sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Escolas realizam atividades pela inclusão das pessoas com deficiência


 

“A palavra-chave foi respeito, não somente com as pessoas com deficiência, mas com todos os cidadãos, pois temos nossas diferenças e precisamos ser respeitados.” Adriana Derossi

 

Lembrando o Dia Nacional da Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, as escolas municipais promoveram uma semana com reflexões e atividades voltadas ao tema. Nesta sexta-feira (19) a Emeb Nicanor Rodrigues Goulart, do bairro Bom Jesus, realizou um circuito com os alunos com o objetivo de mostrar na prática as dificuldades enfrentadas por quem tem alguma necessidade especial.

Houve competição com os olhos vendados, demonstrando como seria a rotina das pessoas cegas; com o braço ou uma das pernas imobilizadas, com todas as limitações vividas diariamente pelas pessoas com deficiência. Antes disso, durante a semana, a inclusão foi abordada em sala de aula pela professora Adriana Derossi, através de textos, vídeos e trabalhos pedagógicos, que estão expostos nos murais da escola. “A palavra-chave foi o respeito, não somente com as pessoas com alguma deficiência, mas com todos os cidadãos, pois temos nossas diferenças e precisamos ser respeitados”, comenta.

Para a professora, a mudança de comportamento é gradual e precisa ser sempre instigada. “Plantamos a sementinha, que irá ser colhida no futuro, com jovens mais conscientes sobre respeito e cidadania. Não podemos desistir, é um trabalho constante”, frisa. A coordenadora pedagógica Jucemara Melo Pereira conta que todos os anos o tema é abordado como um trabalho de conscientização sobre as diferenças e limitações das pessoas. “Somente quando nos colocamos no lugar do outro sabemos realmente sobre suas limitações”, comenta.
Síndrome de Down. Mas no município a realidade é outra, sendo grande o número dos que precisam de assistência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...