sábado, 14 de novembro de 2015

Dificuldades não impedem a criação da truta na região

Dificuldades não impedem a criação da truta na região

Lages – 14/11/2015 - A espécie mais comum e mais difundida no Brasil é a truta arco-íris, (Rainbow Trout). É exatamente esta espécie que está ganhando terreno na Serra Catarinense, uma região em que esses peixes conseguem ótima adaptação. No entanto, os produtores ainda têm grandes entraves para a produção em larga escala. Falta a eles disponibilidade de financiamento; sofrem com a descapitalização, pois, não possuem garantia para banco; assistência técnica é insuficiente; falta de renovação de reprodutores devido à proibição de importação de ovos, o que certamente levará a problemas genéticos. Ressalte-se ainda, o desvio de função da Estação de Truticultura de Painel, não permitindo pesquisas necessárias ao melhor desenvolvimento do setor.
Mesmo com tantas dificuldades, os produtores catarinenses já estão colhendo alguns benefícios, principalmente depois que constituíram a Associação Catarinense de Criadores de Truta (Acatruta). Aos poucos, o número de associados aumenta, assim como a produção na região, hoje, calculada em cerca de 250 toneladas por ano. Em todo o Estado, o volume chega perto de mil toneladas. As informações são do presidente da entidade, o empresário Vilso Isidoro, que além de produzir, investiu num abatedouro de peixes na região.

Por outro lado, buscando também demonstrar os benefícios e características nutricionais do peixe, os produtores esperam também aumentar o consumo. Um peixe de aproximadamente 30 centímetros e 250 gramas apresenta a condição ideal de consistência e sabor para ser consumido. Trata-se de um peixe exigente. Pois, só atinge o tamanho e o vigor necessários em ambientes saudáveis, com água pura, bem oxigenada, de baixa temperatura (entre 13 e 17 graus C), cristalina e corrente. Por isso a truta é um dos poucos peixes, cujo consumo, pode ser feito sem o risco de contaminação e muito rico em ômega 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...