Em setembro de 2015
difundiram que no primeiro semestre de 2016, a empresa aérea GOL iniciaria seus
vôos comerciais, ligando Correia Pinto a São Paulo. Quatro meses faltam para
terminal o ano de 2016, recentemente o Governo do Estado recebeu das autoridades
da Aeronáutica um documento que possibilita dar entrada na ANAC – Administração
da Aeronáutica Civil, o pedido de homologação para pousos e decolagens de uma
empresa aérea no Aeroporto Regional do Planalto Serrano. Sabedor da burocracia
e das exigências da ANAC, o governador Raimundo Colombo já avisou: “isso é demorado”.
Partindo dessa premissa, é certo que em 2016 não haverá nenhum pouso ou
decolagem no Aeroporto Regional que está sendo construído há mais de uma década
e já consumiu aproximadamente R$ 50 milhões de reais. E, a bem da verdade,
ainda consumirá mais alguns milhões para que um dia, sabe-se lá quando, aquela
obra esteja definitivamente apta para realizar o que se propõe. Enquanto isso,
Lages que saiu na frente, pois reformou o Aeroporto Correia Pinto que oferece
toda a infra estrutura exigida pela ANAC, continuará com os vôos da AZUL, transportando passageiros até ao Aeroporto de
Viracopos em Campinas (SP). Na verdade, o Aeroporto Regional não vai oferecer
nada de melhor que o de Lages, tanto no comprimento e largura da pista como em
outras circunstâncias. Aliás, para quem está em Lages, é muito melhor embarcar
numa aeronave da AZUL, cujo aeroporto está na periferia da cidade, que ter que
viajar mais de 24 quilômetros até Correia Pinto, para poder embarcar num avião
de outra empresa aérea, praticamente com os mesmos destinos. Vai ser uma
questão de opção. Enquanto isso, resta esperar pela boa vontade da ANAC. Quem
sabe em 2017 ou 2018 o Aeroporto Regional do Planalto Serrano entrará em
operação. E quando isso acontecer, por ser uma justa causa, que seja chamado
Aeroporto Regional Comandante Ricardo Sell Wagner, o qual teve a idéia de implantar
essa obra em Correia Pinto. Lá ele deixou na história o seu nome, também foi o
primeiro aviador a aterrisar uma aeronave naquele aeroporto. Isso aconteceu
logo que a pista recebeu a pavimentação asfáltica. Convém ressaltar que as obras iniciaram nas gestões dos prefeitos
Décio Ribeiro da Fonseca de Lages e de Demerval Batista de Correia Pinto.
Cláudio Ziliotto, posteriormente, também prefeito daquele município teve
importante participação na implantação do Aeroporto Regional do Planalto Serrano.
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O cerne da questão é outro! Tanto faz para o operador o aeroporto ou para o cliente onde ele vai pegar o seu voo, a 4Km ou a 22Km de distância. O que parece estar sempre no esquecimento é o futuro!!! Onde estaremos daqui a 20 anos!!! Precisamos de um sítio aeroportuário capaz de suportar o crescimento do tráfego e o tamanho das aeronaves no futuro. Precisamos de visão e planejamento mesmo que demore. O hoje já é passado. Eu lamento os milhões gasto e tempo desperdiçado. - A pista de Lages com apenas 1.500m de comprimento já chegou ao seu limite por ter sua área loteada e entorno. Mais uma demonstração da falta de visão com o futuro. Com 300m a mais, que é altamente significante em aviação, o Aeroporto do Planalto Serrano, já nasce com 1.800 x 30m abrindo-se a possibilidade de crescer até 2.200m. Parece que todo mundo já esqueceu, mas 25 anos atrás, Lages tinha voo regular com aeronave de apenas 16 lugares. Lembram-se ? Agora vamos pensar para à frente. Vamos pensar que estamos apenas no começo do século 21!!! Saudações,
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