Fenômeno foi registrado em São Joaquim, Urupema e Água Doce. Também durante a manhã desta segunda-feira, houve registro de chuva congelada em Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema e Lages e Abelardo Luz.
Santa Catarina registrou neve pela primeira vez no ano na manhã desta segunda-feira (28). O fenômeno ocorreu em São Joaquim e Urupema, na Serra catarinense, e em Água Doce, no Oeste. A informação foi confirmada pela Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no estado.
Além do fenômeno, houve registro de chuva congelada nas cidades de Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema e Lages, municípios da região serrana, e Abelardo Luz, no Oeste.
Em São Joaquim, por volta das 10h a mínima chegou a 1ºC. Já Urupema, a menor temperatura registrada foi - 0,94ºC, às 11h. Ao longo do dia, a expectativa é de que os termômetros registrem marcas ainda menores. Com isso, a condição de neve persiste até a madrugada de terça-feira (29).
Na cidade do oeste catarinense, também houve registro de neve. Segundo Tarsila, é comum as temperaturas caírem na região nessa época do ano. No entanto, sempre que o fenômeno é registrado os moradores sentem "um vento minuano de cortar coxilha", disse a moradora.
A previsão do tempo aponta que a presença de uma frente fria causa nebulosidade e provoca o declínio nas temperaturas nesta segunda em todas as cidades catarinenses. Nesta tarde, as máximas não devem passar dos 5ºC na Serra e no Meio-Oeste.
Na terça-feira (29), as temperaturas caem ainda mais. A mínimas chegam aos -7ºC na Serra. Já Oeste, os termômetros ficam próximo de - 3ºC. Já na quarta-feira (30), o sol aparece entre nuvens em todas as regiões de Santa Catarina.
Neve em 2020
O último registro de neve em Santa Catarina ocorreu entre os dias 20 e 21 de agosto, quando 11 municípios informaram o fenômeno. Na época, ao menos 40 municípios tiveram temperaturas negativas no amanhecer, a menor delas foi registrada no Morro da Igreja, entre Urubici e Bom Jardim da Serra, onde os termômetros marcaram - 8,6ºC. Desde então, Santa Catarina registra temperaturas baixas ao amanhecer e geadas.
G1SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário