quarta-feira, 28 de março de 2018

Morro Grande está pronto para as celebrações da Semana Santa


Morro Grande está pronto para as celebrações da Semana Santa

Na Sexta-Feira Santa (30 de março), a partir das 6h, o local recebe o início da celebração da Paixão de Nosso Senhor
Um dos principais pontos turísticos de Lages, o Morro da Cruz, no bairro Morro Grande, já está preparado para receber milhares de visitantes para as celebrações da Páscoa. Na tarde desta quarta-feira (28 de março), o prefeito Antonio Ceron esteve no local para conferir os serviços e melhorias realizadas pela equipe da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente. Durante toda a semana mais de 30 homens trabalharam com afinco nos serviços de pintura dos 513 degraus da escadaria, capela, placas e da Santa Cruz. Também foram realizadas roçadas e pintura de meio-fio e da sinalização das ruas que dão acesso ao Morro e no entorno.
Na Sexta-Feira Santa (30 de março), a partir das 6h, o local recebe o início da celebração da Paixão de Nosso Senhor. Às 9h30min acontecerá a primeira encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo. “Dos 40 anos que estou em Lages, talvez em apenas cinco eu não tenha conseguido participar das celebrações. É uma tradição da nossa família, assim como para a maioria dos lageanos. Não existe outro evento religioso que reúna tantas pessoas como a encenação da Páscoa”, destacou o prefeito, que, seguindo a tradição, deve subir a escadaria às 9h.

Prefeitura asfalta a Rua João Gualberto da Silva


Prefeitura asfalta a Rua João Gualberto da Silva

“A nossa meta é melhorar a infraestrutura viária central, principalmente aquelas com pavimentação irregular”, Claiton Bortoluzzi
A Rua João Gualberto da Silva, via de acesso à Rua Marechal Deodoro, a partir da Praça Siqueira Campos (Igreja Santa Cruz) está sendo asfaltada pela prefeitura de Lages. As obras iniciaram na manhã desta quarta-feira (28 de março) e deverão ficar prontas neste mesmo dia.
O trecho pavimentado, de cerca de 100 metros de extensão, faz parte do projeto de melhorias nas vias urbanas centrais, onde há um grande fluxo de trânsito. “Já asfaltamos a Rua Jorge Lacerda, agora a João Gualberto e posteriormente a Marechal Deodoro também será asfaltada, no trecho entre a rótula e a confluência com a Rua Hercílio Luz. Nossa meta é melhorar a infraestrutura viária central, principalmente aquelas com pavimentação irregular”, destaca o secretário municipal de Planejamento e Obras, Claiton Bortoluzzi.
A elaboração e execução destes projetos é de responsabilidade de equipe técnica da Secretaria de Planejamento e Obras e o maquinário utilizado é da própria prefeitura. “Executando as próprias obras, a prefeitura tem significativa economia de recursos e ganha também na agilização dos serviços prestados à comunidade”, conclui Claiton.

Nesta quinta têm peixe vivo no Mercado Publico e no Ginásio Ivo Silveira em Lages


Feira do Peixe Vivo em dois locais nesta quinta-feira

No catolicismo é tradição o consumo de peixes durante a Semana Santa 
Nesta quinta-feira (29 de março) a Feira do Peixe Vivo, coordenada pela Secretaria Municipal da Agricultura e Pesca, através da Diretoria de Pesca e Aquicultura, será realizada em dois locais. No Centro, ao lado do antigo Mercado Público Municipal e no bairro Sagrado Coração de Jesus, no pátio do estacionamento do Ginásio Ivo Silveira, durante a Feira da Agricultura Familiar. A comercialização dos peixes inicia às 8h.
Estão sendo oferecidas pelos produtores parceiros 15 toneladas de peixes das seguintes espécies: Carpa húngara, carpa cabeça grande, carpa prateada, carpa capim, jundiá, tilápia, entre outras. O valor padrão para venda dos peixes está estipulado em R$ 12,50, o quilo.
São parceiros da Feira do Peixe Vivo a Associação Regional de Piscicultores, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Difusão Tecnológica (Epagri), Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Centro de Ciências Agroveterinárias de Lages (CAV/UDESC) e Vigilância Sanitária.



Deputada Zanotto preocupada com a prevenção do câncer


Carmen Zanotto destaca importância da prevenção do câncer de intestino

A deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) destacou, durante o seminário sobre o câncer de intestino, a importância da prevenção da doença entre os brasileiros. Os debates aconteceram na terça-feira, na Câmara dos Deputados.
O evento contou com a participação de especialistas, entidades de defesa dos pacientes de câncer e representantes do Ministério da Saúde.
“A prevenção sempre é o melhor caminho evitar essa doença. Bons hábitos alimentares, uma dieta balanceada, rica em frutas e legumes, e mais exercício físico são importantes”, reforçou a deputada, que preside a Frente Parlamentar de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, promotora do seminário.
O Inca (Instituto Nacional do Câncer) prevê que, neste ano, haverá cerca de 36 mil novos casos de câncer colorretal no Brasil, com 15 mil mortes causadas pela doença, que acomete mais a população feminina.
Vários assuntos foram debatidos pelos palestrantes, como desafios do diagnóstico do câncer colorretal, acesso ao tratamento, campanhas de conscientização e perspectivas de cura.
Diagnóstico precoce
Para Carmen Zanotto, o seminário foi uma oportunidade para também chamar a atenção dos brasileiros sobre a importância de se buscar o diagnóstico precoce da doença.
“O câncer de intestino é silencioso, por isso precisa ser diagnosticado o quanto antes. Então a necessidade de unirmos forças com as organizações de apoio para que os pacientes possam ter o mais rapidamente possível acesso aos exames para fechar um diagnóstico”, alertou.
A parlamentar defendeu ainda necessidade de aprovação de projetos de lei, em tramitação na Câmara, que facilitem o acesso dos pacientes ao tratamento na rede hospitalar pública, reduzindo de 60 para 30 dias o tempo de espera atendimento nos casos mais urgentes, como prevê proposta de sua autoria, em tramitação na Câmara dos Deputados.

Prefeito Ceron pede agilidade aos vereadores em relação a revisão do Plano Diretor Municipal




“Espero que as entidades e instituições, a exemplo da Associação dos Engenheiros e Arquitetos, sejam ouvidas pelos senhores, sempre em busca do que for melhor para Lages.” - Antonio Ceron
Durante reunião com os vereadores, nesta segunda-feira (26 de março), na prefeitura, o prefeito Antonio Ceron pediu atenção especial para o Projeto de Lei da Revisão do Plano Diretor do Município de Lages que tramita no Legislativo desde o final de 2017. Elaborado pelo Executivo, depois da realização de uma série de audiências públicas organizadas por equipe técnica da prefeitura e com participação popular, o plano de revisão está agora nas mãos dos vereadores para a devida aprovação.
“Peço a todos os vereadores que analisem bem esta matéria, pois o que for aprovado será seguido à risca. Espero que as entidades e instituições, a exemplo da Associação dos Engenheiros e Arquitetos, sejam ouvidas pelos senhores, sempre em busca do que for melhor para Lages”, salientou Ceron.
Basicamente, o Plano Diretor, revisado periodicamente, é uma Lei municipal que estabelece diretrizes para a ocupação do território urbano e rural do município. Este instrumento legal interfere diretamente na vida dos cidadãos e munícipes, na medida em que analisa características físicas, atividades socioeconômicas predominantes e as vocações da cidade, além dos problemas e potencialidades. É o conjunto de regras básicas que determina o que pode e o que não pode ser feito com relação às obras e uso geral do solo.

terça-feira, 27 de março de 2018

Vigilância 24 horas por dia Postes receptivos as novas câmeras de videomonitoramento já estão todos instalados

