Segundo bombeiros, vítima apresenta traumatismo cranioencefálico, múltiplos ferimentos e trauma na face. Jovem fazia trilha em Palhoça, na Grande Florianópolis.
Um adolescente de 16 anos foi resgatado de helicóptero pelos bombeiros após ser encontrado caído sobre as pedras do costão de uma praia em Palhoça, na Grande Florianópolis, nesta segunda-feira (26). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, o rapaz teve traumatismo cranioencefálico, múltiplos ferimentos abrasivos pelo corpo e trauma na face.
O jovem foi encaminhado para o Hospital Regional de São José, na mesma região.
"Ele estava consciente, mas era uma situação grave. Foi um trauma cranioencefálico importante. A questão da gravidade vai ser confirmada após alguns exames neurológicos dentro do hospital", informou o bombeiro Jefferson Luiz Machado.
De acordo com os bombeiros, uma pessoa que fazia trilha no local encontrou o jovem sobre as pedras do costão da Praia da Ponta do Papagaio.
Familiares do adolescente informaram aos agentes que ele saiu de casa por volta das 10h para fazer a trilha e não havia mais dado notícias. O adolescente fazia o passeio sozinho.
O resgate foi acionado e a vítima, atendida pelos guarda-vidas da praia, pela ambulância dos bombeiros e depois teve o transporte até o hospital feito pelos socorristas do helicóptero Arcanjo-01. Até 15h30, o hospital não havia informado a situação do paciente.
Orientações dos bombeiros
Para evitar acidentes em trilhas, os bombeiros recomendam:
Ter preparo físico compatível com a dificuldade do percurso;
Preferencialmente ir com um guia;
Avisar os parentes e amigos que irá fazer a trilha, informando a duração e o percurso;
Calcular o tempo para ir e voltar ainda durante o dia;
Levar um telefone celular com a bateria carregada;
Levar água e alimentação leve;
Não tentar atravessar um curso d'água que ultrapasse a linha da cintura ou tenha correnteza;
Antes de sair, ver a previsão do tempo;
Utilizar calçados adequados;
Ter cuidado ao se aproximar de locais muito íngremes para tirar fotos, apreciar a paisagem ou pescar;
Não tentar pegar animais peçonhentos.
G1SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário