Duas baleias-jubarte foram encontradas mortas em Santa Catarina em um intervalo de sete dias. O primeiro animal foi localizado no dia 30 de maio entre a Praia do Gravatá e a Praia da Joaquina, em Florianópolis. O corpo da outra baleia foi localizado em Itapoá, no Litoral Norte, na tarde de domingo (6).
Segundo as equipes que monitoram os animais na costa catarinense, os dois animais eram jovens e estavam em avançado estado de decomposição. As causas das mortes ainda não foram descobertas.
Itapoá
A baleia encontrada em Itapoá era uma fêmea jovem e estava encalhada à deriva na região praiana quando foi localizada pelo Projeto de Monitoramento de Praias (PMP). Segundo o órgão, por conta das condições climáticas foi necessário aguardar o recuo da maré para retirar o animal.
Na manhã de segunda-feira (7), a equipe envolvida na operação de necropsia foi até a praia, retirou o animal da água e o enterrou na faixa de areia.
Florianópolis
Em Florianópolis, o animal morto foi segue na areia da praia. Segundo a equipe R3 Animal, que integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), por conta do difícil acesso ao local e à baleia, que ora está na água e ora está presa às pedras, não foi possível realizar o exame necroscópico.
Por este motivo, a equipe informou que o corpo do animal ficará no local segundo o "ciclo natural e servir de alimento para os animais" que ali habitam.
Nos últimos 30 dias, houve vários avistamentos de baleias-jubarte ao longo do litoral catarinense. Segundo o R3 animal, em um único foram 14 indivíduos nadando e saltando em diferentes locais na região.
Além disso, duas baleias-jubarte foram avistadas com petrechos de pesca presos ao corpo, uma delas foi fotografada pela equipe boiando morta próximo à Praia do Gravatá, no dia 26 de maio.
“É possível que este indivíduo que encalhou morto não seja nenhum dos dois animais avistados com petrechos de pesca, o que nos traz mais preocupação”, explica Emanuel Ferreira, gerente do PMP-BS/R3 Animal.
O que posso fazer se encontrar um animal marinho morto ou debilitado?
Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341;
mantenha distância e ajude a isolar a área;
evite contato desses mamíferos ou outros animais silvestres com bichos de estimação, pois eles podem transmitir doença entre si. Os cachorros também podem atacar o animal.
evite tirar fotos com o uso de flash, nem forneça alimentos ou force o animal a entrar na água.
G1SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário