPTU e muitos outros benefícios sociais. São os brasileiros natos, paternalistas desde que nasceram. Esperam tudo dos governos. Geralmente nem votam, no entanto, gostam de ser palpiteiros, condenar os governos.

Despreparadas e inúteis para sempre

Nessas alturas dos acontecimentos, para se verem livres dos filhos em casa, jogam para as Creches. Pobrezinhos! La se vão, faça frio ou calor. Sem nenhuma culpa são conduzidos sujos, com odor fétido, azedos ou ate cagados e mal agasalhados, principalmente neste inverno rigoroso. A mãe, ao deixar seus filhos nas creches, geralmente se dirigem ao centro da cidade ou  a algum lugar para colocar as fofocas em dia, e mostrar a quem interessar  possa as curvas de um corpo repugnante, pois deve ser fétida e azeda como são os próprios filhos que elas não higienizam,  demonstração inequívoca de uma mãe despreparada e sem personalidade. Nunca sera nada na vida, pois não reúne condições morais para moldar o seu próprio caráter. Esse e o Brasil de hoje. De Santa Catarina. De Lages, a oitava economia do Estado com uma pobreza a toda prova. Provem o contrario políticos. Basta de demagogia barata.

segunda-feira, 20 de junho de 2016



E a Festa Nacional do Pinhão, deu lucro?

Apesar de ser um evento que não é organizado pelo poder público; porém, tem alguma parceria, seria de bom alvitre que os organizadores informassem qual foi o resultado final: deu lucro ou prejuízo? Muito embora que, pelos preços exorbitantes cobrados no recinto do Parque Conta Dinheiro, a festa nunca foi realizada para os lageanos. Apenas aos turistas. Nem todos! Esse ano teve alguns deles. Lá de Floripa que foram categóricos: “não voltaremos em 2018. Deixamos nos lares. Viajamos mais de 600 quilômetros entre ida e volta, e, nos deparamos com um evento que é um assalto. Abusam, e aproveitam das pessoas, cobrando o que bem entendem, principalmente na alimentação. Diga-se de passagem, de qualidade duvidosa”.  Alguém tem a culpa. A Prefeitura Municipal deveria colocar fiscais, o Procon fez vista grossa. Enfim, chegaram a vender uma garrafa de água por R$ 7,00 reais. Isso é mesmo um assalto. E a mídia comprada não viu isso.   

Sacoleiros estão trazendo medicamentos abortivos do Paraguai



Antes de comentar sobre o contrabando do momento, faz-se necessário que entendam o crime que estão praticando. No Brasil, o aborto é considerado como crime contra a vida humana pelo Código Penal Brasileiro, em vigor desde 1984, e prevê a pena de detenção de um a três anos para a gestante que o provocar ou consentir que outro o provoque; de um a quatro anos para quem provocá-lo em gestantes sem o seu consentimento; porém, não é qualificado como crime quando praticado por médico capacitado em três situações: quando a gravidez é resultante de um estupro ou se o feto for anencefálico (desde decisão do STF pela ADPF 54, votada em 2012, que descreve a prática como “parto antecipado” para fins terapêuticos). Nesses casos, o Governo Brasileiro fornece gratuitamente o aborto legal pelo SUS. Essa permissão para abortar não significa uma excessão ao ato criminoso, mas sim uma escusa absolutória. Também não é considerado crime o aborto realizado fora do território nacional, realizado em países que permite a prática.
Contrabando de medicamentos abortivos
O certo é que, de todas as formas, abortar é um ato de agressão à vida. O atentado à vida do ser humano, em qualquer fase da existência, é contrário às Leis do Criador que regem a nossa vida e preconizam: “Não matarás” e “Não façamos aos outros o que não queremos que os outros nos façam”. Diante dos diversos ângulos sob os quais se apresenta o abortamento provocado, o próprio Estado é envolvido em suas conseqüências, quando a  saúde pública é afetada, pela ocorrência de procedimentos irregulares praticados pelos interessados, direta ou indiretamente, no ato abortivo. O aborto provocado é um desrespeito à lei natural da reprodução dos seres humanos destinados a vida neste mundo. Um ser indefeso, tem o direito de viver. A vida humana, começando com a concepção, é um bem inviolável que, somente Deus, que concedeu a vida, cabe determinar o momento de sua cessação. Portanto, cabe às autoridades realizarem maiores fiscalizações nas bagagens de pessoas que, seguidamente vão ao Paraguai. Muitas, não generalizando, é claro, estão trazendo medicamentos considerados abortivos e vendendo em Lages e Região Serrana, colocando em risco as vidas de mulheres que encontram-se em estado de gravidez e que desejam abortar o feto. Será que não basta o tanto de bugigangas que trazem do país vizinho para comercializarem, agora brincam com a vida das pessoas. Dizem que esses procedimentos já são de longas datas, e ninguém toma providências para coibir a entrada ilegal dessas drogas.









Cadê a Polícia e os Agentes de Trânsito?






Estão se tornando insuportáveis dois abusos que estão atrapalhando o trânsito de Lages. E o pior, ninguém toma providências. Nem a Polícia Militar nem os Agentes de Trânsito. Sabe-se que há no 6º BPM em Lages, uma Companhia de Trânsito. Aliás, que mensalmente consome 30% do que se arrecadam em multas nas vias públicas de Lages. O que não é pouco. Deveriam fazer jus ao dinheiro que se consomem. O que vem acontecendo é o seguinte: verdadeiras gangues de marginais reúnem-se em grupos e saem nos seus skat’s atrapalhando o trânsito de Lages e até colocando em risco a integridade das pessoas, principalmente dos idosos. Quando não estão pelas ruas, estão nas praças atrapalhando o direito de ir e vir de quem transita por esses logradouros públicos. Também, a direção do Supermercado Angeloni deveria tomar providências para coibir esses abusos dentro do estacionamento. Há um espaço construído especialmente para esses marginais ou de quem gosta de praticar essa modalidade de esporte. Fica ao lado do Supermercado Myatã na rua São Joaquim. No entanto, essas gangues preferem se arriscar suas próprias vidas no trânsito, ou então pelas calçadas existentes, quase atropelando as pessoas, principalmente os idosos. Cadê os Agentes da Diretran? Os “gralhas” como são jocosamente conhecidos pelo linguajar popular preferem ficar batendo papo ou namorando nas esquinas que orientar o trânsito de Lages. Por outro lado, estão os ciclistas que preferem transitar nas calçadas, não respeitando os pedestres, que trafegar por onde seria o correto, ou seja, pelas vias públicas. O Código Brasileiro de Trânsito prevê essa situação. Também há uma Lei Municipal que proíbe os ciclistas de trafegarem pelas calçadas e demais passeios públicos. A PM e os Agentes do Diretran não têm conhecimento dessas leis?





E os vândalos continuam a praticar suas ações. Até quando?


Vamos continuar insistentemente cobrando das autoridades uma séria e decisiva providência que venha a coibir o vandalismo nas vias públicas e logradouros de Lages. Todos os finais de semana, esses sujeitos realizam suas condenáveis ações. Geralmente nas imediações de boates e locais onde realizam os famosos “bailinhos”, onde deixam os rastros de suas especialidades. Ou seja, depredar as lixeiras, quebrar litros e garrafas nas calçadas, destruir orelhões, pontos de ônibus, pixar muros e paredes de residências e estabelecimentos comerciais, etc. Isso acontece, principalmente nas madrugadas de sábado e domingo. Os locais mais visados são: avenida Presidente Vargas, Calçadão, Tanque e a pracinha frente à Catedral. A Polícia Militar sabe muito bem disso. Moradores dizem que nem adianta chamar a Patrulha da Polícia, pois não comparecem.  Consequentemente, os vândalos sabem da inércia de quem devia evitar essas atitudes, simplesmente praticam as destruições na certeza de que não serão incomodados. Os cidadãos de bem, esses sim, vivem atormentados pela falta de segurança. Espera-se que a Polícia Militar de Lages tome providências.



sábado, 18 de junho de 2016

CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO NESTE SÁBADO


BRASILEIRO SÉRIE A 2016PJVEDGPGC
PalmeirasPalmeiras1996121910
InternacionalInternacional198611103
GrêmioGrêmio158431148
SantosSantos139414117
CorinthiansCorinthians138413106
São PauloSão Paulo13841386
FlamengoFlamengo13841387
Ponte PretaPonte Preta1384131011
Atlético-PRAtlético-PR1394141013
10ºFluminenseFluminense13834176
11ºSanta CruzSanta Cruz1193241312
12ºChapecoenseChapecoense1182511412
13ºFigueirenseFigueirense9823378
14ºVitória-BAVitória-BA98233812
15ºCoritibaCoritiba882241215
16ºBotafogoBotafogo88224710
17ºCruzeiroCruzeiro88224812
18ºAtlético-MGAtlético-MG781431015
19ºSportSport58125814
20ºAmérica-MGAmérica-MG58125714

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...