A terça-feira (8) será mais um dia de chuva persistente em todas as regiões de Santa Catarina. Segundo o comunicado emitido pela Defesa Civil, há chance de temporais especialmente na Serra e cidades do litoral. Por conta disso, o risco de alagamentos e deslizamentos de terra é classificado como moderado a alto pelo órgão.
A condição ocorre por conta de uma frente fria e a formação de uma área de baixa pressão entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além disso, a umidade vinda do oceano deixa o tempo nublado durante todo o dia.
As temperaturas ficam amenas em todas as regiões. As máximas variam de 12ºC a 15ºC na Serra e Meio-Oeste, e entre 16ºC a 22ºC nas demais áreas.
Mar agitado
Segundo a Defesa Civil estadual, há alerta também para o mar agitado nesta terça. As ondas podem chegar a uma altura de 2 metros a 2,5 metros e risco para ressaca no mar nas cidades da Grande Florianópolis e Litoral Sul é moderado.
Quarta-feira
Na quarta-feira (9), o alerta para alagamentos e deslizamentos permanece no Estado. A chuva volumosa atinge novamente as cidades do Litoral Sul e Grande Florianópolis. As temperaturas não passam dos 21ºC.
Seca em Santa Catarina
Mesmo com a chuva no estado, a situação da estiagem se agrava. De acordo com a Defesa Civil, 80 municípios já decretaram situação de emergência. Ao menos 60 dessas cidades ficam na região Oeste, incluindo Chapecó, Concórdia e Xanxerê.
Conforme o balanço divulgado na segunda-feira (7), 3% das cidades catarinenses estão com abastecimento de água em estado crítico, 8% em alerta e 26% em estado de atenção.
Recomendações
Alagamentos: Evitar entrar em contato com a água ou dirigir em locais alagados, evitar transitar por pontes submersas, atenção com crianças próximas a rios e ribeirões.
Deslizamentos: Atenção a qualquer movimento de terra ou rochas próximo de residências, atenção ao aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.
Defesa Civil: 199
Corpo de Bombeiros: 193
G1SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário