sexta-feira, 23 de março de 2018

Programação da Semana Santa é apresentada


Considerado um dos maiores eventos religiosos do Brasil, a Semana Santa 2018 inicia no dia 25 de março com uma programação que compreende diversos pontos da cidade
Realizada pela Diocese de Lages, através da Igreja do Navio e Movimento do Tabor, executada pela Fundação Instituto Nereu Ramos e promovida pela Prefeitura de Lages e Governo do Estado de Santa Catarina, a Semana Santa 2018 teve sua cerimônia de lançamento na manhã desta sexta-feira (23 de março), no auditório Mario Augusto de Sousa, na Fundação Cultural de Lages.
Na oportunidade estiveram presentes um dos coordenadores do Movimento Tabor, Helio Diniz Furlan, Padre Ildo Guizoni, representando a Diocese, o secretário municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Euclides Mecabô, que representou todas as secretarias municipais envolvidas com a logística da Semana Santa e representando o Prefeito Antonio Ceron, o superintendente da FCL, Giba Ronconi.
Para o Padre Ildo Ghizoni, a Semana Santa além de ser uma programação artística tem a importância de evidenciar os costumes e valores cristãos. “O tema da Campanha da Fraternidade de 2018 é Fraternidade e Superação da Violência, tendo como lema Em Cristo somos todos irmãos. E é nessa premissa que devemos trabalhar a Semana Santa para provocar na comunidade essa simbologia”, comentou.
A programação inicia no dia 25 de março a partir das 8h com a encenação “Jesus aclamado Rei” nas Paróquias da Diocese de Lages nas Missas de Ramos. Durante toda a semana em vários locais da cidade acontecem encenações, missas e diversas atividades. Na Sexta-Feira Santa, dia 30 de março, a partir das 6h, o Morro da Cruz recebe o início da celebração da Paixão de Nosso Senhor, e às 7h a Via Sacra na escadaria Frei Silvério. No mesmo dia, às 9h30, a encenação “Paixão e Morte de Jesus Cristo” também ocupa o Morro da Cruz.
Os trabalhos da Prefeitura de Lages têm envolvido todas as secretarias, segundo o secretario Euclides Mecabô, a integração é importante para o sucesso do evento. ”Já estamos realizando os serviços no Morro Grande há alguns dias, e acredito que mais uma vez teremos uma Semana Santa de sucesso”, salientou.
Padre Ildo e uma aula dos costumes religiosos
Aproveitando a exposição dos 100 anos da Igreja de Santo Antônio dos Índios no Hall da Fundação Cultural, o Padre Ildo conduziu secretários e a coordenação do Movimento Tabor para que visitassem a exposição que mostra os itens de missa daquela igreja. Por alguns minutos, o Padre falou das ritualísticas e dos significados das peças ali expostas e fez uma ligação entre a história e os costumes religiosos, ressaltando a importância das práticas cristãs em eventos como a Semana Santa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...