segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Políticas públicas são debatidas no Seminário de Desenvolvimento Social em Lages

“Hoje estamos possibilitando aos gestores municipais de Santa Catarina e todos os participantes um maior conhecimento para acessar e viabilizar os programas, projetos, serviços e ações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Secretaria de Estado de Assistência Social.” José Amarildo Farias
Discutir e debater o andamento e os avanços das políticas públicas de assistência social. Foi com esse objetivo que a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu o II Seminário Catarinense de Desenvolvimento Social. Estiveram em Lages prefeitos da região serrana, secretários municipais, técnicos e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de todo o Estado.
Na abertura, o secretário municipal de Assistência Social, José Amarildo Farias, destacou o empenho e dedicação de todos os trabalhadores da pasta para o andamento e desenvolvimento dos trabalhos junto à comunidade. “Hoje estamos possibilitando aos gestores municipais de Santa Catarina e todos os participantes um maior conhecimento para acessar e viabilizar os programas, projetos, serviços e ações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação”, afirma.
Nas palestras realizadas durante o dia foram debatidos temas como a atuação do Colegiado Estadual de Gestores de Assistência Social de Santa Catarina (Coegemas/SC); o novo Marco Regulatório da Sociedade Civil para contratação de serviços, com a assessora especial da Secretaria Geral da Presidência da República, Laís Vanessa Carvalho de Figueiredo Lopes; o Fórum Municipal dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social e as políticas públicas de direitos das mulheres. “São temas bem atuais e que mostram um pouco do incansável esforço dos gestores municipais na elaboração de projetos e na busca de recursos para a manutenção de equipamentos e programas socioassistenciais no município”, explica José Amarildo.
A presidente do Coegemas/SC, a secretária de Assistência Social do município de Três Barras, Ana Cláudia Quege, parabenizou a prefeitura de Lages pela iniciativa de promover um evento desse porte. “O secretário José Amarildo é nosso vice-presidente e sabe das nossas angústias na captação de recursos para o bom desenvolvimento das políticas públicas do SUAS”, comenta.
O II Seminário Catarinense de Desenvolvimento Social teve a parceria da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), Coegemas/SC e do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Novo equipamento de proteção à mulher
Durante sua palestra no Seminário, a deputada federal Carmen Zanotto confirmou uma emenda parlamentar para o ano de 2016 que beneficia o município com mais uma casa de apoio e proteção para as mulheres vítimas de violência. Trata-se de uma unidade similar à Casa Mulher Brasileira, do governo federal, com serviços especializados 24 horas por dia.
Atualmente a Secretaria Municipal de Assistência Social administra a Casa de Apoio à Mulher Vítima de Violência Maria Rosalina Rodrigues. Esse é um serviço de acolhimento à mulher em risco iminente de vida em decorrência da violência física, sexual e psicológica, bem como aos seus filhos e filhas menores de 18 anos. Presta atendimento seguro e sigiloso em caráter emergencial e provisório quando o retorno ao domicílio habitual apresenta efetivo risco de morte.
Legenda: Estiveram em Lages representantes de todo o Estado para a segunda edição do evento (Foto: Sandro Scheuermann e Ari Junior)
______________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...