As aulas do segundo semestre do ano letivo em Florianópolis serão retomadas de maneira híbrida, ou seja, as atividades serão divididas entre o ensino presencial e remoto.
Na rede pública municipal, o segundo semestre irá inciar em 3 de agosto. Já na rede privada, o início está marcado também para o início do próximo mês. Na rede estadual, a data de retorno está prevista para o dia 2 de agosto.
Veja abaixo como será a volta às aulas no segundo semestre para cada nível de ensino:
Ensino Infantil
A rede municipal de Florianópolis segue com aulas híbridas e o segundo semestre do ano letivo no infantil será no dia 3 de agosto. Segundo a Secretaria de Educação do município, a decisão é baseada em uma portaria do governo estadual que contempla a forma de ensino nas escolas. O documento prevê que a família decida se deseja ou não que os alunos tenham aula no espaço físico nas unidades de educação.
No momento em que o governo de Santa Catarina mudar de posição, a administração informou que deve alterar o entendimento também. "O mesmo documento assinala que o distanciamento entre as carteiras escolares é de 1, 5 metro, limitando o número de crianças em sala de aula", sinalizou o município.
Desde o primeiro semestre deste ano, a rede privada de ensino atende presencialmente a população. Para as famílias que quiserem, o ensino remoto será mantido no segundo semestre, que começa no início de agosto, segundo o Sindicato das Escolas Particulares do Estado (Sinepe/SC).
A rede pública estadual não atende alunos do ensino infantil em Florianópolis.
Ensino fundamental
As aulas presenciais do ensino fundamental na rede municipal estão previstas para retornar também no dia 3 de agosto. Segundo o município, são 18.929 alunos matriculados que voltaram ao ensino hibrido, assim como no primeiro semestre.
As aulas no segundo semestre manterão o sistema híbrido na rede particular: presencial ou online. Quem escolhe é o responsável pela matrícula.
Na rede estadual, as aulas estão previstas para serem retomadas no dia 2 de agosto. As escolas oferecem aulas nos três modelos adotados no primeiro semestre letivo: 100% presencial, híbrido e remoto (veja os detalhes abaixo).
100% presencial: aplicado nas escolas que têm estrutura para atender todos os alunos respeitando os critérios de distanciamento;
Híbrido: oferecido nas escolas com maior número de alunos matriculados e que não conseguiriam respeitar o distanciamento;
100% remoto: para estudantes do grupo de risco ou que assim preferirem.
Ensino médio
Também no ensino médio, as escolas particulares seguem no ensino hibrido e com início no começo de agosto.
Na rede estadual, os alunos podem ter aula 100% presencial, por ensino híbrido e ou remoto (veja os detalhes acima). A volta às aulas começa em 2 de agosto.
A rede municipal não atende alunos do ensino médio. No entanto, alunos no Educação de Jovens e Adultos (EJA) será retomada no dia 3 agosto. São 1.777 estudantes matriculados nessa modalidade.
G1SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário