quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Fórum das Entidades de Lages participa de pesquisa para o Desenvolvimento de Lages

Integrantes do Fórum das Entidades de Lages participaram nesta semana de uma das etapas da pesquisa que está levantando informações sobre o desenvolvimento econômico e social de Lages. O trabalho coordenado pelo núcleo da Mulher Empreendedora da ACIL, foi viabilizado com recursos da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e com o apoio da Uniplac, responsável pelo levantamento dos dados. Ao longo dos últimos meses foram entrevistadas mais de mil pessoas, incluindo representantes de associações de moradores, sindicatos, grupos religiosos, conselhos municipais, associações de profissionais, conselhos de classe, secretarias municipais, representantes de universidades e empresários. Nesta fase do projeto, estão sendo ouvidos os chamados “grupos focais”, que vão discutir e apresentar sugestões para os problemas apontados pela pesquisa quantitativa. Uma das questões é o que pode ser feito para melhorar as oportunidades de crescimento e desenvolvimento em Lages. Para os integrantes do Fórum das Entidades, esse caminho passa por aumentar a representatividade política, otimizar os gastos públicos, investir em infraestrutura para atrair e manter novas empresas, fortalecer a prática do associativismo e assegurar que o aeroporto da cidade disponha de voos regulares para São Paulo. A próxima etapa do projeto será a realização de um workshop em 11 de novembro para desenvolver as temáticas apresentadas. O resultado de todo o projeto será transformado em um livro, que deve ser lançado em março do ano que vem.

Trânsito em Lages
As questões relacionadas ao trânsito e a falta de mobilidade em Lages também foram debatidas na reunião. Foram discutidas e sugeridas algumas mudanças que devem ser formalizadas em um documento que será encaminhado ao DIRETRAN, Câmara de Vereadores e Ministério Público.

Consórcio da Saúde da AMURES reivindica terreno para sede própria
A necessidade de uma sede própria para o Consórcio Intermunicipal de Saúde, CIS/AMURES, também foi debatida na reunião do Fórum. A Secretária Executiva da AMURES Iraci Vieira de Souza pediu o apoio dos representantes para o pedido de doação de um terreno, por parte da prefeitura de Lages, na região do bairro Guarujá. Segundo Iraci, já existe um projeto de construção e os recursos financeiros estariam assegurados através de emendas parlamentares. O local seria estratégico, segundo Iraci, pois na região existe uma área institucional (que só pode ser ocupada por uma instituição de interesse público) e que é próxima ao Lages Garden Shopping, o que poderia gerar uma enorme movimentação econômica haja vista que diariamente mais de 800 pessoas utilizam os serviços do Consórcio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...