quinta-feira, 4 de julho de 2013

Parceria pretende viabilizar estudo sobre sistema de trânsito



Elizeu Mattos deixou claro à equipe da UFSC que Lages tem urgência no assunto e que a comunidade espera por decisões concretas para o trânsito no município


Técnicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), responsáveis pelo Núcleo Multidisciplinar de Estudos de Acidentes de Tráfego, estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (3), com o prefeito Elizeu Mattos. No encontro, agendado a partir de contato prévio, feito na última semana pelo secretário da Segurança e Ordem Pública, Paulo Dellajustina, com o professor e coordenador do Núcleo de Estudos, Wilson Pacheco, foram avaliadas as possibilidades de a prefeitura e a UFSC firmarem convênio com o objetivo de se estudar e pesquisar as demandas em torno do melhoramento do sistema de trânsito urbano de Lages.

Elizeu deixou claro à equipe da UFSC que Lages tem urgência no assunto e que a comunidade espera por decisões concretas para o trânsito no município. “Estas manifestações que andam tomando conta das ruas no país não estão acontecendo à toa. As pessoas querem soluções reais e nós temos que dar respostas viáveis”, destacou. Segundo Elizeu, a principal preocupação da atual administração é com o bem-estar da população. “Não queremos impor as coisas, mas acima de tudo, apresentar alternativas e soluções técnicas, e isso deve ocorrer também quando se trata do tráfego urbano, da mobilidade no trânsito”, declarou.



De acordo com o prefeito, o que não se pode, de modo algum, é decidir através do “achômetro”. “O que for implantado e melhorado será feito a partir de estudos técnicos, e para isso estamos ouvindo e buscando trabalhar junto com quem realmente entende do assunto, e de forma transparente e isenta”, ponderou. “Os estudos que foram feitos até agora são parciais, e com a UFSC, será um trabalho diferenciado”, ressaltou.

Num prazo de dez dias os especialistas da UFSC se comprometeram a apresentar ao prefeito uma planilha de custos da elaboração dos estudos, que deverão ser feitos por etapas, priorizando-se as demandas mais urgentes, a exemplo das lombadas eletrônicas. O trabalho desenvolvido pelo Núcleo da UFSC poderá servir também como ponto de partida para apresentação de projetos do Executivo aos governos estadual e federal em busca de mais recursos para investimento na área de mobilidade e segurança no trânsito.

Além de Pacheco, participaram da reunião os professores Paulo Luna, especialista na área de tecnologia; Elson Pereira, especialista em mobilidade urbana; os secretários de Administração, Pedro Marcos Ortiz, e de Segurança e Ordem Pública, Paulo Dellajustina; o chefe de Gabinete, Wolnei Constante, e o diretor de Segurança, Estanislau Paes.



Estudo multidisciplinar



O Núcleo Multidisciplinar funciona na UFSC como um laboratório na área de prevenção de acidentes de tráfego, focado para os casos de fogo, resgate e saúde, explicou o professor Paulo Luna. Os estudos estão voltados em princípio para a prevenção e num segundo passo para o atendimento dos casos de acidentes. Mas como se trata de multidisciplinaridade, atua, necessariamente, com engenharia de trânsito, na questão do levantamento de problemas e na apresentação de soluções, na área do planejamento, da medicina e da psicologia.

E isso, segundo Luna, está interligado à formação do motorista. “Muitos dos problemas do trânsito são decorrentes da má formação do condutor do veículo. Também diz respeito à qualificação continuada dos agentes de trânsito. Trata-se, pois, de um estudo integrado, de um novo olhar para o sistema de tráfego urbano”, revelou. O Núcleo Multidisciplinar de Estudos de Acidente de Tráfego desenvolve trabalho para a Eletrosul, em seis Estados, e também trabalha como contratado ou conveniado para estudos em diversos municípios de Santa Catarina, entre eles Palhoça, Criciúma e Itajaí.



É preciso, antes de tudo, fazer um diagnóstico, segundo os especialistas. “Quais são os anseios da administração pública, dos especialistas, e da comunidade?”, refletiu Wilson Pacheco. “O importante é que o projeto que poderemos desenvolver vai transformar Lages em modelo e não simplesmente a apresentação de um produto”, esclareceu Elson Pereira.



Lages tem 90 mil veículos



Segundo informações repassadas na reunião, pelo secretário de Segurança e Ordem Pública, Paulo Dellajustina, existe hoje em Lages uma frota circulante de 90 mil veículos, enquanto que há uma década este número era de 23 mil carros. Diante deste fato, o transporte coletivo é essencial, segundo ele, com destaque para o deslocamento dos estudantes através de vans. Conforme avaliações do professor Elson Pereira, um automóvel ocupa muito mais espaço do que um ônibus, na mesma proporção do número de passageiros.


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