Os sensores de imagem das câmeras possuem capacidade de varredura progressiva. Com a lente zoom ótico em 20 vezes e zoom digital em 16 vezes, as câmeras oferecem mais detalhes sobre áreas expansivas 
Lages recebeu um incremento de 50 câmeras de videomonitoramento e a segurança dos cidadãos e a externa de seu patrimônio, como residências e estabelecimentos comerciais, está prestes a ser reforçada em definitivo, com cobertura de praticamente toda a área urbana do município. A Polícia Militar informa que já estão implantados todos os postes com caixas para instalação de energia elétrica onde serão fixadas as câmeras de videomonitoramento.
A etapa seguinte neste processo será a instalação da fibra ótica e, após, a etapa final de instalação das câmeras do Projeto Bem-Te-Vi. Portanto, por enquanto, todos os postes estão instalados, mas nenhuma câmera nova está em funcionamento. As Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) já foi oficiada para providenciar a ligação da energia. Durante este período de espera será instalado um novo sistema na Central de Emergência da PM, que suporte as novas câmeras devido a sua qualidade superior em padrão Full High Definition (HD) e pela exigência de maior capacidade de memória (Hard Disk).
Cobertura em todas as áreas da cidade
Os 50 equipamentos do Projeto Bem-Te-Vi, da Polícia Militar (PM), serão instalados nos seguintes bairros e loteamentos: Araucária, Beatriz, Caça e Tiro, Caravágio, Centenário, dez no Centro, Conta Dinheiro, Copacabana, Coral, Jardim Cepar, Dom Daniel, Guarujá, duas no Habitação, Maria Luiza, Morro do Posto, Morro Grande, Passo Fundo, Penha, Pisani, Popular, duas no Promorar, Sagrado Coração de Jesus, duas no Santa Catarina, duas no Santa Helena, Santa Maria, Santa Mônica, Santa Rita, duas no São Cristóvão, São Francisco, São Miguel, Triângulo, Tributo, duas no Universitário, Várzea e Vila Mariza. Para a escolha dos locais, a PM adotou os critérios de opção por lugares com iluminação adequada para melhor captação de imagens, com maior circulação de pessoas, próximo a comércios, escolas, agências bancárias e com grande número de registros de ocorrência de infrações e desordens. O investimento do Estado na aquisição das câmeras foi de R$ 651 mil.
O chefe da Central Regional de Emergência do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Lages, 1º tenente, Gabriel Furtado Fernandes, reitera que mais perto do funcionamento a Polícia Militar buscará, junto à prefeitura, a parceria para que agentes (estagiários ou contratados) sejam direcionados a auxiliar no videomonitoramento, conforme previsto no convênio entre Estado e Município, pois o número de câmeras aumentará de 37 para 87. “O videomonitoramento contribui em várias frentes: de forma preventiva - pessoas cientes de que estão sendo monitoradas tendem a mudar de ideia se querem cometer um crime, contravenção ou mesmo causar desordem, ou seja, evita que ocorra o problema. E de forma repressiva imediata: diversos problemas foram flagrados pela PM por intermédio das câmeras, sendo encaminhada uma viatura de área para solucionar o problema. Os aparelhos auxiliam os órgãos na parte de investigação (Polícia Civil e Ministério Público - MP), a própria PM e o cidadão comum (exemplo: bateram no seu carro e fugiram do local). Em alguns municípios as câmeras já são utilizadas na fiscalização de trânsito”, argumenta o chefe da Central, ao alertar que, “o videomonitoramento não substitui o policial, mas é uma ferramenta a mais, um complemento na sua missão. Tem grande importância qualitativa, e não tanto quantitativa devido aos problemas que deixam de ocorrer em razão do sistema de monitoramento. Desta forma, é essencial no processo de prevenção.”
As câmeras são giratórias em 360 graus e têm funcionamento ininterrupto 24 horas por dia. Estes mecanismos vêm incrementar as ferramentas já consolidadas em Lages pela Polícia Militar (PM), como capital humano constituído por policias militares masculinos e femininos, 35 viaturas (automóveis e motocicletas) e o aparato do helicóptero Águia 4. Todos os serviços são coordenados pelo comandante do 6º BPM, tenente-coronel Alfredo Nogueira dos Santos. O Projeto Bem-Te-Vi já viabilizou a instalação de 2,4 mil equipamentos em 115 municípios de Santa Catarina.
Eficiência
As câmeras são dotadas de alta resolução a partir de tecnologia de ponta e têm função de posicionamento inteligente. Seus sensores de imagem possuem capacidade de varredura progressiva. Com a lente zoom ótico em 20 vezes e zoom digital em 16 vezes, os equipamentos oferecem mais detalhes sobre áreas expansivas. Esta série de câmeras pode ser amplamente utilizada para alta definição, como rios, florestas, estradas, ferrovias, aeroportos, portos, praças, parques, pontos turísticos e estações. A eficiência de cada câmera equivale a 40 postos de observação, com alcance de três quilômetros em 360 graus e imagem de alta precisão. Com o equipamento é possível reduzir a incidência de crimes, otimizar o “tempo-resposta” dos policiais, aumentar o índice de prisões em flagrante e gerar provas consistentes para as investigações e, consequentemente, para os processos judiciais.
O diretor de Trânsito e responsável interino pela Coordenação Municipal de Segurança e Trânsito, Rogério Juary Gonçalves de Almeida, aponta: “As novas câmeras irão abranger maior espaço de fiscalização por parte da PM e coibirá crimes, inclusive auxiliará na identificação de autoria quando a Polícia não conseguir chegar a tempo para efetuar a abordagem. No âmbito do trânsito, será possível a identificação de veículos pela placa e consulta do nome do proprietário junto ao sistema informatizado do Detran, o que pode facilitar chegar ao condutor da hora da ocorrência (acidente ou infração).”
Como funciona a Central?
A Central Regional de Emergência, localizada no quartel da PM, bairro São Cristóvão, possui seis telas, cada uma divide-se em até quatro telas menores, ou seja, totaliza 24 telas. A média de armazenamento é de 15 dias, mas em ocorrências em que provavelmente as imagens serão solicitadas futuramente, pela Polícia Civil (PC), Ministério Público (MP) ou Poder Judiciário. É de praxe gravar o arquivo em um tipo de mídia, por exemplo, um DVD, para posterior disponibilização caso requisitado.
As obrigações de cada parte
Pelo convênio firmado em 19 de dezembro do ano passado, durante a entrega da nova Delegacia Regional da Polícia Civil, com a presença do prefeito Antonio Ceron, o governador licenciado Raimundo Colombo e do então secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubba, o Governo de Santa Catarina ficou responsável pela aquisição das câmeras, transmissão por fibra ótica e manutenção dos equipamentos por um ano. O Município se comprometeu em providenciar manutenção preventiva e corretiva do sistema após o primeiro ano de instalação.
Endereços dos locais das novas câmeras de videomonitoramento:

Bairro
Localização
Araucária
R. Osvaldo Aranha c/ Argeu Alves de Andrade (próx. à Base Setor 3)
Beatriz
Av. Belisário Ramos c/ Av. Papa João XXIII - Sempre Verde
Caça e Tiro
R. Cirilo Vieira Ramos c/ R. da Erva Mate
Caravágio
Av. Primeiro de Maio c/ R. Visconde de Taunay
Centenário
R. Eleutério da Silva Furtado c/ R. Frei Nicodemus
Centro
R. Jorge Lacerda c/ R. João de Castro
Centro
Parque Jonas Ramos (Tanque) área do Parque
Centro
Parque Jonas Ramos (Tanque) área do Lago
Centro
R. São Joaquim c/ R. Sete de Setembro
Centro
R. Otacílio Vieira da Costa c/ R. Castro Alves e R. Cândido Ramos
Centro
R. Frei Rogério c/ General Nepomuceno Costa (próx. ao Centro Educacional)
Centro
Av. Pres. Vargas c/ R. Emiliano Ramos Branco
Centro
Av. Marechal Floriano com R. Benjamin Constant
Centro
R. Marechal Deodoro c/ R. Jerônimo Coelho (próx. à Maternidade)
Centro
R. Frei Gabriel c/ R. Honorato Ramos
Conta Dinheiro
Av. Duque de Caxias (próx. à R. Jairo Luiz Ramos)
Copacabana
Av. Belisário Ramos c/ Marechal Deodoro
Coral
Av. Luís de Camões com R. Humberto de Campos
Jardim Cepar
Av. Pres. Vargas c/ Av. Corina Caon
Dom Daniel
R. 31 de Março c/ R. Independência
Guarujá
R. 31 de Março c/ R. Porto Seguro
Habitação
R. Álvaro Neri dos Santos com R. dos Cinamomos
Habitação
R. Álvaro Neri dos Santos c/ Belisário Ramos
Maria Luiza
Av. Luís de Camões c/ R. Coronel Sotero Rocha  (próx. à Base Setor 8)
Morro do Posto
R. João José Godinho c/ R. Prof. Simplício - Rótula (Colégio Militar)
Morro Grande
R. Eleutério da Silva Furtado c/ R. João Lemos Machado
Passo Fundo
R. Marechal Rondon com R. Coronel Sotero Rocha
Penha
R. Vital Brasil c/ R. Nossa Senhora da Penha (Colégio Godolfin)
Pisani
Av João Goulart (próx. ao Colégio Augusto Jorge Vieira)
Popular
R. Primeiro de Maio c/ R. Silvino Duarte Júnior prox. Colégio Zulmira
Promorar
R. Engenheiro Paulo Ribeiro c/ R. Plínio Ribeiro Ramos (próx. à Unidade Básica de Saúde)
Promorar
R. José Maria Ribas Pinto c/ R. Alziro Zarur (condomínios)
Sagrado C. de Jesus
R. Humberto de Campos com R. Walmor Ribeiro - Estádio
Santa Catarina
Rótula do Conte c/ Av Santa Catarina e R. Caldas Júnior e Acesso Sul
Santa Catarina
R. Dr. Aujor Luz c/ R. Manoel Coimbra
Santa Helena
Av. Caldas Júnior c/ R. Cristiano Brascher
Santa Helena
R. Mateus Junqueira c/ R. Curitiba
Santa Maria
R. Campos Sales c/ R. Nilo Peçanha
Santa Mônica
R. Flamengo c/ Floriano Júnior (próx. Escola Francisco Manfrói)
Santa Rita
Av. Marechal Floriano com R. Cristiano Brascher - Unifacvest
São Cristóvão
Av. D. Pedro II c/ R. Fausta Rath
São Cristóvão
Av. Belizário Ramos c/ R. Rio Grande do Norte
São Francisco
R. Heitor Villa-Lobos c/ R. Haeckel de Tavares
São Miguel
R. Manoel Antunes Pessoa c/ R. Vital Brasil
Triângulo
Rótula do Triangulo c/ Av. Belisário Ramos e Av. Mal Floriano
Tributo
R. Jonas Ramos Martins - Frente Mercado Natã
Universitário
Av. Antonio Ribeiro dos Santos c/ R. Archilau Batista do Amaral (próx. ao Senai)
Universitário
Av. Castelo Branco c/ R. Jurandir Sell Macedo - Cedup e Uniplac
Várzea
R. Álvaro Neri dos Santos c/ R. Antônio Ribeiro dos Santos
Vila Mariza
Av. Das Torres X Marginal da BR282

Fotos: Toninho Vieira e Marcelo Pakinha
 



Outras informações acesse o site: 


Coluna Política Gazeta News com Leo Sechi


POLÍTICA NEWS
Lula, o sistema e as eleições
A passagem do ex-presidente Lula por Santa Catarina no último final de semana diz muito sobre ele, o PT, o sistema político e as eleições: primeiro, ao lançar e ressaltar sua candidatura em outubro, Lula ignora, seja para mostrar força ou para dar esperança para sua militância, à condenação em segunda instância que o torna inelegível. Confiança demais, jogo político ou fé na ajuda do Judiciário que ele tanto critica?
O segundo ponto é a confiança na vitória nas urnas escancarada em seu discurso quando sugere um banho de mar nas praias da Capital para comemorar em outubro. Neste momento, jogando para torcida petista que mostrou a sua força durante as visitas, o ex-presidente descartava a hipótese de ser preso.
Neste cenário, como fica o cidadão brasileiro que não veste a camisa vermelha, nem a azul, e que constata que há margens para dúvidas até mesmo no Judiciário?
Será preso ou não? Enquadrado como inelegível ou não? Cometeu crime ou não cometeu? Roubou ou não roubou? Foi golpe ou não foi golpe? Se as respostas dependem de ideologias, é onde o Judiciário e todo o sistema falham.

FERNANDO HADDAD
Se o discurso político do partido está em torno de Lula, nos bastidores há uma ala do PT que está tentando convencer a direção partidária de que o nome de Haddad deveria começar a ser veiculado já, como alternativa à Lula. Falam em dar uma repaginada no partido, com o olho no futuro da legenda. Seus índices, assim como os de seu correligionário Jaques Wagner são ainda muito baixos, apesar da possibilidade de uma forte transferência de votos do seu líder maior. Seria suficiente para ir ao segundo turno? Talvez não. Fernando Haddad até poderia levar o PT a uma meia vitória por outras vias: ser o vice na chapa de Ciro Gomes. Mas ele está consciente de que seu partido gosta mesmo é de hegemonia.

A CRISE DO JUDICIÁRIO
A população está bastante descrente do agente público como um todo e o Judiciário, assim como os demais poderes, está passando por maus lençóis. Nem o juiz que tem uma visão mais imparcial, a população entende como alguém que entrou no poder público por um sistema de mérito. Quando a gente vê um Supremo Tribunal Federal com alguns ministros muito instáveis ou visivelmente com posições políticas de torcidas organizadas, a população perde bastante credibilidade no sistema. Apesar do mau momento, temos que ter muita força e muita esperança para renovarmos a crença nas instituições, porque se começarmos a contestar Judiciário, Legislativo e Executivo, sem depositar fé em ninguém, o que sobra realmente é a barbárie, a colocação de líderes políticos populistas que se propõem a acabar com tudo e com todos, como se não tivessem defeitos. Este seria um caminho muito mais perigoso.

O MECANISMO
Quem viu no fim de semana a série brasileira na Netflix baseada na Operação Lava-Jato, o Mecanismo, observou uma produção muito parecida com Tropa de Elite, do mesmo diretor, José Padilha, que mostra a corrupção como “câncer brasileiro” e o sistema político como um mecanismo corrupto que não tem fim, exatamente por estar enraizado em todos os setores. Nada de novo, mas a crítica continua atual e válida. Você aí: se tivesse uma oportunidade de se dar bem, mas para isso poderia prejudicar alguém, qual seria sua escolha?

Deputada Carmem participa em Curitiba de entrega de ambulâncias para Santa Catarina


Carmen Zanotto participa de entrega de ambulâncias para Santa Catarina

A deputada federal Carmen Zanotto (PPS) participou na segunda-feira (26), da cerimônia de entrega de 476 novas ambulâncias de suporte básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O evento aconteceu em Curitiba e o ministro da Saúde Ricardo Barros destacou que o objetivo é qualificar o atendimento das urgências e emergências.
Em Santa Catarina foram beneficiados 13 municípios: Ascurra, Concórdia, Fraiburgo, Itapiranga, Itapoá, Matos Costa, Meleiro, Palhoça, Santa Cecília, Santo Amaro da Imperatriz e São Bonifácio. As cidades de São Francisco do Sul e Rancho Queimado já receberam as ambulâncias. 
A deputada Carmen Zanotto que é membro da Frente Parlamentar da Saúde e da Comissão de Seguridade Social e Família destaca que outros municípios do Estado devem ser contemplados, com novas ambulâncias, ainda este ano, como por exemplo a cidade de Bocaina do Sul, na Serra Catarinense. “A renovação da frota acontece por tempo de uso e de acordo com os critérios técnicos do Ministério, essas viatura que foram entregues irão substituir muitas que estão paradas e outras que estão precárias, desta forma restabelecendo o serviço do Samu e melhorando o atendimento aos pacientes em situação de emergência”, afirma a parlamentar.
A expectativa do Ministério da Saúde é que, até o final do ano, sejam entregues 2.173 novas unidades em todo o país. Desta forma, renovando 65,7% de toda a frota.

Obras no universitário próximo ao Jones Minosso


Projeto de asfaltamento prevê drenagem de área pública

A obra atende reivindicação dos moradores e resolve antigo problema de alagamento
O projeto de pavimentação da Rua Archilau Batista do Amaral, no bairro Universitário, em execução, prevê a drenagem da área de entorno da praça anexa ao Centro Serra. À margem da rua, ao longo de toda a extensão frontal da praça, está sendo instalada rede pluvial com tubos de concreto com 1 metro de diâmetro. Esta tubulação ainda se estende pela área lateral da praça, cruzando pelo ponto de confluência com a Rua Sebastião Ramos Schmidt e dali se conecta a canalização que deságua no leito do rio Carahá.
Outro ramal desta rede pluvial mestra, corta a Rua Archilau Batista do Amaral, interligando a rede já existente na Rua Luiz Gonzaga Proença.
A drenagem geral desta área atende uma reivindicação antiga dos moradores, resolvendo de uma vez por todas com problema de formação de lagoa na citada área. Com a drenagem da área, a praça e terrenos públicos, anexos, poderão ser melhor aproveitados em prol da comunidade.

Secretaria da Saúde divulga atendimentos para o interior no mês de Abril em Lages



Saúde divulga calendário de atendimentos no interior para o mês de Abril
Os pacientes devem apresentar o Cartão SUS e o Cartão da Família no momento do atendimento
A Secretaria de Saúde de Lages informa o calendário de atendimentos nas unidades de saúde do interior do município. Em abril não haverá atendimento na localidade de Cajurú. Sobre o atendimento no interior, os pacientes devem chegar ao local da consulta, conforme o roteiro, em horário entre 8h e 10h. Contudo, nos casos urgentes em que a chegada do paciente acontece depois deste período, haverá a avaliação do problema por parte de enfermeira, que encaminhará a situação mediante classificação de risco. Os pacientes devem comparecer apresentando seu Cartão SUS e o Cartão da Família.
Na ocasião da consulta há averiguação de pressão arterial, prescrição de medicamentos, entrega de remédios básicos, se disponíveis no momento, além de renovação de receituário e demais encaminhamentos, a exemplo de exames. A equipe deslocada para a área rural normalmente é composta por médico clínico geral, dentista, enfermeira e técnica de enfermagem.
  • EM ABRIL NÃO HAVERA ATENDIMENTO NA LOCALIDADE DE CAJURÚ
ESCALA DE ATENDIMENTO MÉDICO ABRIL 2018
DATA
DIA DA SEMANA
LOCALIDADE
ÁREA
ATIVIDADE

02/ABR
SEGUNDA – FEIRA
MIRANTE
43
ATEND. MÉDICO NA LOCALIDADE
03/ABR
TERÇA– FEIRA
INDIOS
43
ATEND. MÉDICO NA LOCALIDADE
04/ABR
QUARTA – FEIRA
SALTO CAVEIRAS
42
ATEND. MÉDICO NA LOCALIDADE
05/ABR
QUINTA - FEIRA
MANFRÓI
42
ATEND. MÉDICO NA LOCALIDADE
06/ABR
SEXTA – FEIRA
SÃO JORGE
42
ATEND. MÉDICO NA LOCALIDADE
09/ABR
SEGUNDA– FEIRA
DIMAS/CABO DE LANÇA
42
ATEND. MÉDICO NA LOCALIDADE
10/ABR
TERÇA– FEIRA
POTREIROS
43
ATEND. MÉDICO NA LOCALIDADE
11/ABR
QUARTA- FEIRA
CDL
42
ATEND. MÉDICO NA LOCALIDADE
12/ABR
QUINTA - FEIRA
CEDRO ALTO
42
ATEND. MÉDICO NA LOCALIDADE
13/ABR
SEXTA – FEIRA
BODEGÃO
42
ATEND. MÉDICO NA LOCALIDADE
16/ABR
SEGUNDA – FEIRA
MACACOS UBS
43
ATEND. MÉDICO NA LOCALIDADE
17/ABR
TERÇA – FEIRA
CADEADO
43
ATEND. MÉDICO NA LOCALIDADE
18/ABR
QUARTA- FEIRA
STA TEREZINHA DO SALTO
42
ATEND. MÉDICO NA LOCALIDADE
19/ABR
QUINTA- FEIRA
ENTRADA DO CAMPO
43
ATEND. MÉDICO NA LOCALIDADE
20/ABR
SEXTA – FEIRA
MORRINHOS
42
ATEND. MÉDICO NA LOCALIDADE
23/ABR
SEGUNDA– FEIRA
MACACOS ESCOLINHA
43
ATEND. MÉDICO NA LOCALIDADE
24/ABR
TERÇA– FEIRA
GRAMADOS
43
ATEND. MÉDICO NA LOCALIDADE
25/ABR
QUARTA - FEIRA
FLORESTA
42
ATEND. MÉDICO NA LOCALIDADE
26/ABR
QUINTA - FEIRA
LAMBEDOR
43
ATEND. MÉDICO NA LOCALIDADE
27/ABR
SEXTA – FEIRA
RANCHO DE TÁBUAS
43
ATEND. MÉDICO NA LOCALIDADE
30/ABR
SEGUNDA – FEIRA
STA CATARINA
43
ATEND. MÉDICO NA LOCALIDADE

segunda-feira, 26 de março de 2018

Programa Qualifica Mais Lages forma 17 novos garçons e garçonetes


O curso de 30 horas/aula foi composto pelos seguintes assuntos: formas de servir o cliente, abordagem, organização da mesa, orientação de cartas de vinho e bebidas, buffet e barman, higiene e boas práticas de manipulação de alimentação, e empreendedorismo
Na noite de sexta-feira (23 de março) o Programa Qualifica Mais Lages, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, certificou 17 profissionais para o desempenho da função de garçom e garçonete. O instrutor voluntário foi José Miguel Machado, que tem a própria empresa de buffet. No encerramento, os alunos estavam trajados a caráter e aproveitaram a própria formatura para exercitar as noções da capacitação e servir aos seus convidados - familiares e amigos.
O professor, segundo informações do gerente do Qualifica Mais, Marcelo Lima, contribuiu com seus conhecimentos e, além disto, na reinserção de 12 destes 17 garçons e garçonetes no mercado de trabalho, em sua empresa de eventos. O restante dos formandos entrou no cadastro do Banco do Emprego e assim que surgirem oportunidades de vagas serão chamados para entrevistas de seleção.
O curso de 30 horas/aula foi composto pelos seguintes assuntos: formas de servir o cliente, abordagem, organização da mesa, orientação de cartas de vinho e bebidas, buffet e barman, higiene e boas práticas de manipulação de alimentação, e empreendedorismo. O vice-prefeito, Juliano Polese, e o secretário do Desenvolvimento, Mario Hoeller de Souza, compareceram ao evento. “O Qualifica Mais Lages está com uma série de datas de encerramento e novos profissionais estarão aptos a ocupar uma vaga no mercado em modo de recolocação ou de pontapé inicial na empregabilidade. Aliado à capacitação da mão de obra, o Município está proporcionando, com a ajuda de empresas e instituições parceiras, mudanças de vida e a geração de renda para estas famílias”, pontua Polese, enquanto Mario Hoeller complementa: “O Poder Público cumpre seu compromisso e atua em diferentes linhas, assim como faz no esporte, na educação, projetos, não somente nos serviços de rotina. Inauguramos a Sala do Empreendedor na semana passada e as portas estão abertas para quem quer realizar o sonho de abrir o próprio negócio, e para quem deseja fazer um cadastro no Banco do Emprego basta nos procurar.”
No dia 5 de abril, às 19h, será o encerramento do curso de frentista e atendente e no dia 9 de abril a formatura de manicure e depilação às 15h.
Fotos: Programa Qualifica Mais Lages/Divulgação
 


Projeto de Lei do Executivo trata de cessão de área para instalação da Berneck

O terreno já avaliado em R$ 3,2 milhões precisa agora ter a sessão de direito real aprovada na Câmara. Só depois disso é que a Berneck poderá iniciar a instalação em Lages, próximo à ponte sobre o Rio Caveiras, na BR 116”, prefeito Antonio Ceron
Uma coletiva à imprensa foi concedida pelo prefeito Antonio Ceron, na manhã desta segunda-feira (26 de março) tratando do envio de Projeto de Lei à Câmara de Vereadores relacionado à sessão de direito real de área de terras para instalação da empresa madeireira Berneck. Os vereadores, atendendo convite do prefeito, também participaram da entrevista coletiva.
Ceron, inicialmente, explanou o objetivo central do Projeto de Lei, falando sobre as vantagens socioeconômicas do projeto da Berneck, empresa que ao assinar protocolo de intenção com a prefeitura de Lages, garantiu investimentos em torno de 800 milhões de reais e geração de 650 vagas de empregos diretos.
O Projeto de Lei do Executivo trata basicamente da aprovação da cessão da área, a qual está em processo de desapropriação por parte do município e localiza-se à margem da BR-116. “O terreno já avaliado em R$ 3,2 milhões precisa agora ter a sessão de direito real aprovada na Câmara. Só depois disso é que a Berneck poderá iniciar a instalação em Lages, próximo à ponte sobre o Rio Caveiras, na BR 116”, explicou o prefeito.
“A Berneck movimenta hoje em Curitibanos, onde já está instalada há vários anos, R$ 1 bilhão por ano. É uma empresa que irá aproveitar matéria-prima existente em Lages e região (pinheiro americano), além de contratar mão de obra local”, argumentou Ceron, ao pedir o engajamento dos vereadores na aprovação do Projeto de Lei.
Com a aprovação deste projeto, a prefeitura estará apta a ceder legalmente o terreno à Berneck, a qual se compromete a entrar em operação em até 36 meses. “Hoje os empreendedores já falam que é possível que dentro de 30 meses já estejam produzindo, em Lages”, disse o prefeito.
O valor do terreno, conforme avaliação, já foi depositado judicialmente em nome dos proprietários legais. “Firmamos convênio com o Governo do Estado, o qual repassou esse dinheiro ao município”, explicou Ceron, na coletiva à imprensa

Artistas pratas da casa têm até quinta feira pra apresentarem suas inscrições pro Recanto do Pinhão


Inscrições para apresentações artísticas e culturais no Recanto do Pinhão 2018 encerram nesta quinta-feira

