sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Solução encaminhada: Trechos da BR-282 terão redutores de velocidade


 
“O Dnit sabe dos problemas de excesso de velocidade nestes trechos de travessia e vamos providenciar a instalação de lombadas eletrônicas.” Vissilar Preto 
Preocupado com a situação de alguns pontos críticos da BR-282, que cruzam o perímetro urbano, onde pedestres arriscam a vida ao tentar atravessar a rodovia com veículos trafegando em alta velocidade, o prefeito Elizeu Mattos foi até o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Florianópolis, buscar uma solução. Nesta quinta-feira (5) ele foi recebido pelo superintendente Vissilar Preto e o engenheiro Fernando Faustino de Souza.
No início da semana o prefeito vistoriou in loco o ponto mais preocupante, na saída da rua Campo Sales, no bairro Gethal, acompanhado pelo chefe do departamento em Lages, Enio Spieker. Em Florianópolis, o superintendente entendeu a necessidade de que sejam tomadas medidas urgentes antes que pessoas percam a vida no local. Uma alternativa será a instalação de lombadas eletrônicas, nos dois lados da pista principal e também nas marginais, na subida e na descida da via.
Outros trechos críticos estão sendo avaliados e definidos para a implantação dos redutores. “Avançamos bastante com esta reunião. O próprio município se colocou à disposição para colocar as lombadas, caso houvesse alguma dificuldade para o Dnit, mas a boa notícia é que serão todas custeadas pelo governo federal”, afirma Elizeu.
Na semana que vem o Dnit enviará engenheiros que farão um estudo técnico para analisar os procedimentos possíveis e apontar o limite de velocidade adequado para o local. A previsão é de que no máximo em 60 dias as lombadas estejam instaladas. “O Dnit sabe dos problemas de excesso de velocidade nestes trechos de travessia e vamos providenciar a instalação das lombadas eletrônicas”, argumenta o superintendente Vissilar Preto. 
Construção das passarelas 
A questão da construção das quatro passarelas nas vias marginais voltará a ser discutida nos próximos dias. O Dnit sinalizou que há um caminho mais fácil para a celeridade da construção das mesmas. Não será mais necessário um item orçamentário específico para elas. Uma alternativa é colocá-las dentro da manutenção, que se trata de um novo regramento do Ministério do Planejamento. “Estivemos em Brasília, na semana passada, dialogando sobre os recursos referentes às passarelas. O Dnit terá condições de em breve abrir a licitação para iniciar a construção”, diz Vissilar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...