quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Pronatec Viver Sem Limite apresentado em Lages______________________________________________

“Este município é o mais bem organizado e está à frente dos demais na mobilização das pessoas com deficiência para que elas possam estar acessando efetivamente os cursos profissionalizantes do Pronatec.” Marcondes Marchetti

Esclarecer e apresentar o Pronatec Viver Sem Limite e o Programa BPC Trabalho para as entidades governamentais, instituições que trabalham com as pessoas com deficiência e comunidade em geral. Estes foram alguns dos objetivos do seminário realizado na terça-feira (16), no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). O evento foi promovido e organizado pela Secretaria Municipal da Assistência Social, através da equipe técnica do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Segundo a coordenadora do Programa Acessuas Trabalho, da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Viviane Maria Potier Fernandes, o Programa de Promoção do Acesso das Pessoas com Deficiência e que se beneficiam da Prestação Continuada da Assistência Social à Qualificação Profissional e ao Mundo do Trabalho (BPC Trabalho) foi instituído pela Portaria Interministerial do governo federal no ano de 2012.
O objetivo é promover o protagonismo e a participação social dos beneficiários com deficiência no BPC por meio do fortalecimento da autonomia, acesso à rede socioassistencial e de outras políticas públicas, à qualificação profissional e ao mundo do trabalho, segundo ela. O secretário municipal de Assistência Social, José Amarildo Farias, salientou que o Planto Viver Sem Limite deve ser trabalhado em rede. “Temos que atuar em conjunto com a educação e a saúde para garantirmos as pessoas com deficiência à inclusão social”, relata.

Lages, referência nacional nos trabalhos

Para o Gestor do Plano Viver Sem Limite, em Santa Catarina, Marcondes Marchetti, Lages é um exemplo para o Estado e todo Brasil na realização de um evento com estas características. “Este município é o mais bem organizado e está à frente dos demais na mobilização das pessoas com deficiência para que elas possam estar acessando efetivamente os cursos profissionalizantes do Pronatec”, comenta.
Já a Assessora Técnica Especializada da Diretoria da Inclusão Produtiva Urbana do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Maíse Rodrigues, revela que Lages é um dos primeiros municípios do país a ter uma equipe própria do Proantec formada e em atuação. “Estive visitando também outros equipamentos públicos de assistência social aqui da cidade e estou impressionada com a organização dos trabalhos e como eles estão sendo executados. Lages é referência para as demais cidades”, cita.
O Seminário Pronatec Viver Sem Limite: apresentação do Programa BPC Trabalho, contou também com a participação da consultora da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, Stela Rosa, de representantes das Secretarias Municipais de Educação, de Saúde, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, através do Banco do Emprego, entidades e associações que trabalham e atuam no atendimento à pessoa com deficiência, acadêmicos do curso de Serviço Social da Uniplac, instituições demandantes dos cursos do Pronatec em Lages, Senai, Senac e Ifsc e demais convidados.
O evento foi alusivo também à programação do Dia da Luta das Pessoas com Deficiência, que será celebrado em Lages nesta quinta-feira (18), no calçadão Túlio Fiúza de Carvalho, com diversas atividades de conscientização e educativas para a comunidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...