segunda-feira, 24 de maio de 2021

Catarinense que morreu em salto de base jump no Rio era esportista desde a adolescência e integrou seleção brasileira de escalada.


 Eduardo Giovani bateu em prédio durante descida em São Conrado. Família aguarda liberação de corpo para velório em Joinville.

Sorriso, como foi apelidado pelos amigos montanhistas e era conhecido Eduardo Giovani Carvalho da Silva, de 36 anos, era esportista desde a adolescência, segundo a família. O catarinense que morreu no sábado (22) após saltar de base jump em São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro, nunca havia sofrido acidentes em suas atividades e este era seu primeiro salto no Rio.


Até a noite de domingo (23), o corpo de Eduardo continuava no Rio de Janeiro. Um dos quatro irmãos foi de Santa Catarina até o Instituto Médico Legal do Rio para reconhecimento, mas a certidão de óbito deve ser emitida nesta segunda (24). A expectativa da família é poder velar o corpo de Eduardo na terça-feira (25) em Joinville, onde ele morava.


Familiares, amigos, esportistas e entidades da área do esporte lamentaram a morte da atleta. Sorriso foi bi-campeão catarinense de escalada esportiva e vice campeão brasileiro.


Segundo a Associação Brasileira de Escalada Esportiva (Abee), ele também fez parte da seleção brasileira de escalada esportiva em 2018.


"A escalada e o Base Jump, que ultimamente praticava, eram a grande paixão da vida dele. Sorriso contagiava com sua alegria e eterna disposição em ajudar no que fosse necessário, para que o esporte evoluísse", informou a Federação de Montanhismo e Escalada de Santa Catarina (Femesc) em uma rede social.

No Rio, ele já havia feito escaladas e voltou a cidade para passar o fim de semana e também realizar o primeiro salto. Ele já tinha saltado de base jump em Santa Catarina.


Eduardo saltou junto com um amigo de um local próximo da Pedra da Gávea, mas o catarinense perdeu o controle ao ser atingido por uma rajada de vento e bateu em um prédio. O amigo pousou em um canteiro central e sobreviveu. Um vídeo mostra o momento da queda (veja acima).


Bombeiros do Quartel da Gávea foram acionados, por volta das 12h de sábado, e quando chegaram ao local já encontraram ele sem vida.


O base jump é um esporte em que a pessoa pula de paraquedas de um ponto fixo, como penhascos, prédios altos, antenas de transmissão e pontes. A modalidade é considerada de alto risco. Isso porque é praticada a alturas médias de 80 a 100 metros e não utiliza equipamento reserva.


G1SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...