terça-feira, 15 de junho de 2021

Vigilância Epidemiológica ressalta a importância da vacinação contra Meningite


 A meningite é um processo inflamatório das meninges, membrana que envolve o cérebro e pode ser causada por bactéria ou vírus.


A meningite é uma doença grave, que provoca inflamação das meninges (membranas que envolvem o cérebro), e que pode ser causada por vírus ou por bactérias, estas são as mais importantes do ponto de vista de saúde pública, pela magnitude de sua ocorrência e grande potencial de produzir surtos.


A transmissão é de pessoa para pessoa através de gotículas e secreções, no caso, contato direto.


Sintomas:

O quadro clínico se caracteriza por febre, fortes dores de cabeça, náusea, vômito, rigidez de nuca, entre outros, ao observar um destes sintomas, procure atendimento médico na unidade de saúde mais próxima.


Prevenção:

A principal forma de prevenir a meningite é através da vacinação. Hoje contamos com algumas vacinas que fazem parte do calendário nacional de vacinação da criança dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI).


Para prevenir a meningite C, que é feita com 3 meses a primeira dose, 5 meses a segunda e 1 ano o reforço



MENINGITE C - DOSE

IDADE

1° DOSE

3 Meses

2° DOSE

5 Meses

3° DOSE - Reforço

1 Ano



A vacina ACWY que previne as meningites causadas pelas bactérias meningococo dos sorogrupos A, C, W e Y, a vacina é aplicada em dose única em adolescentes de 11 a 12 anos.


INDICAÇÃO - Vacina ACWY

DOSE

Adolescentes na faixa etária de 11 a 12 anos

01 Dose



Medidas de higiene são de suma importância, como lavagem das mãos e a etiqueta da tosse, bem como a ventilação dos ambientes e evitar aglomerações servem de estratégia para prevenir a doença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...