Pelo menos duas cidades catarinenses vêm registrando aumento na captura de escorpiões e a situação já é considerada como infestação pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).
Em Itajaí, Litoral Norte, até o mês de maio foram recolhidos 869 animais. Em Joinville, no Norte, pelo menos 18 bairros são considerados infestados pela prefeitura.
A maioria dos registros, nas duas cidades, envolvem o escorpião-amarelo. Ele é considerado, por especialistas, um dos mais venenosos da América Latina. A picada dele pode levar à morte.
Segundo a Dive, outros municípios do estado também são considerados infestados: na Grande Florianópolis, a capital e Antônio Carlos; no Litoral Norte, em Balneário Camboriú e Navegantes; no Sul, em Criciúma; e no Vale do Itajaí, em Blumenau.
"Todos os municípios que registram a presença do escorpião-amarelo são considerados infestados e devem manter as ações de controle. A espécie reproduz-se por partenogênese. Assim, só existem fêmeas e todo indivíduo adulto pode se reproduzir sem a necessidade de acasalamento. Esse fenômeno facilita sua dispersão", ressaltou por meio de nota a Dive.
Em 2021 foram registrados, até agora, 135 acidentes com escorpiões no estado. Não houve registros de morte.
Em Itajaí, durante 2021, até o dia 17 de maio, 869 animais foram recolhidos. Já durante todo o ano 2020, segundo a secretaria municipal de saúde, foram capturados 462.
Segundo o órgão que faz o controle destes animais na cidade, a pandemia dificultou o trabalho das equipes de monitoramento que vão até os locais com maior incidência.
Como as atividades estão gradualmente voltando à normalidade, mais casos foram notificados, segundo a prefeitura.
Na cidade a maioria dos animais capturados são escorpiões Tityus serralatus, ou escorpião-amarelo.
Na maior cidade do estado, a principal causa da proliferação dos animais, segundo a prefeitura, é o acúmulo de entulhos, vegetação seca e lixo em terrenos.
Em 2021, desde o mês de janeiro, foram capturados 66 animais, sendo a maioria de escorpiões amarelos. Em 2020, o serviço da Secretaria da Saúde capturou 133 exemplares do mesmo animal.
Bairros infestados:
América
Boa Vista
Boehmerwald
Comasa
Espinheiros
Fátima
Floresta
Guanabara
Jardim Iririú
Morro do Meio
Nova Brasília
Paranaguamirim
Petrópolis
Pirabeirab
Profipo
Saguaçú
Vila Nova
Zona Industrial Norte
Recomendações
Em locais onde a população perceber a presença de escorpiões, recomenda-se:
Fechar ou tampar frestas em janelas e portas;
Colocar tela nos ralos da casa;
Controlar a presença de baratas e outros insetos (animais que servem como alimento para os escorpiões);
Manter o terreno limpo e evitar o acúmulo de lixo;
Evitar entrar em contato com o animal;
Acionar a secretaria municipal responsável para fazer a captura do escorpião.
Em caso do picada, é recomendável que a pessoa faça a captura do animal e leve junto consigo até uma unidade de saúde. Assim a equipe de saúde poderá identificar a espécie do animal e avaliar o tipo de tratamento que será realizado.
Deve-se lavar o local da picada com água e sabão e, em seguida, a pessoa deve ser levada ao hospital.
G1 SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário