“O
Dnit sabe dos problemas de excesso de velocidade nestes trechos de travessia e
vamos providenciar a instalação de lombadas eletrônicas.” Vissilar Preto
Preocupado
com a situação de alguns pontos críticos da BR-282, que cruzam o perímetro
urbano, onde pedestres arriscam a vida ao tentar atravessar a rodovia com veículos
trafegando em alta velocidade, o prefeito Elizeu Mattos foi até o Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Florianópolis, buscar uma
solução. Nesta quinta-feira (5) ele foi recebido pelo superintendente Vissilar
Preto e o engenheiro Fernando Faustino de Souza.
No início
da semana o prefeito vistoriou in
loco o ponto mais preocupante, na saída da rua Campo Sales, no
bairro Gethal, acompanhado pelo chefe do departamento em Lages, Enio Spieker.
Em Florianópolis, o superintendente entendeu a necessidade de que sejam tomadas
medidas urgentes antes que pessoas percam a vida no local. Uma alternativa será
a instalação de lombadas eletrônicas, nos dois lados da pista principal e
também nas marginais, na subida e na descida da via.
Outros
trechos críticos estão sendo avaliados e definidos para a implantação dos
redutores. “Avançamos bastante com esta reunião. O próprio município se colocou
à disposição para colocar as lombadas, caso houvesse alguma dificuldade para o
Dnit, mas a boa notícia é que serão todas custeadas pelo governo federal”,
afirma Elizeu.
Na semana
que vem o Dnit enviará engenheiros que farão um estudo técnico para analisar os
procedimentos possíveis e apontar o limite de velocidade adequado para o local.
A previsão é de que no máximo em 60 dias as lombadas estejam instaladas. “O
Dnit sabe dos problemas de excesso de velocidade nestes trechos de travessia e
vamos providenciar a instalação das lombadas eletrônicas”, argumenta o
superintendente Vissilar Preto.
Construção
das passarelas
A questão
da construção das quatro passarelas nas vias marginais voltará a ser discutida
nos próximos dias. O Dnit sinalizou que há um caminho mais fácil para a
celeridade da construção das mesmas. Não será mais necessário um item orçamentário
específico para elas. Uma alternativa é colocá-las dentro da manutenção, que se
trata de um novo regramento do Ministério do Planejamento. “Estivemos em
Brasília, na semana passada, dialogando sobre os recursos referentes às
passarelas. O Dnit terá condições de em breve abrir a licitação para iniciar a
construção”, diz Vissilar.
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