quarta-feira, 26 de maio de 2021

Queda de dois meteoros é registrada por estação de monitoramento em menos de duas horas em SC


 

A queda de dois meteoros foi registrada na madrugada desta quarta-feira (26) por câmeras de uma estação de monitoramento em Monte Castelo, no Norte catarinense.

O registro do astrônomo amador Jocimar Justino, que é membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), mostra que o primeiro fenômeno ocorreu por volta da 1h08 sobre o município de Capão Alto, na Serra catarinense, e o outro às 2h33 sobre os municípios de Rio Azul e Irati, no Paraná.

Jocimar conta que, em razão das boas condições climáticas, foi possível registrar dezenas de quedas de meteoros, porém esses dois casos se destacaram.

"Na verdade, foram mais de 40 registros de meteoros nesta última noite. Mas esses dois foram os que se destacaram, já que os outros foram bem tênues. O céu estava bastante limpo e isso ajuda bastante", afirmou.
O astrônomo amador afirma que mais registros poderiam ter sido obtidos se não fosse o brilho da lua.

"Acredito que o número de registros até seria maior se não fosse a presença da lua, que está na sua fase cheia. O brilho dela acaba ofuscando, como se tivesse um farol apontado para a câmera. As noites sem a presença da lua são mais favoráveis para o registro de meteoros" , explica.
O primeiro registro, de maior destaque, feito pelas câmeras da Monte Castelo foi do meteoro que caiu sobre a cidade catarinense de Capão Alto por volta da 1h08. O trajeto luminoso do fenômeno durou cerca de 1 segundo.

"Segundo a análise preliminar, trata-se de um meteoro esporádico [que não pertence a nenhuma chuva conhecida até o momento]", informou Jocimar.
O segundo registro de queda ocorreu por volta das 2h33 entre os municípios de Rio Azul e Irati, no Paraná. Segundo as análises do membro da Bramom, o fenômeno entrou na atmosfera com uma velocidade inicial estimada de 37.4 km/s, ou seja, cerca de 134.640 km/h.

"A análise sugeriu que este meteoro possivelmente pertence à chuva denominada phi Ophiuchids", concluiu Jocimar.


G1 SC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...