quarta-feira, 20 de março de 2019

SC realizará Congresso Escoteiro em Jaraguá do Sul


­Evento é um dos maiores e mais importante eventos técnicos do escotismo catarinense. Reunirá cerca de 700 pessoas, em Jaraguá do Sul, e terá como palestrante principal Marcos Piangers, jornalista, escritor, radialista e reconhecido conferencista.
 

Adultos voluntários do movimento escoteiro catarinense se reúnem, anualmente, para o Congresso Estadual Escoteiro, momento em que são discutidos os principais assuntos referentes ao escotismo, família e jovens. Em 2019, o evento acontece na pujante cidade de Jaraguá do Sul, nos dias 23 e 24 de março, na Sociedade Cultural Artística (SCAR). São esperados, para este evento, aproximadamente 700 participantes, entre dirigentes, escotistas e pioneiros, jovens de 18 a 21 anos incompletos, de aproximadamente 100 grupos escoteiros de Santa Catarina. Além de oficinas e trabalhos técnicos voltados ao movimento, o Congresso será palco da palestra com o jornalista e escritor, Marcos Piangers.

A abertura dos trabalhos acontece na manhã do dia 23, na SCAR, e será seguida da palestra “Educação Financeira”, com Juliano Oliveira Fernandes. Na sequência haverá a palestra “Criatividade: fora da caixa, dentro da caixa”, com Marcos Piangers, jornalista, conferencista e autor do best seller “O Papai é Pop”, com mais de 250 mil livros vendidos e lançado em Portugal, Espanha, Inglaterra e EUA.  Na tarde do primeiro dia de Congresso o público participará de oficinas capacitação de adultos para melhor aplicação do método escoteiro. Paralelo acontece, ainda, o 9º Fórum Regional de Líderes, que reúne jovens da associação, a partir de 18 anos. O grande momento está reservado para a Sessão Solene dos Escoteiros de Santa Catarina, na noite de 23/03. A solenidade reserva espaço para autoridades e parceiros do Congresso, além de conceder honrarias e homenagens aos grupos e aos membros do escotismo catarinense.

Em termos de gestão dos Escoteiros de Santa Catarina, o momento mais esperado acontece no domingo, quando será realizada a Assembleia Regional, na qual será eleita a diretoria para o próximo mandato de três anos. Há apenas uma chapa no pleito, conduzida pelo escotista Narcizo Safério Giraldi, de Chapecó. "Estamos no final de um ciclo e com muita gratidão celebramos as conquistas do movimento escoteiro, entre elas a mais importante, eu acredito, é possibilitar que mais crianças e jovens de nosso Estado ingressassem no movimento e fossem beneficiados com o mais reconhecido método de educação completar do mundo. Esse é um momento impar, pois nos últimos três anos, tivemos um crescimento de mais de 40%, com a fundação de 45 unidades escoteiras locais, além de outras inúmeras conquistas nas diversas áreas do escotismo catarinense”, informa o presidente dos Escoteiros de SC, Celso Menezes.


O dirigente destaca ainda que, junto ao crescimento, está o fortalecimento do movimento escoteiro, que passa pela aplicação do método, captação e capacitação de adultos voluntários e maior envolvimento com a comunidade, além de contribuir diretamente com um mundo melhor, reforçando valores a exemplo do caráter e da honra. 

O Escotismo foi fundado por Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell (BP), em 1907, na Inglaterra. É um movimento mundial, com mais de 50 milhões de membros. A proposta do Movimento Escoteiro é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei Escoteira, através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre.

Em Santa Catarina, o Movimento Escoteiro cresce muito bem estruturado, contando com mais de 10.800 jovens e adultos voluntários, participando ativamente de atividades semanais em seus grupos escoteiros, sempre respeitando e priorizando a proposta do Movimento Escoteiro e valorizando a Lei e Promessa Escoteiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...