sexta-feira, 14 de junho de 2019

Greve geral afeta transportes e muda rotina do brasileiro pelo país

Mobilização deve continuar ao longo do dia em todo o país

📷Foto: 


Serviços de transporte coletivo, educação e saúde não estarão atendendo nesta sexta-feira (14) em Florianópolis. As categorias aderiram à paralisação contra a reforma da previdência que ocorre em todo o país.

Saúde

Conforme a Prefeitura de Florianópolis, 13 das 49 unidades de saúde estão sem atendimento nesta manhã. São elas: Cachoeira do Bom Jesus, Canto da Lagoa, Novo Continente, Ratones, Armação, Ponta das Canas, Jurerê, Centro.

📷Foto:

Norte da Ilha: a UPA 24h atende apenas casos de urgência e emergência e o Centro de Saúde de Canasvieiras, ao lado da UPA, está com atendimento normal hoje. A situação é tranquila no local.
A professora Magna Maria Ramos, 42 anos, procurou a UPA na manhã desta sexta e não conseguiu atendimento. Ela está com uma gripe forte e acabou não passando pela triagem de emergência.
— Vou ter que procurar a rede particular. Uma gripe, coisa mais simples, não passa. Mas pelo menos os casos graves estão atendendo — comenta.

📷Foto:

Sul da Ilha: Assim como a unidade do Norte, a UPA Sul está atendendo somente casos de urgência e emergência. Às 10h, a procura era baixa no local.
O Pró-Cidadão está com atendimento normal em todas as unidades nesta sexta-feira segundo a Prefeitura.

Trânsito

Durante a manhã, o maior impacto da greve geral foi sentido no trânsito da Capital. Por conta da paralisação dos ônibus, muitas pessoas saírem de carro ou optaram por serviços de transporte por aplicativo e táxi.
As rodovias foram os locais que registraram o maior acúmulo de veículos, causando lentidão e congestionamento em determinados pontos. No Centro, o fluxo de veículos era menor do que o habitual.

Transporte Coletivo

Sul da Ilha: Às 10h, o Terminal de Integração do Rio Tavares (Tirio) estava vazio por conta da paralisação dos ônibus.
A sub-gerente Hevelin França Campão, de 24 anos, esperava por uma das vans em um ponto de ônibus da SC-405, próximo ao Rio Tavares. Ela conta que está ali há 40 minutos e até agora nenhum veículo apareceu. Ela trabalha no Centro.
— Vou esperar mais meia hora. Aí vou ter que ligar para minha empresa e ver o que vou fazer — lamentou.
Centro: Por volta das 7h30min, fiscais do Terminal de Integração do Centro (Ticen) prestavam apoio para quem tinha dúvidas sobre a paralisação do transporte coletivo e dos pontos das vans.
Pessoas que estavam em frente ao local afirmaram que já sabiam da greve e, por isso, se programaram para usar meio alternativos.

📷Foto:

Dona Maria Gorete dos Santos, de 65 anos, é uma delas. Ela trabalha como diarista em Florianópolis e saiu cedo de Palhoça nesta sexta. Conseguiu carona com o cunhado para chegar a Capital. O carro veio cheio dessa vez por conta da paralisação no transporte coletivo.
— Na volta o filho da minha patroa vai me levar para casa. A gente já estava sendo avisado que teria greve desde semana passada. Tinha conversa dentro do ônibus, no terminal. Então a gente se preparou — disse Maria.


📷Foto:
Rosemari Braga, de 65 anos, acordou 5h30min nesta sexta para garantir um espaço em uma das vans que estão circulando pela cidade. Veio de van da Tapera, no Sul da Ilha, até o Centro. Por volta das 7h, esperava uma segunda van para o Norte da Ilha, na frente do camelódromo.
— Já sabíamos que os ônibus iam parar hoje e posso chegar com calma no trabalho. No fim, dá tudo certo — contou.
Norte da Ilha: Às 8h20min, o Terminal Integração Canasvieiras (Tican) estava vazio.
A zeladora Dulce Silva, de 49 anos, não pode pegar ônibus no Tican, mas a empresa que trabalha ofereceu transporte aos funcionários para está sexta. Apesar da alternativa, ela não estava muito contente com a paralisação.
— Eu entendo a greve. Mas no fim, atrapalha muito a gente — lamenta.







Diário Catarinense



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...