sexta-feira, 28 de junho de 2019

Recadastramento de sepulturas está sendo realizado no Cemitério da Penha

O horário de atendimento, para o recadastramento, é das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, diretamente no Cemitério da Penha, ou das 13 às 19 horas na Secretaria do Meio Ambiente, sito à rua Germiniano Cordeiro, 202, bairro Coral

📷Fotos: Prefeitura de Lages / Divulgação

O recadastramento das sepulturas dos cemitérios municipais, aqueles localizados no perímetro urbano de Lages, iniciou no dia 24 de junho e prosseguirá até o mês de dezembro. Nos primeiros 60 dias serão recadastradas as sepulturas existentes no Cemitério Nossa Senhora da Penha, localizado no bairro de mesmo nome, e a partir deste período de tempo será iniciado o recadastramento referente ao Cemitério Cruz das Almas.
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente também já está fazendo o cadastro oficial das sepulturas existentes no Cemitério Vertical da Paz, situado no bairro Guarujá, este em processo de transformação em cemitério municipal, por conta de negociação firmada entre a Prefeitura de Lages e os antigos proprietários legais.


O horário de atendimento, para o recadastramento, é das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, diretamente no Cemitério da Penha, ou das 13 às 19 horas na Secretaria do Meio Ambiente, sito à rua Germiniano Cordeiro, 202, bairro Coral.
Os documentos que deverão ser apresentados são os seguintes: Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência atualizada e os telefones do responsável, o título de concessão perpétua ou a escritura e óbitos dos sepultados.
A gerente administrativa dos cemitérios municipais, Isabel Cristina Stank, explica que após o prazo do cadastramento, que será até dezembro, iniciado pelo cemitério da Penha e depois pelo Cruz das Almas, será publicada lista das sepulturas que poderão ser reutilizadas para o atendimento da demanda de novos sepultamentos. De qualquer forma, haverá tempo para que as pessoas responsáveis pelas sepulturas possam regularizar o título de concessão perpétua.

“As sepulturas sem a lápide (identificando o falecido), e já com a construção da carneira, serão listadas para posterior publicação em jornal, com o objetivo de comunicar os responsáveis sobre a possibilidade de haver a retomada da posse do lote do cemitério pela municipalidade. Haverá um tempo para que haja a regularização de acordo com o que determina o Código de Posturas do Município”, afirma a gerente.
Isabel esclarece que aquelas pessoas responsáveis pelos trabalhos de conservação e limpeza das sepulturas, deverão apresentar autorização registrada em cartório.
Desde segunda-feira, 24 de junho, já foram recadastradas 548 sepulturas (lotes, gavetas e jazigos).
Levantamento
O secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Eroni Delfes Rodrigues, disse que com base nos dados do último cadastramento, realizado em 2008, existem no Cemitério Municipal Nossa Senhora da Penha, 8.914 sepulturas. “Durante a realização do novo cadastro, é solicitado aos responsáveis a fixação das lápides dos falecidos. São normas que seguem o artigo n° 162 da Lei 134/1963 do Código de Posturas do Município”, fala Delfes.
A meta da Prefeitura, com o novo recadastramento, é implantar sistema computadorizado de identificação das sepulturas, de forma rápida e precisa, a partir do número de cada quadra dos cemitérios ou simplesmente digitando o nome do falecido.


Prefeitura de Lages 

Um comentário:

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...