terça-feira, 10 de novembro de 2015

CCJ aprova projeto que limita plantio de árvores para evitar apagões de energia

O projeto do deputado estadual Dirceu Dresch (PT) que fixa limites para o plantio de árvores próximo à rede de distribuição de energia elétrica foi aprovado na manhã desta terça-feira (10), pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

O PL 71/2015 determina que o plantio de  árvores exóticas (pínus e eucaliptos) respeite uma distância mínima de 20 metros em relação às linhas de distribuição. Dados apurados mostram que mais de 50% das interrupções no sistema de distribuição de energia, principalmente na área rural, têm como causa o contato de árvores com a rede elétrica.

A proposta apresentada por Dresch já recebeu manifestação de apoio da Celesc, de várias entidades ligadas à agricultura familiar, como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-Sul)  e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), além de câmara de vereadores de todas as regiões do estado.  O projeto segue agora para a Comissão de Trabalho e Serviço Público. A expectativa é de que seja votado em plenário ainda este ano.

"É uma questão que precisa ser resolvida. Um vendaval ou uma simples casca do caule do eucalipto que se desprenda e caia sobre a fiação faz toda a rede cair, gerando prejuízos incalculávei para a agricultor familiar, que fica sem energia elétrica para tocar os equipamentos da propriedade", justifica Dresch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...