Santa Catarina vai receber até esta quarta-feira (28) 394.090 doses de vacina contra a Covid-19 de três fabricantes diferentes. Mesmo com a chegada das novas doses, a Prefeitura de Florianópolis informou que suspendeu a abertura de novas faixas etárias para aplicação da primeira dose em razão do número insuficiente de vacinas para isso.
A partir de quinta-feira (29), algumas cidades farão mudanças no cronograma de vacinação em razão do frio. (Veja mais abaixo).
Na terça-feira (27), chegaram 36.100 doses da vacina AstraZeneca/Covax Facility, 113.700 doses da Coronavac e 171.750 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz. A previsão é que o restante, 72.540 doses de vacina Pfizer, cheguem no aeroporto de Florianópolis às 18h15 desta quarta.
A Covax Facility é uma aliança global com mais de 150 países, coliderada pela Organização Mundial de Saúde e criada para impulsionar o desenvolvimento e a distribuição das vacinas contra a Covid. A vacina AstraZeneca vinda através do consórcio é a mesma fabricada pela Fiocruz.
Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), das 394.090 doses recebidas, 301.170 serão reservadas para aplicação da segunda dose dentro do intervalo estabelecido para cada fabricante. As demais doses recebidas, um total de 92.920, serão encaminhadas aos municípios para aplicação da primeira dose, sendo 56.650 da AstraZeneca e 36.270 da Pfizer.
“As vacinas encaminhadas para aplicação da primeira dose serão para a vacinação dos adultos com idade entre 30 e 39 anos. Essa vacinação deve ser realizada de forma decrescente, da maior idade para a menor. Sendo que, do total de doses recebidas, cada município deve destinar 30% para a vacinação dos trabalhadores industriais”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário.
A prefeitura de Florianópolis informou na manhã desta quarta-feira (28) que suspendeu a abertura de novos grupos por idade da primeira aplicação da vacina contra a Covid. Mesmo com a chegada das novas doses, o órgão afirmou que a quantidade disponível será suficiente apenas para seguir vacinando os grupos já abertos anteriormente.
Nesta quarta (28) na capital, a aplicação da primeira dose é apenas para gestantes, lactantes e puérperas. A aplicação da dose 2 segue para quem estiver no prazo das fabricantes da Astrazeneca, Coronavac e Pfizer.
Na quinta-feira (29), somente pessoas de 36 anos ou mais, gestantes, lactantes e puérperas e grupos já chamados anteriormente poderão ser vacinados com a primeira dose na cidade.
Em pelo menos duas cidades catarinenses, a previsão de frio intenso mudou o cronograma de vacinação contra a Covid-19. A expectativa é de que as temperaturas fiquem entre -5ºC e -9ºC até o fim da semana no Estado.
Lages
A secretaria de saúde de Lages, na Serra de Santa Catarina, alterou o horário de vacinação para os próximos dias. A partir de quinta-feira (29), o horário será das 9h até as 17h no Parque Conta Dinheiro. A imunização acontecia anteriormente das 8h30 até as 16h30.
Xanxerê
Já no Oeste catarinense, a Prefeitura de Xanxerê resolveu suspender a vacinação contra a Covid-19 entre quinta (29) e sexta-feira (30) por conta do frio intenso.
Em nota, o município afirmou que a aplicação da primeira e segunda doses que estavam agendadas para ocorrer na Arena Ivo Sguissardi estão suspensas.
G1SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário