A diretora de Vigilância em Saúde, Rose Cristina Possato Penso, informa que as vacinas são encontradas nas 21 salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde e na Unidade Central
Está disponível desde esta segunda-feira (1), na rede municipal de saúde, a segunda dose da vacina contra o Papilomavírus (HPV), proteção contra o câncer do colo do útero para meninas entre 11 e 13 anos. A primeira dose foi aplicada em março quando 3.467 garotas foram imunizadas em Lages (89,08% da meta).
Todas as meninas que iniciaram o esquema vacinal em março, ou seja, seis meses após a primeira dose, devem tomar a vacina. As meninas que completaram a idade neste período devem procurar o atendimento. O Ministério da Saúde passou a ofertar a imunização no Sistema Único de Saúde (SUS) em 10 de março. Em 2015 passará a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, às meninas de 9 anos.
A diretora de Vigilância em Saúde, Rose Cristina Possato Penso, informa que as vacinas são encontradas nas 21 salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Unidade Central, na Vigilância Epidemiológica. As meninas devem levar a carteira de vacinação em que consta o registro da primeira dose, carteira normal de vacinação para atualização das demais imunizações e carteira de identidade. “E, como estratégia, retomaremos as atividades de vacinação ‘extramuros’ nas escolas públicas e particulares”, ressalta. A vacinação não consiste em campanha, sendo parte do calendário básico nacional.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário