terça-feira, 16 de setembro de 2014

Iniciadas castrações de cães no Centro de Controle de Zoonoses



A recomendação da OMS é que haja um animal para cada sete habitantes, mas em Lages existe um para cada habitante e meio. Aproximadamente 80 mil cachorros perambulam pelas ruas na área central e nos bairros

O centro cirúrgico do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no bairro Tributo, passou por reforma e foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (15), em solenidade acompanhada por secretários municipais, vereadores, autoridades militares, servidores públicos e protetoras voluntárias de animais. O prefeito Elizeu Mattos presidiu o ato.
A área compreende 408,98 metros quadrados e foi reformulada com investimentos próprios municipais. Foram realizadas adaptações no espaço, adquiridos equipamentos e recuperados outros. Uma equipe formada por três profissionais (dois veterinários e um auxiliar de enfermagem) fará os procedimentos. Os animais terão atendimento pós-cirurgia numa sala de recuperação.
De acordo com equipes da Secretaria de Saúde e da Gerência de Proteção Animal, esta ligada à Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, a iniciativa reduzirá a proliferação de animais abandonados nas ruas do município. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que haja um animal para cada sete habitantes, mas em Lages, atualmente, existe um para cada habitante e meio, segundo o secretário de Meio Ambiente, Mushue Hampel.
Aproximadamente 80 mil cachorros perambulam pelas ruas na área central e nos bairros. Em 1989, conforme destaca o prefeito Elizeu Mattos, o problema urbano da necessidade de controle populacional de cães já era debatido na Câmara de Vereadores. “Localizamos uma ata de 25 anos atrás. Este não é um problema que começou recentemente ou nesta administração. É um impasse antigo e estamos tentando amenizá-lo”, relata. Castrações priorizando fêmeas de cães serão realizadas no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), conforme parceria firmada nesta segunda-feira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...