sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Deputada Carmen Zanotto é homenageada pelo SC Transplantes

A deputada federal Carmen Zanotto foi homenageada durante a Sessão Especial em homenagem ao Sistema Estadual de Transplantes (SC Transplantes). O evento aconteceu na noite quinta-feira (26) no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).  

Carmen Zanotto foi secretária Estadual de Saúde durante a criação do Sistema no Estado. De acordo com o SC Transplantes, a deputada e demais homenageados colaboraram para a construção do mais sólido resultado de doação de órgãos do Brasil.

“Fiquei muito feliz em receber este reconhecimento, o SC Transplantes é considerado o mais eficiente entre os estados brasileiros e isso se deve ao trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam com dedicação e agilidade”, ressalta Carmen Zanotto.

Se fosse um país, no ano de 2014 Santa Catarina alcançaria a terceira posição mundial em transplantes de órgãos. O resultado é creditado ao trabalho desenvolvido pela SC transplantes em notificação, captação e distribuição de órgãos e tecidos.

A instituição

Instituída em 21 de setembro de 1999, a SC Transplantes é uma gerência da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Sua estrutura foi elaborada com base no modelo de doação utilizado na Espanha. Além da coordenadoria, existem grupos nos hospitais, compostos por funcionários das próprias unidades de saúde, que atuam na identificação de potenciais doadores e no apoio às famílias na ocasião da morte do paciente. 


Segundo o coordenador da SC Transplantes, Joel de Andrade, a preparação contínua dos agentes que atuam na captação de órgãos é uma das razões dos bons resultados apresentados por Santa Catarina. “Quanto mais investimos em educação, em treinamento, para que os profissionais possam acolher da melhor forma estas famílias, diminuindo-lhes a dor pela perda de um ente querido, mais aumentamos também as chances de uma doação.”



Fotos: Zé Rabelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...