quarta-feira, 2 de junho de 2021

Prefeitos de cidades atingidas por ventania que ficaram 4 dias sem luz cobram ajuda do governo de SC


 

Ventos fortes derrubaram torres de de energia na sexta-feira. Caçador, Videira e Fraiburgo decretaram situação de emergência.

Os prefeitos de cidades do Oeste catarinense que ficaram até quatro dias sem energia elétrica após uma ventania atingir a região cobraram mais agilidade e auxílio do governo estadual. Em entrevista à NSC TV nesta nesta quarta-feira (2), o prefeito de Caçador, Saulo Sperotto (PSDB) afirmou é preciso criar alternativas para evitar situações de risco por conta da falta do serviço.


"A resposta de reestabelecimento de energia demorou muito. Lembrando que houve um esforço muito grande na reconstrução, o que estamos falando é nas linhas de transmissão com uma outra maneira de abastecimento. Isso não pode continuar, porque não tem como desabastecer toda uma região", disse Sperotto.

No final da noite de sexta-feira (28) uma forte tempestade atingiu a região e derrubou quatro torres de transmissão de energia.


Em Campos Novos, cidade a cerca de 95 quilômetros de Caçador, foi registrado um tornado. Segundo o prefeito de Wilson Ribeiro (DEM), todas empresas da cidade foram prejudicadas pela falta de energia, principalmente os pequenos empresários. Vários municípios da região são responsáveis por parte da produção agrícola do estado.


"Nós precisamos de um olhar um pouco mais carinhoso para a nossa região. Isso é apenas o caos, mas há muito tempo nós estamos deixados um pouquinho de lado aqui e eu acho que agora é o momento de sentar e reavaliar", afirmou Ribeiro.

Na noite de terça-feira (1º), a energia elétrica nas duas cidades foi restabelecida. Apenas Videira está com o fornecimento interrompido (veja mais abaixo). Com o retorno do serviço, as prefeituras anunciaram a retomada dos serviços.


"Parecia final de Campeonato Brasileiro, Copa do Mundo. É impressionante quando voltou a luz, era só o foguetório e não podia ser diferente em Caçador e nas outras regiões pelo fato atual de que energia é essencial", disse o prefeito de Caçador.

Além de Caçador, os municípios de Videira e Fraiburgo, na mesma região, também decretaram situação de emergência por causa da falta de luz.


Falta de luz

Em Videira, cidade que também foi atingida pela ventania, na manhã desta quarta 74,8 mil unidades consumidoras estavam sem abastecimento de luz, segundo as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).

Na terça-feira, o governo catarinense informou que mais de 1,7 mil telhas foram entregue a famílias para a reconstrução das coberturas das casas nas cidades atingidas. Além disso, a Defesa Civil entregou 26 cestas básicas para sete dias, 22 fardos de água potável, 50 colchões de solteiro e 50 kits de acomodação para solteiro nas regiões.

Trabalhos para o restabelecer o fornecimento de energia elétrica

A Celesc informou que os reparos continuam sendo realizados nas torres de transmissão de energia de 230kV, atingidas pelo tornado na sexta. Segundo o governo estadual, após o conserto total das estruturas, será iniciado o plano de reenergização dos transformadores e redes de distribuição para os municípios


"O trabalho é complexo e a equipe técnica da empresa transmissora de energia continua atuando sem parar", informou o Executivo estadual.



G1SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...