quarta-feira, 26 de maio de 2021

Covid-19: Polícia investiga denúncia de irregularidade na aplicação de vacina em Araranguá.


 A Polícia Civil investiga uma denúncia feita pela prefeitura de Araranguá, no Sul catarinense, sobre irregularidade na aplicação da vacina contra a Covid-19. Segundo a administração municipal, um voluntário que atuava como aplicador das doses foi flagrado em um vídeo na segunda-feira (24) não injetando o imunizante em uma idosa, que tinha direito a segunda dose.


"Pelo vídeo, é claro que a vacina não foi aplicada. Um boletim de ocorrência foi lavrado" informou o secretário municipal de Saúde de Araranguá, Henrique Besser.

Não foi informado qual vacina seria aplicada e o que foi feito com ela. A idosa, que não recebeu a dose na segunda, foi imunizada na manhã desta terça-feira (25) por uma equipe própria do município, segundo a prefeitura, que não detalhou se mais pessoas podem ter sido lesadas.


Segundo a prefeitura, o voluntário é enfermeiro formado e estuda medicina na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O suspeito, segundo a prefeitura, tem especialização em aplicação de vacinas e já participou de outras campanhas de vacinação no município.

Investigações na Polícia e no MPSC

O delegado responsável pelas investigações, Thiago Reis, informou que nos próximos dias ouvirá testemunhas e realizará exames de perícia. Segundo ele, a investigação buscas analisar uma possível infração de medida administrativa e, caso surja alguma evidência de desvio de dose, o crime de peculato.


"Estamos em cima do caso. Ainda não foi ouvido o suspeito. Vamos ouvir as pessoas da equipe de vacinação. Buscar imagens de câmeras no local em que se deram os fatos. Realizar a perícia da caixa de descartáveis. Em regra buscamos realizar todas as diligências primeiro e ouvir o suspeito depois", contou o delegado.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) informou que foi instaurado um procedimento extrajudicial na terça-feira (25) a respeito do caso. O MPSC pediu mais informações ao suspeitos e à Secretaria Municipal de Saúde para analisar a situação. Os envolvidos tem cinco dias para responder o órgão.


A prefeitura da cidade informou que como o suspeito atuava como voluntário, uma sindicância interna não poderá ser aberta. Contudo, a administração afirma que seguirá acompanhando a investigação policial para descobrir se funcionários municipais estariam envolvidos.


A idade e identidade dele não foram reveladas. O G1 não conseguiu contato com o voluntário. À NSC TV, ele disse que não deve se manifestar por enquanto pois está abalado com a situação.


Nota de repúdio

A administração publicou uma nota oficial de repúdio onde fala em "indignação" e menciona informações sobre o responsável pela aplicação da vacina.


De acordo com a prefeitura, no final da tarde de segunda-feira (24) vídeos da aplicação da idosa começaram a ser compartilhados e a denúncia chegou até o gabinete do secretário de saúde, Henrique Besser. No vídeo, feito por um acompanhante da idosa no momento da aplicação, é possível perceber que o homem coloca a seringa no braço da idosa, mas não injeta o líquido.

"[O vídeo] demonstrava uma falsidade em relação a aplicação de vacina contra a Covid. Fizemos o BO. E agora estamos aguardando que a Polícia Civil e o Ministério Público nos procurem para fornecer todas as informações necessárias", disse Henrique.



UFSC

Por meio de nota, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) confirmou que o suspeito faz parte do corpo de estudantes da instituição. A universidade infirmou ainda que vai comunicar às autoridades superiores sobre as "evidências até então demonstradas e que poderá desencadear processo administrativo, em que haverá oportunidade de ampla defesa e contraditório ao acusado".


"Primeiramente, cabe deixar claro, que somos solidários a nota expedida pela prefeitura de Araranguá, onde elucida que um caso isolado de ação voluntária de um de nossos estudantes, em momento de férias, não pode comprometer relação de confiança tão arduamente conquistada ao longo da última década com a comunidade do extremo sul, especificamente, com a rede de saúde do município", consta em nota.


G1 SC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...