Os artistas selecionados ficam credenciados para os eventos organizados e promovidos pela prefeitura até o dia 31 de dezembro de 2018
Os artistas locais e regionais que desejam se apresentar durante o Recanto do Pinhão deste ano devem estar atentos ao período de inscrições do Edital de Credenciamento para Apresentações Artísticas em Geral, nº.: 02/2018. O prazo se encerra nesta quinta-feira (29 de março), às 18h.
Os interessados que ainda não efetivaram suas inscrições podem retirar cópia do Edital no site da Fundação Cultural de Lages (FCL): www.cultura.lages.sc.gov.br, no link Edital Credenciamento - Apresentações Artísticas, e entregar a ficha de inscrição devidamente preenchida com a documentação exigida no Edital na sede da FCL, localizada na Rua Benjamin Constant, 141, no Centro, até a data e horário limite estabelecidos.
De acordo com o superintendente da FCL, Gilberto Ronconi, serão inabilitados os interessados que apresentarem documentos incompletos, ilegíveis, com emendas, rasuras ou qualquer irregularidade, bem como aqueles que não atendem às demais exigências do Edital. “Esta é a forma legal para credenciamento dos artistas nos eventos organizados ou promovidos pela municipalidade, lembrando que serão credenciados todos que comprovarem a habilitação exigida no Edital, que obtenham a pontuação exigida, a contar da publicação do Edital de Credenciamento”, explica.
As propostas de credenciamentos dos artistas que desejam se apresentar no Recanto do Pinhão, de 19 de maio a 2 de junho, serão selecionadas pelo Departamento de Eventos da Fundação Cultural. A seleção da proposta não implicará na garantia de contratação do serviço, que só se efetivará com assinatura do Termo de Credenciamento ou do Contrato de Prestação de Serviço. “Conforme prevê o Edital o resultado dos credenciados inscritos será divulgado no dia 9 de abril, no site da prefeitura: www.lages.sc.gov.br, e da FCL: www.cultura.lages.sc.gov.br”, salienta Gilberto Ronconi. 

sexta-feira, 23 de março de 2018

Maio Amarelo já está sendo organizado em Lages

s

Durante todo o mês de maio serão realizadas ações informativas, de educação e conscientização para a redução de acidentes no trânsito
A Coordenação de Segurança, através da Diretoria de Trânsito (Diretran) em parceria com diversas entidades e instituições realizou nesta sexta-feira (23 de março) a primeira reunião de organização das atividades e ações que serão desenvolvidas durante o “Maio Amarelo”. Este evento busca a educação, conscientização e informação das responsabilidades e avaliações de riscos sobre o comportamento de cada cidadão no trânsito.
De acordo com a gerente de Educação no Trânsito, da Diretran, Fátima de Souza, todas as atividades que serão realizadas durante o mês de Maio terão a participação dos parceiros. “Deveremos ter palestras nas escolas municipais, estaduais e particulares, blitzes educativas, workshop, entre outras”, comentou.
Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução dos acidentes de trânsito. Um dos objetivos é de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo mundo.
Fonte: INBEP

- Diretran alerta para interrupções no trânsito neste sábado e domingo

Motoristas devem procurar vias alternativas em alguns pontos da cidade
A Coordenação de Segurança, através da Diretoria de Trânsito (Diretran) está informando à comunidade que neste sábado (24 de março) será realizada uma interrupção no trânsito da cidade. Na Rua Lauro Muller, trecho compreendido entre as ruas Mário Lucena e Honorina Costa Ribeiro, das 13h às 18 horas. O motivo é o 11º Aulão da Flex Academia.
Outro evento que irá requerer atenção dos motoristas será a Caminhada da Fraternidade, promovida pela Paróquia São Judas Tadeu, com início previsto para as 08h30. O percurso iniciará na Rua São Joaquim, saindo da Praça ao lado do Santuário, seguindo em direção ao Cemitério Cruz das Almas, Avenida Belizário Ramos e Rua Marechal Deodoro. Retorna pela Rua São Joaquim, encerrando na Praça da Igreja. Em consequência, o trânsito por essas vias poderá ficar lento durante a passagem da Caminhada.
Domingo de Ramos (25 de Março)
Neste domingo (25 de março) será realizada a Procissão de Domingo de Ramos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, do bairro Coral. Em consequência, o trânsito da Av. Luis de Camões, trecho compreendido entre a rótula com a Avenida  1º de Maio e a Rua XV de Novembro, terá o trânsito de veículos interrompido das 09h às 09h15 para a passagem dos fiéis. 
Como alternativa de tráfego, os veículos que transitam pela Av. 1º de Maio, bem, como pela Av. Dom Pedro II, poderão seguir pela Rua Germiniano Cordeiro (rua da Secretaria do Meio Ambiente), Rua São José à esquerda saindo então na Avenida Presidente Vargas e posteriormente à esquerda na Rua Campos Sales, podendo então entrar novamente à esquerda na Rua Camorzino Camargo e  retornar à Avenida Luis de Camões.
O cruzamento da Avenida Presidente Vargas com a Av. Luis de Camões somente será interrompido durante a passagem da procissão. Como alternativa, os condutores que transitam na Av. Presidente Vargas, sentido bairro da Penha, poderão entrar à direita na Av. Luis de Camões, contornar a rótula pegando a Av. 1º de Maio e posteriormente à esquerda na Rua Germiniano Cordeiro, segue na Rua São José à esquerda saindo então na Avenida Presidente Vargas. Quem transita no sentido Centro, deverá entrar à direita na Rua Campos Sales ou na Rua Prudente de Moraes, pegando à esquerda na Rua Humberto de Campos, saindo então na Avenida Luis de Camões.
As ruas interditadas serão liberadas logo após a passagem da Procissão.
Foto: Divulgação

 

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...