quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Turismo: administração municipal está empenhada em desenvolver o setor

Estiveram presentes à reunião na tarde desta terça-feira representantes das Secretarias de Planejamento e de Infraestrutura, FCL, Uniplac e Senac

Membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) reuniram-se na tarde desta terça-feira (15) para dar continuidade à elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico de Lages. Estiveram presentes representantes das Secretarias de Planejamento e de Infraestrutura, Fundação Cultural de Lages (FCL), Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Em pauta as ações divididas em quatro partes: identidade regional, informações turísticas, promoção e melhoria de produtos.
De acordo com o secretário de Turismo, Flávio Agustini, nortear as ações do plano é um grande desafio a ser conduzido por todos os interessados em fomentar o setor na região. “Fizemos uma reunião de validação de todas as outras, apresentando tudo o que foi discutido e incrementando o que falta para avançarmos. Muitas das ações apontadas já estão em prática, como a parte promocional e de investimentos de infraestrutura. Agora vamos definir metas e prazos”, explica.
Lages se destaca como destino turístico oferecendo 3.380 leitos da rede hoteleira, 11 agências de viagens e locais próprios para eventos de grande porte. Da demanda turística, a taxa média de ocupação é de quase 63%, sendo que o tempo de permanência das pessoas não ultrapassa dois dias. “Fazer com que o turista permaneça mais tempo na cidade é a nossa grande luta. É preciso oferecer atrativos e serviço de qualidade”, afirma a turismóloga Ana Vieira.
Os principais atrativos são patrimônio cultural, monumentos históricos, museus, praças, prédios históricos, turismo rural com destaque para a Coxilha Rica, parque natural, turismo de aventura e eventos. “Hoje o frio não é a única motivação para as pessoas subirem à Serra. É necessário traçar estratégias para oportunizar mais atrativos”, diz Ana.

Ações em andamento
Dentre as ações propostas muitas estão em andamento, como o incentivo à produção artesanal; valorização da arquitetura Art Déco; turismo de eventos; roteirização de pontos turísticos, valorizar e promover o turismo rural, entre outras. Para o secretário de Planejamento, Jorge Raineski, a equipe da administração municipal está alinhada para fomentar o setor.
Em Lages, segundo ele, o turismo funciona de maneira sazonal e desde o início da atual gestão vê-se o empenho em fazer da cidade um destino para o setor. “Prova disso é a grandiosidade do evento natalino, porque toda a equipe acredita que pode fazer diferença e o turismo só acontece quando a população acredita estar pronta para bem receber o visitante”, aponta.
A prefeitura já cadastrou 16 projetos em diferentes segmentos da esfera estadual e federal. Entre eles destacam-se a Coxilha Rica, Revitalização do Centro, Natal Felicidade, Sinalização Turística, Feira de Produtos Artesanais da Serra Catarinense, projetos de infraestrutura para o Salto Caveiras, Parque Natural João José Theodoro da Costa Neto, Kartódromo e Morro Grande.

Uniplac
Segundo o reitor da Uniplac, Luiz Carlos Pfleger, a universidade deve estar inserida em todos os aspectos socioeconômicos. “Nosso objetivo é colaborar com o município em projetos que visem o desenvolvimento da região. Esse Plano é de grande importância. Apoiaremos essas iniciativas”, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...